O município de Petrolina, no Sertão do São Francisco, foi o terceiro a receber, nesta terça-feira (21), uma audiência pública para debater o projeto de concessão parcial dos serviços da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Prefeitos e vereadores da região, além de representantes de sindicatos e da sociedade civil, lotaram o auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Nesta quarta-feira (22), será realizada a quarta e penúltima audiência em Salgueiro, no Sertão Central. A última será em Serra Talhada, na região do Pajeú.
Em cada audiência pública, a população da localidade tem a oportunidade de conhecer melhor a proposta de concessão parcial e pode contribuir com sugestões para o projeto. "Os sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário do Estado sofrem muitas críticas. São críticas legítimas e reconhecemos que precisamos mudar. Temos expertise, corpo técnico e uma empresa muito sólida, que é a Compesa. Mas o tempo para cumprir o Marco Legal do Saneamento é escasso, e o cidadão quer uma solução para ontem. Então estamos trazendo uma proposta de solução para o saneamento de Pernambuco. É por isso que estamos ouvindo as sugestões da população. O projeto só estará completo quando coletarmos todas as contribuições da sociedade civil", afirmou o secretário de Projetos Estratégicos, Rodrigo Ribeiro.
Nesta terça-feira (21), o Governo de Pernambuco publicou no Diário Oficial do Estado o decreto de número 58.012, assinado pela governadora Raquel Lyra, que declara situação de emergência em 118 municípios de Pernambuco por contra da grave escassez de chuvas. "No dia em que publicamos um decreto que oficializa o estado de seca no qual se encontra hoje a maioria dos nossos municípios, estamos aqui discutindo as soluções que entendemos serem as melhores, neste momento, pra trazer mais segurança hídrica pra nossa população poder enfrentar, não só períodos como esse, mas a baixa disponibilidade de água, que é, infelizmente, um problema perene em nosso estado. Nossos esforços, com o processo de concessão parcial, são no sentido de fortalecer a Compesa, trazendo o reforço dos recursos privados, pra que esse enorme desafio que está diante de nós possa ficar cada vez menor, até ser completamente superado", avaliou Almir Cirilo, secretário de recursos hídricos e saneamento do estado.
As audiências também podem ser acompanhadas pela internet, em tempo real, no endereço *youtube.com/@mraes_pe*. E todos os documentos que compõem o projeto de concessão estão disponíveis, até o dia 7 de de fevereiro, no site da Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento do estado, no endereço www.srhs.pe.gov.br
Crédito para as fotos: Aluísio Moreira
*Audiências Públicas*
*Salgueiro*
22 de janeiro
14h
Endereço: Auditório do Salgueiro Plaza Hotel - Av. Cel Veremundo Soares, 551, Nsa Sra Aparecida
*Serra Talhada*
31 de janeiro
9h
Endereço: Auditório da UniFIS - R. João Luiz de Melo, 2110 - Tancredo Neves
*Mais informações para a imprensa:*
*Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento*
Fabiani Assunção - 81 98952 8495
*Secretaria de Projetos Estratégicos*
Filipe Assis - 81 99794 8036
Nenhum comentário:
Postar um comentário