Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 18 de novembro de 2024

Em Jaboatão pesquisadores lançam, nessa quarta (20.11), site com mapeamento de terreiros de Matriz Africana

O evento acontece nessa quarta-feira (20.11), em Muribeca, e marca a o primeiro ano de feriado nacional da Consciência Negra

 


Na próxima quarta-feira (20.11) será o primeiro ano de feriado nacional da Consciência Negra. Em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, um grupo de pesquisadores celebrará a data com o lançamento de um site com o resultado do mapeamento dos terreiros de religiões de Matriz Africana, realizado através de um projeto aprovado no Funcultura. O evento começa às 16h, na sede do Somos Todos Muribeca, no Conjunto Muribeca, e terá apresentações culturais, louvação aos orixás e entidades da Jurema e da Umbanda e a apresentação dos dados finais da pesquisa.

 

“O mapeamento percorreu as sete Regionais de Jaboatão em busca das casas de culto de religiões de Matriz Africana, Candomblé, Umbanda e abrangendo também o culto à Jurema Sagrada. Foi uma experiência enriquecedora e necessária para o fortalecimento do povo de terreiro de Jaboatão, bem como para divulgação desse culto que também traz consigo um legado cultural rico, que precisa ser mostrado para a população como um todo”, explicou Rebeka Oliveira, coordenadora geral do projeto.

 

Segundo Rebeka, a ideia de fazer o mapeamento surgiu com o intuito de dar visibilidade aos povos tradicionais da cidade. “Nossa cidade é muito rica culturalmente e tem uma tradição forte, com terreiros que têm Maracatus, Afoxés, grupos de samba de coco. Infelizmente a visibilidade sempre foi menor em relação a outras cidades. A partir disso surgiu a ideia de apresentar o projeto de mapeamento dos terreiros no Funcultura. Não tenho dúvidas de que esse site será um instrumento de grande valia para tirar do esquecimento nosso povo de terreiro de Jaboatão e será uma porta aberta para que novos projetos aconteçam e para que as pessoas também conheçam quão rico é o nosso povo e o quanto podemos contribuir com a cidade”, comemorou Rebeka Oliveira, emocionada.

 

Foram entrevistados terreiros de Candomblé, Umbanda e Jurema Sagrada. Os dados finais detalhados serão divulgados no lançamento do site.


Publicidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário