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terça-feira, 8 de abril de 2025

Inclusão nas viagens: pesquisa da Booking.com revela demandas de viajantes neurodivergentes

De espaços sensoriais à inteligência artificial, viajantes neurodivergentes destacam soluções para uma experiência de viagem mais inclusiva

Uma pesquisa recente da Booking.com - empresa de reserva de hotéis, aluguel de temporada, voos e outros serviços de turismo - destaca os desafios enfrentados por viajantes neurodivergentes e mostra como o setor pode agir de forma colaborativa para criar uma experiência mais acessível e acolhedora. 

De acordo com a Semana de Comemoração da Neurodiversidade, estima-se que 15% a 20% da população global tenha alguma variação neurológica. Apesar do aumento da conscientização sobre a neurodivergência, o estudo da Booking.com revelou que quase metade (46%) dos viajantes brasileiros neurodivergentes enfrentaram dificuldades ao viajar. Embora alguns aspectos de acessibilidade nas viagens tenham melhorado, apenas 54% deles acham que o suporte disponível atende às suas necessidades. 


Experiência de viagem mais inclusiva 

A pesquisa destaca soluções que os viajantes neurodivergentes do Brasil procuram para tornar suas viagens mais acessíveis, confortáveis e com menos estresse. 

  • Planejamento pré-viagem: três em cada quatro (75%) demonstram grande interesse por “simulações de viagem”, ou seja, experiências controladas que permitem aos viajantes se familiarizarem com diferentes situações da viagem com antecedência. Isso poderia incentivar mais companhias aéreas a oferecer simulações de check-in, embarque e ambientação com o voo para os viajantes praticarem sua jornada com antecedência, ou levar atrações turísticas a compartilharem antecipadamente informações sobre momentos de maior intensidade sensorial — como o uso de luzes estroboscópicas — antes da chegada dos visitantes. 
  • Espaços sensoriais : quatro em cada cinco (82%) gostariam de ver mais espaços silenciosos durante as viagens, enquanto 75% manifestam interesse em ter acesso a salas sensoriais onde podem descomprimir e regular seu ambiente. Além disso, um número parecido (79%) dos viajantes neurodivergentes gostaria que hotéis e companhias aéreas oferecessem opções para bloquear ruídos, a fim de reduzir a sobrecarga auditiva. Os hotéis, por exemplo, poderiam começar a oferecer fones com cancelamento de ruído ou máquinas de ruído branco junto com comodidades padrão, como secadores de cabelo e produtos de higiene. 
  • Design mais inclusivo: 80% indicam preferência por cabines de aeronaves projetadas com maior atenção ao conforto físico e ao espaço pessoal, e um número parecido (79%) solicita segurança mais acessível e inclusiva, como o equipado antecipado da planta dos quartos ou a possibilidade de realizar o check-in sem contato físico. 


Capacitação das equipes 

Embora a infraestrutura esteja evoluindo para oferecer melhor suporte físico aos viajantes, 81% dos turistas do Brasil neurodivergentes defendem a implementação de programas de treinamento em todo o setor, para capacitar melhor os profissionais para atender às suas necessidades — especialmente quando se trata de viagens para lugares desconhecidos. 

Um exemplo é o cordão de girassol, que funciona como um sinal discreto de que uma pessoa tem uma deficiência não visível. Embora não indique o tipo específico de apoio necessário, sinaliza que ela pode precisar de assistência adicional. Esta iniciativa já é reconhecida em mais de 300 aeroportos, em mais de 30 países, e por 18 companhias aéreas ao redor do mundo. 


Potencial de inteligência artificial 

Há uma grande excitação em relação ao potencial da tecnologia e da inteligência artificial para oferecer soluções que tornem as viagens mais inclusivas e ajudem pessoas neurodivergentes a explorarem o mundo com mais confiança. No Brasil, quatro em cada cinco (80%) demonstram interesse em ferramentas com IA que oferecem atualizações de viagem em tempo real, auxiliando na gestão de atrasos e mudanças de itinerário com menos estresse. Além disso, 78% veem na inteligência artificial uma aliada para guiá-los por aeroportos e hotéis movimentados, identificando espaços mais tranquilos onde possam se recuperar da sobrecarga sensorial. A tecnologia abre espaço para criar experiências personalizadas em larga escala. 

"Cada pessoa experimenta o mundo de forma diferente, e esses dados mostram quais oportunidades temos para compreender melhores as barreiras enfrentadas pelos viajantes neurodivergentes. Ao dar visibilidade às experiências reais por trás das estatísticas, esperamos inspirar mais colaboração, criatividade e inovação sobre esse tema em todo o setor", afirma Matthias Schmid, Vice-Presidente Sênior de Acomodações e patrocinador executivo do B.able, grupo da Booking.com que representa colaboradores com necessidades físicas e neurológicas diversas e seus aliados.

*A pesquisa Previsões de Viagem para 2025 foi encomendada pela Booking.com e realizada com um grupo de adultos que planeja viagens a lazer ou negócios nos próximos 12 a 24 meses. No total, 27.713 pessoas em 33 países e territórios participaram da pesquisa. Os participantes responderam a uma pesquisa on-line em julho/agosto de 2024.


Sobre a Booking.com

Parte da Booking Holdings Inc. (NASDAQ: BKNG), a missão da Booking.com é tornar mais fácil para todas as pessoas conhecerem o mundo. Ao investir na tecnologia, que ajuda a facilitar o processo de viagem, a Booking.com conecta milhões de viajantes com experiências memoráveis todos os dias. Para mais informações, siga @bookingcom nas mídias sociais ou visite nosso site geral de notícias .

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