Objetivo é assegurar que as refeições estejam alinhadas com os padrões nutricionais de qualidade
Nesta terça-feira (13), durante uma visita à Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Professor Trajano de Mendonça, localizada no bairro de Jardim São Paulo, no Recife, as equipes técnicas avaliaram aspectos como armazenamento e estoque dos alimentos, qualidade das refeições, oferta e distribuição dos itens, além do cumprimento do cardápio elaborado pelos próprios nutricionistas da SEE. Um ponto importante do processo é o diálogo constante com os alunos, a fim de avaliar a aceitação das refeições oferecidas e realizar ajustes sempre que necessário.
Além da fiscalização nas unidades escolares, a Secretaria também tem intensificado as avaliações nutricionais dos estudantes com foco na identificação precoce de situações de risco, como desnutrição ou obesidade e no planejamento de estratégias adequadas para cada realidade escolar.
Segundo a superintendente do Programa de Alimentação Escolar, Paula Darling, o trabalho reforça o compromisso da gestão com a qualidade da educação em todos os seus aspectos. “A gente sabe que a alimentação escolar é muito importante para o aprendizado. Esses acompanhamentos já fazem parte das atribuições dos nossos nutricionistas, mas agora as fiscalizações estão mais intensificadas, justamente para a gente proporcionar o bem-estar do aluno ainda maior, não só na questão alimentar, mas na segurança também do próprio alimento que é servido”, destaca.
A intensificação das ações de fiscalização e o acompanhamento nutricional é um passo importante na construção de uma política educacional que valoriza o estudante em sua totalidade. A merenda escolar, além de garantir o direito à alimentação saudável e balanceada, contribui para a equidade e para o combate à insegurança alimentar entre crianças e adolescentes da rede pública.
A estudante da Erem Professor Trajano de Mendonça, tem aprovado a qualidade das refeições. “A alimentação da nossa escola é muito boa. Eles sempre servem as refeições certinhas, que são o café, o almoço e o lanche da tarde. O cardápio está sempre mudando. A gente vê que que é com boa qualidade e variedades, de forma que a gente não fica enjoada porque a gente não come a mesma coisa todo dia”, conta.
Com esse trabalho contínuo, a SEE reafirma seu compromisso com a qualidade da educação pública em Pernambuco, compreendendo que bem-estar, saúde e ensino caminham juntos para formar cidadãos plenos e preparados para o futuro.
Crédito: Demison Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário