Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

sábado, 18 de janeiro de 2025

35 anos de Obra de Maria reúne nações em grande celebração no Teatro Guararapes, em Olinda

Patti Mansfield, Frei Josué, Irmã Zélia e Ironi Spuldaro foram os destaques do primeiro de três dias de celebração

Esta sexta-feira ficará guardada na memória dos cristãos que participaram das celebrações dos 35 anos da Comunidade Católica Obra de Maria, no Teatro Guararapes, em Olinda. O evento foi marcado por testemunhos e pela conexão com o carisma da comunidade. Entre os momentos marcantes, foram destaques as palavras de Ironi Spuldaro, Irmã Zélia e Frei Josué, além da celebração da união com missionários da África. Em um teatro lotado, a Santa Missa, presidida por Dom Alberto Taveira, elevou a espiritualidade dos que estavam presentes.

A abertura da celebração contou com testemunhos comoventes, incluindo a história do casal de missionários João Paulo e Michelle, que, através de sua fé e apoio da comunidade, superou adversidades e renovou sua caminhada de amor e fé. O casal deixou, em seu testemunho, a história de comunhão com a comunidade, onde encontraram não só o doador que ajudou sua filha a superar uma enfermidade, mas também o apoio e o amor dos membros e fundadores. “Deus alcançou nossos corações e nos chamou a viver algo maior”, disse Michelle.

“Seguir como Maria, obedecendo tua voz, um chamado que alcança todos nós”. O trecho da música tema da celebração, que ressoou no coração dos fieis, reflete o espírito de entrega e missão que marca a trajetória da Obra de Maria. Esse mesmo chamado transformador foi testemunhado pelo Padre Joseílson, que emocionou o público ao compartilhar sua história de conversão: “Eu era um jovem perdido aos 15 anos, fazia tudo errado. Gilberto me acolheu, e eu me apaixonei pelo carisma”, relatou.

Em outro momento, a missionária Prisca Assiba Agon, a primeira africana a integrar a Comunidade Católica Obra de Maria, compartilhou sua trajetória desde o chamado de Gilberto Barbosa até sua missão evangelizadora em países como Gana, Nigéria e Costa do Marfim. Prisca contou como o encontro inesperado com o fundador confirmou seu destino missionário.

Com a voz embargada, agradeceu emocionada: “Muito obrigada, Gilberto e Maria Salomé, por fazerem de mim quem sou (…) A Obra de Maria é meu porto seguro.” Prisca encerrou sua participação cantando e dançando uma música em sua língua materna, ao lado de Maria Salomé e membros da comunidade africana presentes, unindo nações e culturas sob a mesma fé.

A tarde seguiu com momentos profundos de oração conduzidos por Frei Josué, Irmã Zélia e Ironi Spuldaro. Todos ajoelharam diante do Santíssimo Sacramento em um ato de humildade e entrega. “Você é amado. Há salvação, vida e esperança para os seus”, proclamaram. Frei Josué destacou a importância do silêncio para encontrar a paz de Deus, enquanto Irmã Zélia lembrou que “fé não é fundamento, mas convicção”. O valor da Eucaristia também foi ressaltado como fonte de cura e libertação, mesmo quando não visível aos olhos.

Patti Mansfield, referência histórica da Renovação Carismática, conta como descobriu o poder transformador do Espírito Santo durante um retiro em 1967. Sua reflexão sobre a necessidade de fé tocou profundamente os fieis: “O mundo está na escuridão, e as pessoas estão sedentas de amor.” Em um convite poderoso, apontou para Romanos 5:5, que fala sobre o amor de Deus, que foi derramado nos corações por meio do Espírito Santo.

Em seu discurso, Maria Salomé, cofundadora da Obra de Maria, comoveu ao declarar: “Tudo o que foi feito não foi por nossos méritos, mas pela bondade infinita de Deus. Nossa Senhora nos leva a Jesus, que é o Sol, e ela, a aurora que anuncia sua chegada. Louvemos e agradeçamos por tudo que Ele fez e fará”, disse a mãe do carisma da Obra de Maria, sob aplausos.

A Santa Missa celebrada por Dom Alberto Taveira no Teatro Guararapes, coroou o dia com a presença de sacerdotes. Ao todo, cerca de 300 padres e 200 bispos estão presentes na cidade para a celebração. “A presença de tantos bispos aqui, de quatro continentes manifesta a força e o carisma que o Nosso Senhor concedeu a Obra de Maria” disse o sacerdote. O momento, repleto de emoção, levou muitos fieis às lágrimas ao testemunharem a unidade da Igreja e a força da fé católica.

Vânia Gomes enfrentou 10 horas de viagem partindo de Aracaju para Recife e expressou a sua felicidade diante da grandiosidade da celebração, “Está sendo algo sobrenatural. A Obra de Maria conseguiu unir diferentes carismas, todos adorando o mesmo Deus” revelou. Ela também demonstrou estar animada para os outros dias de celebração. “A expectativa para domingo está altíssima, especialmente para o show de Frei Gilson e a missa com Padre Marcelo Rossi. Meu coração não cabe no peito!”, revelou.

Com a presença de líderes espirituais, pregadores, padres-cantores e missionários, o aniversário da Obra de Maria segue por mais dois dias, com objetivo de mostrar que a luz de Cristo continua a iluminar, guiando os passos de uma obra que se estende por mais de 60 países e toca quatro continentes. A Obra de Maria aproveitou para reafirmar sua missão de ser sal da terra e luz para o mundo, ou seja, com responsabilidade perante as nações.

SOBRE A OBRA DE MARIA


A Obra de Maria foi criada  por Gilberto Barbosa e Maria Salomé, em 1990. Gilberto é pernambucano, tem 56 anos e é formado em Filosofia, Teologia e pós-graduado em psicanálise. Maria Salomé é paraibana e formada em Turismo e em psicanálise.

A Obra de Maria nasceu de um sonho, em um casarão da Várzea, pintado nas cores azul e branco, em homenagem ao manto da Mãe de Jesus. Atualmente, a comunidade conta com 5.100 missionários e voluntários espalhados pelo mundo, sendo um expoente da Renovação Carismática em Pernambuco. Presente na África, Europa, Ásia, América do Norte e América Latina, a Obra de Maria atua em 61 países, incluindo 33 na África, como Angola, Moçambique, Cabo Verde e Guiné-Bissau, além de Estados Unidos, Argentina, Itália e França. No Brasil, está presente em 25 estados e no Distrito Federal. No mundo, está presente na Europa, Ásia e nas Américas, além da África.

 

Serviço:

Celebrações pelos 35 anos da Comunidade Obra de Maria

As festividades pelos 35 anos da Comunidade Obra de Maria neste fim de semana prometem momentos inesquecíveis de fé, louvor e comunhão, com uma programação especial distribuída entre o Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco, e a Arena de Pernambuco.


Sábado – 18/01 (Teatro Guararapes - Centro de Convenções):

●      08h30 – Animação

●      08h50 – Santo Terço em cinco línguas (Italiano, Inglês, Francês, Espanhol, Holandês e Português de Portugal) e oferenda de um coração com 35 rosas à Virgem Maria, com Maria Salomé

●      09h40 – Pregação com Prado Flores

●      10h30 – Intervalo

●      11h00 – Animação e Oração

●      11h15 – Momentos de testemunhos

●      12h00 – Almoço

●      14h00 – Animação e oração

●      14h15 – Testemunhos - Amigos da Obra de Maria

●      15h00 – Pregação com Patti Mansfield

●      16h15 – Intervalo

●      16h45 – Entrada das bandeiras

●      17h00 – Santa Missa (Celebrante: Dom Paulo Jackson)

●      18h30 – Jantar

●      20h00 – Show das Nações com o Ministério Obra de Maria e Amigos

●      21h30 – Avisos finais


Dia 19 de janeiro – Domingo

Manhã (Teatro Guararapes):

●      08h30 às 10h00 – Adoração, oração, animação, adoração aos fundantes e Santa Missa com Cardeal Dom Paulo

Tarde e Noite (Arena de Pernambuco):

●      11h00 – Abertura dos portões

●      12h00 – Início da programação com apresentação da Família Obra de Maria

●      14h00 – Santa Missa presidida por Padre Marcelo Rossi

●      15h40 – Padre João Carlos

●      16h20 - Padre Damião Silva

●      17h00 - Padre Fábio de Melo

●      18h40 - Instituto Hesed - Irmã Kelly Patrícia

●      19h50 - Frei Gilson/Entrada do Santíssimo

●      21h30 - Dunga/ Eliana Ribeiro/ Eros Biondini

●      22h30 - Encerramento

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário