Engajamento da equipe e monitoramento da CCIRAS são fatores fundamentais para a conquista
A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e a Comissão de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (CCIRAS) do Hospital das Clínicas da UFPE estão comemorando o segundo ano consecutivo sem registro de infecção do trato urinário (ITU) associada à sonda vesical de demora no setor. Mais uma conquista para a melhoria da assistência prestada ao usuário do HC, hospital vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
“Com as lições aprendidas no projeto Saúde em Nossas Mãos PROADI -SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Sistema Único de Saúde), no triênio 2017 a 2019, conseguimos reduzir a ITU de uma densidade de 0,7 em 2021 para zero desde agosto de 2022. Esse é o reflexo do esforço da equipe da Unidade de Terapia Intensiva Adulto somado ao monitoramento e melhorias propostas pela equipe da CCIRAS”, afirma a chefe da Unidade de Vigilância em Saúde do HC, Andrêza Cavalcanti.
O engajamento e o comprometimento das equipes foram importantes para atingir esse feito. “Esse resultado é fruto das medidas preventivas e de boas práticas em saúde, alcançadas por meio da realização dos pacotes de medidas de prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde com excelente adesão pela equipe multidisciplinar da UTI adulto e monitoramento mensal realizado pela equipe da CCIRAS”, destaca a enfermeira da CCIRAS, Fernanda Rodrigues.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário