Equipe irá visitar espaços e projetos esportivos em todas as regiões do estado
O estado de Pernambuco recebeu, nesta quinta-feira (31), a comitiva avaliadora da Aces Europe (Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto), organização que pode reconhecer o estado como Região dos Esportes nas Américas. O primeiro encontro foi realizado no Novotel, no Centro do Recife, e contou com a presença de diversas secretarias do Governo do Estado. A visita da comissão, que ocorre até o dia 11 de novembro, tem como objetivo vistoriar in loco espaços e projetos esportivos em todas as regiões para analisar se o estado alcançou os marcos e os parâmetros estabelecidos. Caso eleito, Pernambuco passará a ser o primeiro estado brasileiro a receber o título.
A Aces Europe, vinculada ao Parlamento Europeu e com apoio da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), é uma organização sem fins lucrativos que atribui, anualmente, títulos a cidades e estados que promovem o esporte de maneira democrática em seu território. A indicação ao prêmio é resultado de uma análise, seguindo os critérios das entidades, dos programas esportivos em execução, dos processos de implementação e investimentos realizados pelo estado. A premiação busca enaltecer as políticas públicas com ênfase no esporte educacional, valorizando não apenas as conquistas esportivas, mas também a inclusão social, a promoção da saúde e a formação cidadã.
O secretário executivo de Esportes, Luciano Leonidio, destacou todo o processo de candidatura realizado ao longo do ano e também o trabalho que vem sendo desenvolvido. “É uma agenda intensa de avaliação que vem acontecendo desde fevereiro. Agora finalizamos com a visita da comitiva da Aces aos nossos espaços. Não se resume apenas ao Recife, a gente vai percorrer a Região Metropolitana, o Agreste, o Sertão e a Zona da Mata, para mostrar in loco todo o trabalho realizado em Pernambuco. Estamos todos bem motivados e envolvidos no processo que certamente trará o devido reconhecimento ao estado”, finalizou.
Um dos integrantes da comitiva de avaliação que está representando a Aces Europe, o português Nuno Santos, ficou contente com tudo o que foi apresentado. “Estamos aqui com comissários de outros países da Europa para avaliar todos programas e espaços desportivos associados à educação, saúde e justiça. Não estamos apenas para avaliar, mas também para tentar ajudar com ideias naquilo que identificarmos que pode ser melhorado. Já estive em Pernambuco outra vez e minha avaliação foi muito positiva, vi que existe um grande esforço do Governo do Estado em apoiar o acesso ao desporto e à atividade física das pessoas”, salientou.
Com mais de 30 anos de tradição na Europa, o prêmio foi expandido para a América do Sul em 2022 com o apoio da Unesco e do Governo Federal. Anualmente, até quatro estados ou municípios brasileiros podem ser indicados para concorrer ao título. Em 2022, as cidades de Santo André (SP) e Indaial (SC) foram as primeiras brasileiras a receberem a honraria. Em seguida, Gramado (RS) conquistou o reconhecimento em 2023, e, neste ano, Manaus (AM), Diadema (SP) e Rio do Sul (SC) também foram premiadas. No total, 58 cidades de países na Europa, Ásia e África já foram agraciadas com essa distinção.
Fotos: Josimar Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário