Estão sendo realizadas quase 190 cirurgias de diversas especialidades e 490 exames, como mamografias, ultrassonografias de mama e espirometria
O Hospital das Clínicas da UFPE está realizando uma série de mutirões de cirurgias e de exames que integram a iniciativa nacional "Ebserh em Ação", marcada por eventos assistenciais que acontecem nos 45 hospitais da Rede. Ao todo, estão previstas 187 cirurgias (incluindo pediátricas) e 490 exames, entre mamografias, ultrassonografias de mama e espirometria, além de biópsias de mama, que vão atender pacientes da lista de espera do HC, uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
"É muito gratificante ver o Hospital das Clínicas da UFPE se unindo a essa ação da Ebserh que acelera o cuidado a quem está mais precisando. A gente está aqui para ajudar a fazer a diferença na vida das pessoas oferecendo cirurgias e exames que vão encurtar as filas e trazer alívio para muitas famílias. Nossa equipe está totalmente empenhada em acolher cada paciente com muito carinho e competência. Com ações assim, a gente mostra que a saúde pública pode, sim, ser ágil, humana e de qualidade", afirmou o superintendente do HC, Filipe Carrilho.
A série de mutirões cirúrgicos foi aberta no último sábado (26), tendo como gancho o Outubro Rosa, beneficiando cinco mulheres que precisavam da operação de reconstrução mamária, após passarem por mastectomia como parte do tratamento do câncer de mama.
O mutirão contou com a presença dos estafes da Cirurgia Plástica do HC, residentes, alunos da Liga de Cirurgia Plástica e do professor externo Antônio Carlos Braga. “Agradecemos aos técnicos, enfermeiros e demais funcionários que tornaram possível a realização desse mutirão, que dará qualidade de vida as nossas pacientes”, disse o coordenador da Área Assistencial de Cirurgia Plástica do HC, Jairo Zacchê.
Os próximos mutirões de variadas especialidades ocorrerão em novembro e dezembro para pacientes da lista de espera do HC, assim como aconteceu com a força-tarefa para a reconstrução mamária. Em alusão ao Novembro Azul, a Urologia fará 30 vasectomias e postectomias.
Da Cirurgia Vascular, serão 40 procedimentos, sendo 24 para varizes e 16 de confecção de fístula arteriovenosa. Da Oftalmologia, serão 50 cirurgias de correção de catarata congênita. Na Ginecologia e Obstetrícia, serão 12 laqueaduras. Em dezembro, a Cirurgia Pediátrica fará 30 correções de hérnias. Em 2025, a Ortopedia realizará 21 procedimentos: 14 próteses de joelho e sete de quadril.
Mais exames
Também estão sendo realizados 400 exames de mamografia para pacientes e funcionárias do HC ao longo deste mês de outubro e de novembro. Além deles, serão feitas 40 ultrassonografias e cinco biópsias de mama. Haverá também ação para acelerar a lista de espera da espirometria para 45 pessoas.
Ebserh em Ação
O projeto “Ebserh em Ação” vai reunir 44 hospitais federais distribuídos em todo o país. Trata-se de um esforço nacional que se inicia esta semana para ampliar os atendimentos por meio de cirurgias, exames e procedimentos. A ação será realizada até 14 de dezembro com o “Dia E”, momento em que todas as unidades farão um balanço da campanha.
A meta da Ebserh é que as unidades hospitalares participantes aumentem em, no mínimo, 20% a realização de procedimentos durante nove semanas, totalizando uma média de 320 cirurgias e de 1.800 exames e procedimentos extras semanalmente, somando mais de 3 mil cirurgias e 18 mil exames e procedimentos ao final da inciativa. O esforço conjunto também faz parte do Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas (PNRF), do Ministério da Saúde.
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário