Criada em 2005, a competição reúne, todos os anos, mais de 18 milhões de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio
Estão abertas as inscrições para a 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que comemora, em 2025, 20 anos de incentivo à educação e a descoberta de talentos matemáticos em todo o Brasil. A maior competição científica do país reúne todos os anos mais de 18 milhões de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio
*Inscrições*
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelas escolas na página da OBMEP (www.obmep.org.br) até 17 de março. Podem participar instituições públicas municipais, estaduais, federais e privadas. As unidades de ensino que desejarem participar devem preencher a ficha disponível no site da competição, informar o código MEC/INEP e criar uma senha.
Promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com recursos da pasta e do Ministério da Educação (MEC), a OBMEP visa promover a inclusão social, por meio da difusão do conhecimento, além da melhoraria a qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de estudantes possa ter acesso a material didático de qualidade.
“Nós temos campeãs e campeões olímpicos que passaram a ter o gosto pela matemática através da OBMEP. Essa é a maior experiência de difusão, de popularização da ciência e de aproximar a ciência das pessoas”, pontuou a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.
Este ano, a maior competição científica do Brasil vai distribuir 8.450 medalhas nacionais, sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além de 51 mil certificados de menção honrosa.
Para estimular ainda mais a participação dos estudantes, a OBMEP também vai premiar alunos com melhor desempenho em nível estadual. A previsão é de que sejam distribuídas 20,5 mil medalhas estaduais.
“Nós esperamos receber inscrições de escolas em todo o Brasil, a Olimpíada está chegando praticamente em todo o território nacional”, ressaltou o diretor geral do IMPA, Marcelo Viana.
Os premiados nacionalmente são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. A iniciativa oferece uma bolsa de R$ 300 aos participantes de escolas públicas que integram o programa. Já a premiação estadual não permite acesso ao PIC.
*Novidades para 2025*
Além de premiar os alunos, a 20ª da OBMEP também vai agraciar professores, estes que são fundamentais para a formação dos alunos. Ao todo, 969 profissionais de educação serão premiados e vão receber, além do diploma e do livro de apoio, uma medalha de ouro especial. Aqueles que forem contemplados vão concorrer ainda a oito viagens: seis para a Cerimônia Nacional de Premiação da OBMEP 2026 e duas para o Encontro do Hotel de Hilbert.
*As provas*
A olimpíada ocorre em duas fases, sendo a primeira composta de uma prova objetiva de 20 questões e a segunda na modalidade discursiva com 6 questões. A 1ª fase da OBMEP será realizada em 3 de junho e os classificados para a próxima etapa realizarão a prova da 2ª fase em 25 de outubro.
As provas são preparadas de acordo com o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio). A divulgação dos aprovados para a segunda etapa será feita em 1º de agosto e a divulgação dos premiados em 22 de dezembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário