Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

terça-feira, 10 de setembro de 2024

Poeta recifense fará duas sessões de autógrafos no mesmo dia, em São Paulo

"O Dia Imprescindível" trabalha o mundo descobertas que a vida, diariamente, nos proporciona


Em seu segundo livro, mais maduro e convicto do que busca na escrita, o poeta Marcelo José Santos lança, em dois eventos em São Paulo, “O Dia Imprescindível” (Patuá), obra onde mostra sua vocação em “revelar segredos”. O autor ousa e fará 2 sessões de autógrafos no mesmo dia, 13 de setembro, sexta-feira, uma dentro da Bienal do Livro de São Paulo – às 11h00 – e outra na Livraria Patuscada, às 19h. uma verdadeira maratona para quem, como Marcelo, ama o ofício da escrita.

“O Dia Imprescindível” chega depois de um hiato de 13 anos sem publicar livros. Mesmo assim, a literatura nunca foi abandonada ou posta em último plano pelo autor. Durante esses anos, teve a ideia de que em algum lugar, no silêncio “poderiam existir os poemas/ de todos os poetas” e, sobre esse argumento, decidiu voltar-se à escrita e daí surgiu o embrião para esta obra.

 

“Será uma correria, mesmo em meio à correria, fazer os lançamentos em São Paulo. Fazer dois lançamentos com sessão de autógrafos, um pela manhã e outro à noite, é ter a oportunidade – duplamente – ideal de poder encontrar os leitores da Bienal do Livro, além dos amigos que fiz dentro da minha casa editorial, a Patuá.” – Marcelo José Santos, poeta

 

Na poesia de Marcelo tudo que é simples ganha sentido e direção, tudo que é inanimado  nos fala. “O Dia Imprescindível”  mostra como tudo silencia até a chegada d´O dia imprescindível: “o dia para o qual nasci” e para o qual todos nascemos: a morte. Esse fim que nos faz inesgotáveis questionadores e faz a mente dos poetas fervilhar em conjecturas.

As seis partes do livro se desdobram em ventre que silencia e nos transporta pelo caminho dos segredos às Sagradas escrituras e ao Olimpo do paganismo clássico. Cristianismo latente que, para o poeta, não se opõe ao paganismo, encontrando entre eles uma secreta harmonia, como nos versos de Jorge du peixe, que servem de epígrafe a um capítulo do livro: “Todos os dias nascem deuses / Alguns maiores e outros menores do que você”.

 

“O livro foi escrito durante as viagens que fiz pelos sertões de Pernambuco e outras cidades do Nordeste. Ele surge na medida em que busco encontrar o momento e o lugar onde se fundam a poesia e a existência humana. Não a existência física, mas a consciência de existir.” – Marcelo José Santos, poeta

 

“O Dia Imprescindível” tem por propósito unir mundos que, aparentemente, encontram-se em lugares opostos, como religião e ciência ou realidade e sonho. Um livro maduro, com poemas que vão dos mitos bíblicos aos mitos da cultura de massa passando pelos mitos gregos sem perder o tom profético, que parece ser uma obsessão desse autor.

 

Sobre o autor:

Marcelo José Santos é recifense, descobriu a poesia cedo e se encantou. Buscou intensamente conhecer seus caminhos e seus mistérios. Depois se afastou dela num exílio voluntário como que para depurar tanta paixão. Andou por outros caminhos, distantes da arte. Finalmente publicou seu primeiro livro, Confissões & Profecias, em 2013, exatamente 14 anos após ter escrito o último poema daquela obra. Depois, experimentou mais um exílio da palavra. Agora, retorna com seu segundo livro, mostrando que a poesia está sempre viva em sua alma, não importa por onde ande nem o que faça.


Publicidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário