Faleceu o publicitário Arijaldo Carvalho, aos 67 anos. Profissional conhecido por sua atuação na área por quase 50. Foi gerente geral da então Rádio Difusora de Caruaru (hoje Rádio Jornal), sempre manteve uma relação estreita com governos municipais e estadual do estado.
Também atuou em Belo Jardim, no Sistema Progresso de Comunicação, que integrava as Rádios Bitury, em Belo Jardim; Vale do Capibaribe, em Santa Cruz; e Vale do Ipojuca, em Gravatá.
Posteriormente, na Capital, Recife, trabalhou no Sistema Opinião, nos Diarios Associados e no Sistema Jornal do Commercio. Nos últimos anos, se dedicava a Revista Movimento, da qual era proprietário.
Arijaldo se encontrava internado em estado gravíssimo no Hospital Unimed Caruaru, tendo, inclusive e lamentavelmente, sua morte noticiada na última terça-feira (29). De acordo com familiares, o falecimento ocorreu às 6h desta quinta-feira (31), com velório marcado para o Cemitério Parque dos Arcos,em Caruaru, onde também será sepultado, logo mais às 17h. As informações são de Jaciara Fernandes.
Com a entrega, a atual gestão estadual cumpre mais uma meta do Pernambuco Acessível, reforçando o compromisso com a mobilidade, equidade e inclusão social
A governadora Raquel Lyra entregou, nesta quinta-feira (31), no Palácio do Campo das Princesas, nove novas vans adaptadas que ampliam a frota do PE Conduz, iniciativa que oferece transporte para pessoas com deficiência, usuárias de cadeiras de rodas, para realizar tratamentos de saúde e rotas de lazer. Dentre elas, duas foram destinadas aos municípios de Limoeiro, no Agreste Setentrional, e Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, cidades-polo que passam a fazer parte da ação. Realizada pela Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH), o PE Conduz integra o Programa Pernambuco Acessível e reforça a política de mobilidade e inclusão para pessoas com deficiência em todo o Estado. A vice-governadora, Priscila Krause, também participou da entrega.
"Com muita alegria, hoje entrego as novas vans do PE Conduz para fortalecer o atendimento às pessoas que têm algum tipo de deficiência e que precisam de um transporte específico para poder se deslocar até suas terapias ou para ter um lazer. Tinha filas de espera no Recife, Petrolina e Caruaru, e estamos zerando elas. Além disso, abrindo novos polos em Afogados da Ingazeira e Limoeiro para permitir que a gente possa descentralizar o atendimento, e as pessoas terem este serviço mais perto da sua casa”, declarou a governadora Raquel Lyra.
Com esta entrega, o Governo de Pernambuco cumpre mais uma meta do programa Pernambuco Acessível, lançado em fevereiro de 2025 com investimentos da ordem de mais de R$ 400 milhões e o objetivo de promover a inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência. Dentre tantas ações integradas por várias secretarias do Estado, foi pontuado como horizonte o aumento de 25% na frota do PE Conduz e a criação de outras cidades-polos. Com a nova remessa, os 35 veículos agora somam 44 em operação, um crescimento de 25,7%.
“Estamos cumprindo a meta de aumentar o número de vans e das cidades-polo, beneficiando também os municípios circunvizinhos e fazendo com que a gente consiga zerar as filas de espera na RMR, em Petrolina e Caruaru", destacou a secretária de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH), Joanna Figueirêdo.
As cidades-polo atendem não apenas seus moradores, mas também pessoas de municípios vizinhos que estejam num raio de até 50 quilômetros. Com a ampliação, o PE Conduz passa a funcionar em nove locais da Região Metropolitana do Recife (RMR), Petrolina, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Timbaúba e agora Limoeiro e Afogados da Ingazeira.
Com seu município sendo beneficiado a partir do polo Caruaru, o prefeito de Riacho das Almas, Dió Filho, celebrou a ampliação. “No nosso município, existe uma associação de pessoas com deficiência que nos apontava a necessidade de mais veículos. Essa entrega é a demonstração de um governo estadual que tem sensibilidade e que faz a gente comemorar vitórias", disse.
O público atendido pelo PE Conduz é formado por pessoas com deficiência física, cadeirantes e de baixa renda. Os interessados podem se cadastrar pelo site da SJDH (www.sjdh.pe.gov.br), preenchendo o formulário disponível. Após a inscrição, uma assistente social realiza uma visita presencial para verificar documentos como laudo médico e comprovante de baixa renda.
Lucicleide Quintino, beneficiária do PE Conduz, de 61, mora no bairro do Vasco Da Gama, no Recife, e tinha muitas dificuldades de se deslocar para fazer sua fisioterapia. “Por causa da chuva, era muito precário e ruim tentar pegar o ônibus, porque eu não podia sair de casa com as ruas alagadas. Essa ampliação vai ser muito gratificante e chegou até mim, por isso agradeço primeiramente a Deus e ao Governo do Estado por essa conquista”, comentou.
Também participaram da entrega o senador Fernando Dueire; o deputado estadual Gilmar Júnior; os prefeitos Edmilson Cupertino (Moreno) e Henrique Queiroz (Buenos Aires); os vice-prefeitos Chiquinho (Olinda) e Dayse Silva (Caruaru); e os vereadores Davi Muniz (Recife) e Sou Mais Hugo (Jaboatão); além do secretário-chefe da Casa Militar, Coronel Hercílio Mamede.
No próximo dia 13 de setembro, o tradicional Engenho Palma será palco de uma celebração marcada pela fé, pela memória e pelas raízes marianas que atravessam gerações. Trata-se da festa em honra à sua padroeira, Nossa Senhora do Bom Sucesso, uma devoção antiga que por muitos anos reuniu famílias, moradores e visitantes em torno da espiritualidade e da tradição.
Organizada pela família Pessoa-Guerra, amplamente conhecida e respeitada na região por sua dedicação à preservação dos valores religiosos e culturais do Engenho, a festa deste ano assume um significado ainda mais especial. Em sintonia com o Ano Jubilar da Esperança, proclamado pela Igreja, será realizada a tão aguardada entronização da imagem de Nossa Senhora do Bom Sucesso, que há muito tempo estava ausente de seu altar.
O retorno da imagem marca um reencontro profundo com a fé e a história de tantas pessoas que por ali passaram, deixando suas preces e lembranças. A programação terá início às 15h, com a concentração da procissão na Casa Grande, seguindo por um percurso que atravessa as estradas do Engenho até a chegada na capela centenária, reformada em 1900, mas de existência ainda mais antiga.
Ao final da procissão, será celebrada a Santa Missa, momento em que ocorrerá a entronização da imagem no altar e a sua solene coroação. A animação litúrgica ficará por conta do Coral dos Homens da cidade de Vicência, que enriquecerá espiritualmente a cerimônia.
A festa, embora organizada pela família anfitriã, se estende de forma acolhedora a toda a comunidade de Bom Jardim e Machados, cidades irmãs que mantêm uma forte ligação com o Engenho Palma. A união entre bonjardinenses e machadenses promete tornar esse reencontro ainda mais especial e memorável.
Será um dia de fé viva, de reencontros emocionantes e de fortalecimento da esperança que une gerações.
São 4,8 mil vagas, distribuídas em 18 cursos, com uma ampla variedade para aqueles que desejam se capacitar em diferentes áreas
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação, abriu as inscrições para as novas turmas do Programa Trilhatec. A iniciativa visa ampliar a oferta de cursos de aperfeiçoamento, iniciação profissional ou de qualificação, para estudantes do ensino médio da Rede Estadual de Pernambuco, com aulas ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Estado de Pernambuco (Senac). As inscrições podem ser feitas a qualquer momento pelo site https://sisacad.educacao.pe.gov.br/sissel/. Há vagas disponíveis para todas as regiões do Estado.
O Programa Trilhatec irá oferecer 4,8 mil vagas distribuídas em 18 cursos, com uma ampla variedade para aqueles que desejam se capacitar em diferentes segmentos. As formações oferecidas contemplam diversas áreas, como gastronomia, beleza, tecnologia e hotelaria. O curso de auxiliar de cozinha é o que possui a maior carga horária, com 240 horas. Já os demais cursos variam entre 30 e 172h de duração. As turmas são ofertadas no contraturno durante a semana e aos sábados, e todos os cursos contam com certificação ao final de cada etapa, facilitando o acesso ao mercado de trabalho.
Para o secretário executivo de Ensino Médio e Profissional, Paulo Dutra, os cursos representam um importante reforço na formação dos estudantes, ampliando suas chances de inserção no mercado de trabalho. "Aproveitem a oportunidade, escolha o curso que mais combina com você e invista no seu futuro. Com essa formação, você conclui o ensino médio mais preparado e com muito mais chances de conquistar uma vaga no mundo do trabalho", destacou.
"Ter um curso do Senac abre muitas portas no mercado de trabalho. A certificação é reconhecida como de excelência em todo o país", disse Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE. "Para nós, do Senac, é uma satisfação muito grande ter sido escolhido pelo Governo de Pernambuco para ser parceiro no Trilhatec, projeto que promove a inclusão produtiva", concluiu Peixoto.
Por Brenno Ribas, docente de Direito constitucional do UniFavip Wyden, advogado especialista em direito eleitoral
A notícia de que os Estados Unidos aplicaram a *Lei Magnitsky* contra o ministro do STF Alexandre de Moraes caiu como uma bomba no cenário político brasileiro. Para muitos, a pergunta imediata foi: o que é essa lei? E por que um magistrado brasileiro, em pleno exercício de suas funções, foi alvo de um dos instrumentos mais duros da política externa americana?
A *Lei Magnitsky* tem uma origem trágica e simbólica. Foi criada inicialmente em 2012 para punir autoridades russas envolvidas na morte do advogado *Sergei Magnitsky*, que havia denunciado um esquema bilionário de corrupção no Estado russo. Ele foi preso, torturado e morreu na cadeia. A comoção gerou uma resposta inédita: os Estados Unidos criaram uma legislação para bloquear bens e aplicar sanções a qualquer estrangeiro acusado de graves violações de direitos humanos ou corrupção sistêmica.
Com o tempo, a lei foi ampliada e passou a ter alcance global. De lá para cá, foi usada contra militares de Myanmar, autoridades chinesas, oligarcas russos e envolvidos no assassinato do jornalista saudita Jamal Khashoggi. Até aqui, parece uma medida justa e até necessária diante da impunidade em muitos países. Mas… e quando essa lei é usada contra um ministro da Suprema Corte de um país democrático?
É exatamente esse o ponto delicado que envolve o caso de Alexandre de Moraes. Segundo o Departamento do Tesouro dos EUA, ele teria conduzido uma “campanha opressiva” contra adversários políticos, em especial aliados de Jair Bolsonaro, como parte de uma "caça às bruxas". O Secretário do Tesouro, Scott Bessent, acusou Moraes de abusar do poder para censurar e prender opositores — o que justificaria, na visão americana, as sanções.
Mas será que esse discurso se sustenta?
A atuação de Moraes tem sido, sem dúvida, firme e polêmica. Ele lidera inquéritos que investigam milícias digitais, tentativas de golpe e ataques ao Estado democrático de direito. Em outras palavras, age no marco legal brasileiro, com respaldo de decisões colegiadas e sob o controle de um sistema jurídico independente. Não estamos falando de um ditador, nem de um chefe de polícia secreta, mas de um ministro da mais alta corte do país, em um regime constitucional.
Aplicar uma sanção como essa a um juiz de Suprema Corte abre um precedente perigoso, O gesto não só fere o princípio da soberania nacional, mas coloca em xeque a própria credibilidade dos Estados Unidos como defensores da democracia. Afinal, ao punir Moraes por suas decisões judiciais, os EUA não estão, na prática, pressionando o Judiciário brasileiro a se alinhar politicamente com o governo Trump e seus aliados no Brasil?
Esse episódio revela algo maior: a Lei Magnitsky, embora tenha uma base legítima, pode ser usada de forma seletiva e politizada. E isso é preocupante. Porque quando uma lei internacional se transforma em ferramenta geopolítica, ela perde força moral e se transforma em instrumento de disputa ideológica.
Sim, é fundamental que abusos de direitos humanos sejam punidos — e que corruptos não encontrem refúgio financeiro no exterior. Mas isso precisa ser feito com critérios objetivos, com base em organismos multilaterais, como a ONU ou a Corte Interamericana de Direitos Humanos. E não com decisões unilaterais que mais parecem retaliação política.
No fim das contas, a pergunta que fica é: a Lei Magnitsky está servindo à justiça ou à política? No caso de Moraes, tudo indica que os interesses políticos falaram mais alto. E isso coloca em risco a credibilidade de uma legislação que, em tese, deveria proteger os direitos humanos — e não ser usada como arma em disputas ideológicas internacionais.
A presidenta do Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco), Ivete Caetano, informou nas redes sociais do Sindicato que o Governo Federal efetuou hoje (31) o depósito da primeira parcela do novo precatório do Fundef na conta da Caixa Econômica do Supremo Tribunal Federal (STF). O valor desta parcela depositada - que corresponde a 40% de um total de mais de 1,2 bilhões - é de R$ 559.688.000,00 (quinhentos e cinquenta e nove milhões, seiscentos e oitenta e oito mil reais).
O total deste precatório ainda será pago em mais duas parcelas: em 2026 (30%) e 2027 (30%), totalizando 100% do valor, que ainda será acrescido de correção monetária. A Assessoria Jurídica do Sintepe acompanha e agiliza o processo quase que diariamente, defendendo os interesses e o direito da parte mais interessada na demanda que são os profissionais do magistério beneficiários dos valores.
O depósito cumpre a primeira etapa do pagamento deste precatório ao Estado de Pernambuco, sendo que do total dos mais de R$ 559,68 milhões (60% do valor) será destinado a professores e professoras que lecionaram na rede estadual de ensino entre os anos de 1997 e 2006.
O Sindicato esteve no STF ainda no mês de junho, de onde obteve a informação sobre a transferência na Secretaria de Orçamento e Finanças da Suprema Corte. “Agora, a expectativa é pela rápida transferência dos valores da conta do STF para a conta do Fundef em Pernambuco. O Governo Federal fez a parte dele, depositando o precatório na conta do STF. O STF, por sua vez, se comprometeu com o Sintepe a transferir o mais rápido possível o valor para a conta específica do Fundef em Pernambuco. Agora, o Governo do Estado de Pernambuco deve fazer a parte dele agilizando o pagamento aos beneficiários”, detalhou Ivete Caetano, presidenta do Sintepe.
O assessor jurídico do Sintepe, Breno Perez, esclarece que este novo precatório decorre de uma luta pelo reconhecimento do direito, também, ao saldo que era ainda controverso na ação que tramita no STF, uma vez que a AGU não reconhecia o direito aos mais de R$ 1,2 bilhões que ainda estavam em disputa. “A conquista do acordo judicial realizado em 2024 e que levou a este novo precatório, popularmente chamado de 4ª parcela, também é fruto da luta política e jurídica histórica que garantiu a subvinculação dos 60% aos profissionais do magistério, garantiu o correto pagamento dos mais de R$ 4 bilhões de reais que foram pagos nas parcelas liberadas em 2022, 2023 e 2024 e, agora, resta assegurado o direito ao novo precatório com parcelas a serem pagas em 2025, 2025 e 2027”, explicou o jurista.
O Sintepe também informou que na próxima segunda-feira, 4 de agosto, haverá uma reunião entre Sindicato e Governo do Estado para tratar sobre o trâmite do precatório e celeridade no processo de pagamento aos beneficiários.
Sobre o Sintepe
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) é a entidade representativa dos professores, analistas educacionais e administrativos da Rede Estadual de Ensino em Pernambuco.
Evento marca o encerramento oficial do intercâmbio e reafirma compromisso do estado com a formação global dos estudantes
A Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE) promoveu, na tarde desta quarta-feira (30), o “Embarque para o Futuro” para recepcionar os intercambistas do Programa Ganhe o Mundo (PGM). O evento simbolizou o retorno e encerramento oficial dos 191 estudantes da Rede Estadual de Ensino que embarcaram para participar do intercâmbio no Chile, em março deste ano. Marcado por emoção, reconhecimento e celebração, o momento foi realizado no auditório da Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP), no Recife.
“É fundamental enfatizar o entendimento que a governadora Raquel Lyra nos coloca dentro do Programa Ganhe o Mundo. Pensar e repaginar o programa é entender a individualidade de cada estudante e suas famílias. Não se trata apenas da viagem, mas de um intercâmbio real com acompanhamento, certificação e possibilidade de crescimento educacional e profissional. Esse evento, inédito, simboliza a integração de estudantes, familiares e de toda a comunidade escolar”, destacou o secretário de Educação, Gilson Monteiro.
Ao longo de 18 semanas, os jovens intercambistas tiveram a oportunidade de vivenciarem uma experiência única e transformadora por meio do PGM. No tempo em que estiveram no Chile os estudantes puderam ampliar não apenas o domínio de um novo idioma, mas também desenvolver competências acadêmicas, culturais e pessoais. A celebração do retorno teve como propósito reconhecer o compromisso, a dedicação e a vivência transformadora desses jovens durante suas experiências de ensino internacional.
Para a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Ana Lúcia Barbosa, esse momento marca o início de uma nova jornada na vida dos estudantes. “O que vimos aqui hoje é a materialização do quanto o poder público pode impactar na vida das pessoas. Porque acreditamos no intercâmbio como ferramenta de transformação na vida desses estudantes. Eles não foram apenas aprender espanhol, mas aprender a viver em outro país, outra cultura e novas formas de se ver o mundo além de trazer todas essas experiências para a sequência da vida de cada um deles”, frisou.
Durante a cerimônia, os participantes foram recebidos com uma programação especial que incluiu acolhida interativa, apresentações culturais e momentos de compartilhamento de vivências. Um dos destaques foi a exibição de vídeos e fotos produzidos pelos próprios estudantes durante o intercâmbio, além da entrega simbólica dos certificados de participação.
“Esse é um momento muito emocionante e gratificante, porque vai muito mais além do que apenas um programa ou um intercâmbio. O que estamos vivendo é como um caminho que Deus está traçando, e tudo isso é uma benção. Não é só ir para um programa e aprender espanhol, é muito mais que isso. Você está montando sua mala pessoal com memórias e com momentos, não só com roupas ou acessórios que você leva. É realmente muito importante porque conhecemos o mundo de outras formas”, disse o estudante da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Comendador Manoel Caetano de Brito, em Poção, José Wellington da Silva.
A estudante Carolaine Araujo, da Escola Estadual Indígena Aimberê, do município de Inajá, no Sertão do estado, compartilhou a importância de ter vivido uma oportunidade como essa. “Foi uma experiência incrível. Conhecer outra cultura, aprender um novo idioma e fazer grandes amizades foi algo que nunca imaginei viver. Fui muito bem acolhida e, se tivesse a chance, participaria de novo. É uma oportunidade única”, afirmou.
O ponto alto do evento foi o reencontro dos estudantes com representantes da empresa parceira Inside Chile e a emoção ao relembrar os desafios e conquistas vividos durante o período no exterior. A cerimônia foi encerrada com um grande momento de confraternização, celebrando não só o retorno desses jovens pernambucanos, mas também o início de uma nova etapa na vida de cada um deles, agora com uma bagagem internacional que amplia horizontes e inspira sonhos.
Vagas são direcionadas a estudantes com formação entre dezembro/2022 e dezembro/2025 com perfil STEM (ciências, tecnologia, engenharia e matemática)
O Santander abriu inscrições para o Programa de Trainee 2026. Com duração de 18 meses contados a partir de janeiro, o programa proporcionará aos aprovados uma jornada de aprendizagem e experiências capaz de acelerar a aquisição de conhecimento e de habilidades essenciais para as carreiras que estão em transformação. Além disso, os trainees receberão mentoria de executivos(as) e aqueles que tiverem performance destacada, viverão uma experiência internacional. Os benefícios incluem vale alimentação/refeição e transporte, auxílio creche/babá, assistência médica, odontológica e salário de até R$ 9,2 mil.
As vagas são direcionadas a profissionais graduados entre dezembro/2022 e dezembro/2025, e que sejam do campo de atuação STEM (ciências, tecnologia, engenharia e matemática). Conhecimento do idioma inglês avançado e experiência profissional anterior serão considerados diferenciais. Os candidatos poderão se inscrever até 01/09/2025 pelo link https://www.santander.com.br/hotsite/traineesantander
O programa busca identificar talentos que façam parte e impulsionem a evolução dos produtos e serviços oferecidos pelo Santander aos seus clientes. É fundamental que os candidatos se identifiquem com o propósito do Banco, que é “contribuir para que pessoas e negócios prosperem” e com a cultura da organização. “Buscamos pessoas curiosas e protagonistas, com desejo genuíno de aprender e inovar e que estejam prontas para contribuir com nosso propósito de impactar positivamente a sociedade e a vida dos nossos clientes”, afirma Germanuela De Abreu, vice-presidente de Pessoas, Cultura e Ouvidoria do Santander.
Todo o processo seletivo será conduzido pela Universia, empresa do Grupo Santander dedicada a promover a empregabilidade no Brasil por meio de programas de estágio, iniciativas de aceleração de carreira e parcerias estratégicas com universidades e instituições educacionais. Os candidatos participarão de um processo seletivo dividido em etapas, que incluem inscrição, assessments, dinâmicas de grupo e/ou entrevistas individuais, além de uma entrevista final.
Abaixo, o link com o vídeo do CEO do Santander, Mario Leão, convidando os trainees a se inscrever:
A programação vai ser intensa e marca com alegria mais um aniversário da ilha
O arquipélago de Fernando de Noronha completa, no próximo dia 10 de agosto, 522 anos de história, que vão ser celebrados de diversas formas, com atividades culturais, esporte e shows, além de homenagens a figuras ilustres da ilha, e o tradicional corte de bolo. Na ocasião também serão festejados os 43 anos do Sistema Golfinho de Comunicação, completados em 6 de agosto.
Para o administrador adjunto, Virgílio Oliveira, é uma imensa honra participar desse momento. “É uma felicidade e uma honra poder estar à frente da Administração de Fernando Noronha, no meu primeiro 10 de agosto aqui na ilha, comemorando os 522 anos desse lugar maravilhoso, de belezas inigualáveis e de um povo que ama e tem orgulho de viver aqui. Estamos organizando mais de três dias de festa à altura da ilha e da forma que o povo noronhense merece", disse.
As atividades esportivas, que vão ser iniciadas no dia 2 de agosto, contam com futsal feminino, futevôlei, vôlei de quadra, argolinhas e beach tênis, além da prestigiada corrida Renê Jerônimo.
A programação cultural, sempre valorizando os artistas locais e levando grandes atrações com shows musicais, acontecerá entre os dias 8 e 10 de agosto e traz nomes como Clara Sobral, Vicente Nery, Malu, Filhos de Jorge, Banda Sentimentos, Dayane Santos, Ju Marques, entre outros.
As festividades é uma realização do Governo do Estado, por meio da Administração de Fernando de Noronha, e contam com apoio da Empetur e da Fundarpe, bem como com as polícias Militar, Civil e Bombeiros e Samu.
Paulo Henrique Guerra, superintendente de Turismo, Cultura e Esportes da ilha, destaca a importância das parcerias e reforça o convite a todos. “Nós da Administração de Fernando de Noronha, em parceria com todas as superintendências, preparamos uma programação muito especial, com atividades esportivas, lúdicas e culturais, além de três dias de grandes shows, que vão acontecer no palco multicultural na Praia do Porto. Então, faço um convite muito especial para toda família noronhense e turistas para participarem, junto conosco, dessa grande confraternização", concluiu.
O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE) realizou, nesta quarta-feira (30), mais um repasse de ônibus escolares a municípios pernambucanos. Desta vez, foram entregues quatro novos veículos, beneficiando as cidades de Iguaracy e Mirandiba, ambas localizadas no Sertão do estado. A entrega aconteceu na sede da SEE, no bairro da Várzea, no Recife.
Os veículos foram recebidos pelos prefeitos Dr. Pedro Alves, de Iguaracy, e Evaldo Bezerra, de Mirandiba, com a participação do secretário executivo de Articulação Municipal da SEE, Natanael Silva.
A ação faz parte do programa Juntos Pela Educação, uma das maiores iniciativas do Governo de Pernambuco para fortalecer a rede pública de ensino e apoiar os municípios na garantia do acesso à educação. Até o momento, o programa já distribuiu 934 ônibus escolares e prevê, até 2026, a entrega de 2.120 veículos, com um investimento total que ultrapassa R$ 1 bilhão.
Os ônibus são equipados com ar-condicionado, acessibilidade e tração 4x4, o que garante segurança e conforto aos estudantes, mesmo em regiões de difícil acesso.
“Isso é a diferença chegando na vida das pessoas. Para nós é muito honroso essa missão. Estamos fazendo a diferença na vida daqueles que mais precisam. São veículos com conforto para que os meninos de Iguaracy e de Mirandiba tenham a oportunidade de ir para escola e voltar para suas casas com segurança”, destacou Natanael.
Com mais essa entrega, o Governo de Pernambuco reafirma o compromisso com a qualidade da educação pública e com a valorização da infraestrutura escolar em todas as regiões do estado.
Para o prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves, o repasse representa um reforço importante. “A população e a juventude de Iguaracy, assim como os pais dos nossos alunos, estão em festa. Receber um ônibus como esse, moderno e acessível, é algo espetacular. Nosso município tem uma área demográfica muito extensa e dependemos fortemente do transporte para a zona rural”, afirmou.
O secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco também esteve na SEE acompanhando as entregas.
Instituição chega aos 95 anos como uma das mais importantes para a formação musical do país
O Conservatório Pernambucano de Música chega aos 95 anos como uma das mais importantes instituições para a formação, pesquisa e promoção musical do país. Para marcar a data, será realizada uma apresentação especial e gratuita com o grupo SaGrama, um dos principais nomes da música instrumental brasileira. O evento acontece nesta sexta-feira (01), às 19h, em um palco na área externa do prédio histórico, localizado no bairro de Santo Amaro, no Recife.
Este é o primeiro de vários outros eventos que serão realizados para comemorar o aniversário do CPM ao longo do segundo semestre. A programação será aberta ao público, celebrando quase um século de dedicação ao ensino, à difusão e à valorização da música em Pernambuco. Criado em 1930, o CPM é referência nacional na formação de músicos eruditos e populares. Atualmente, também abriga projetos voltados à música Antiga e Contemporânea, orquestras, coros e formação continuada.
Convidado para conduzir a festividade desta sexta (01), o grupo SaGrama é conhecido por sua sonoridade que combina elementos da música erudita com ritmos e timbres da cultura nordestina, em uma linha estética inspirada pelo Movimento Armorial.
O grupo ganhou projeção nacional após assinar parte da trilha do filme “O Auto da Compadecida” (1999), incluindo a icônica faixa “Presepada”, tema do personagem João Grilo, interpretado por Matheus Nachtergaele. Celebrando 30 anos de carreira, o Sagrama acumula conquistas como o Prêmio da Música Brasileira de Melhor Álbum (2016) e uma indicação ao Grammy Latino (2017).
Para a gerente geral do Conservatório, Janete Florencio, o evento é uma homenagem à música feita em Pernambuco e a todos que passaram pela instituição. “O Conservatório Pernambucano de Música é um símbolo da excelência na formação musical. Começar as festividades de seus 95 anos com uma apresentação aberta ao público, com um grupo que representa tão bem a identidade cultural do nosso estado, é reafirmar nosso compromisso com a arte, a educação e a democratização da cultura”, destaca.
Serviço:
95 anos do Conservatório Pernambucano de Música
Atração: Banda Sagrama Data: 01 de agosto de 2025 Horário: 19h Local: Área externa do Conservatório Pernambucano de Música – Av. João de Barros, 594 – Boa Vista, Recife Entrada gratuita
A governadora Raquel Lyra atendeu, nesta terça-feira (29), participantes do 8º Grito da Terra Pernambuco, realizado pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado (Fetape), em parceria com os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STRs) e com a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais do Estado (Fetaepe). Segundo a organização, o ato contou com cerca de dois mil trabalhadores rurais da Zona da Mata, Agreste e Sertão do Estado. Uma comissão levou as reivindicações do grupo à governadora, que as ouviu e garantiu que serão trabalhadas no âmbito da gestão estadual, dando um importante passo em direção à justiça social e à sustentabilidade no campo e na cidade. A reunião aconteceu no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, com a presença do deputado federal Carlos Veras e do deputado estadual Doriel Barros.
“Nós teremos uma agenda de diálogo permanente com a mulher e o homem do campo, e quero desde já agradecer a confiança de todos os que participaram desse ato. Eu não tenho dúvida nenhuma que no nosso governo há total disposição para o trabalho em todas as frentes aqui apresentadas, o que inclusive já temos conseguido fazer, mas vamos buscar fazer de forma mais integrada. Estamos juntos, pois queremos que o trabalhador rural possa viver e incrementar a sua renda. Contem conosco em todas as pautas aqui colocadas”, observou a governadora Raquel Lyra.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca de Pernambuco, a reunião foi muito importante porque diversas pautas de interesse dos agricultores familiares pernambucanos puderam ser discutidas. “Algumas dessas pautas foram a regularização fundiária e o crédito fundiário, que continuarão a ser amplamente priorizados pelo Governo do Estado. Tratou-se também da expansão do programa CNH Rural, do apoio técnico e da assistência técnica para o Programa Minha Casa, Minha Vida Rural. Ou seja, o Governo de Pernambuco, mais uma vez, reforça seu compromisso com a agricultura familiar”, pontuou o secretário.
Para cada uma das reivindicações levadas pelos participantes do Grito da Terra Pernambuco, a governadora apresentou políticas públicas que estão em curso sobre os temas e também assumiu novos compromissos com a população rural. No eixo de mudanças climáticas e agroecologia, por exemplo, Raquel pontuou que o Estado agora é pioneiro nacional na regulamentação dos parques eólicos, com a exigência de estudos de impacto na vizinhança para que possam ser instalados. “Nos receber aqui para essa reunião mostra o compromisso que o governo tem com o povo pernambucano, com a agricultura familiar. As mulheres nesses espaços de decisão são sensíveis às pautas de quem mais precisa”, comentou a presidente da Fetape, Cícera Nunes.
No fomento à agricultura familiar, a governadora de Pernambuco destacou que, desde 2023, foram investidos cerca de R$ 51 milhões na requalificação de estradas vicinais no Estado, para que os trabalhadores rurais possam escoar sua produção em segurança. Quanto ao acesso à terra e à regularização fundiária, a gestora comentou que o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe) já entregou cerca de 5 mil títulos de propriedade na sua gestão e que, em breve, o Estado alcançará a marca de 10 mil títulos entregues.
Nas políticas sociais para o campo, a dirigente do Estado ressaltou que, recentemente, o Estado ampliou o Programa Leite para Todos para 100% dos municípios de Pernambuco, que hoje detém a maior bacia leiteira do Nordeste. Também salientou que a Agência Estadual de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro) fez a maior contratação de funcionários da sua história, com 158 servidores de nível médio e superior nomeados.
“Saímos daqui muito esperançosos de que nós, por meio das nossas federações, iremos em frente com essas demandas. Avançar na pauta do assalariado rural e da agricultura familiar é avançar na questão da geração de emprego e renda e também da soberania alimentar”, avaliou o deputado federal Carlos Veras.
“Foi uma agenda importante, e há um compromisso da governadora Raquel Lyra e dos seus secretários para que todas essas reivindicações possam realmente ser implementadas. Nós saímos daqui esperançosos e confiantes de que essas ações serão efetivadas pela gestão estadual”, completou o deputado estadual Doriel Barros.
Também participou da reunião o secretário da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais, João Salles.
PROSAR - Durante a reunião, a governadora também anunciou que assinou nesta terça-feira o contrato do Programa de Saneamento Rural de Pernambuco (PROSAR-PE). A iniciativa prevê um investimento de US$ 90 milhões (que será aplicado ao longo dos próximos sete anos), assegurado pelo Banco Mundial, para a expansão dos sistemas de abastecimento de água simplificados no Estado e implantação de soluções de esgotamento sanitário em regiões com grande escassez hídrica de pelo menos 106 municípios. Nos próximos dias, a União e o próprio banco devem assinar o contrato para que o governo estadual tenha acesso aos recursos.
Estudo revelou que cônjuges lideram como companhia mais influente nas decisões de viagem; já o maior desafio em família é manter a calma diante dos imprevistos
Uma nova pesquisa* da Booking.com — uma das principais empresas de reserva de hotéis, aluguel de temporada, voos e outros serviços de turismo —, realizada com viajantes brasileiros, revela que companheiros românticos e pais têm papel central na decisão por uma viagem. O levantamento, que analisa preferências por idade, gênero e região, mostra ainda quais são os maiores desafios de viajar em família e quem os brasileiros escolheriam como a companhia ideal.
Ao serem convidados a escolher uma única pessoa cuja companhia os faria mudar os planos de viagem, os brasileiros colocaram os cônjuges no topo da lista: mais de um terço (35%) dos entrevistados afirmaram que alterariam o roteiro para viajar com o parceiro ou a parceira. Esse percentual é ainda mais alto entre os mais velhos, chegando a 45% na faixa de 55 a 64 anos. Os pais aparecem em segundo lugar (16%), com destaque entre os jovens de 18 a 24 anos — 32% escolheram os pais como companhia prioritária — e entre os viajantes da região Nordeste (21%).
Os desafios das viagens em família
Lidar com imprevistos sem perder a paciência é, de longe, o maior desafio apontado ao viajar com a família: quase um terço dos brasileiros (29%) indicou essa dificuldade, com destaque para os viajantes com 65 anos ou mais (43%). Encontrar um plano que agrade a todos vem em seguida (27%), especialmente desafiador também para os idosos acima de 65 anos (33%).
Outros perrengues familiares também aparecem com frequência: voltar com mais bagagem do que levou (13%), fazer as malas de todos (12%) — com destaque para os nordestinos (15%) — e conseguir fazer as refeições no horário indicado (10%), também com leve aumento entre viajantes da região Nordeste (13%)
A companhia ideal para cada perfil
Diante da hipótese de escolher um criador de conteúdo famoso para acompanhar uma viagem, os brasileiros demonstraram preferências variadas. O perfil mais citado foi o de especialista em viagens econômicas (16%) — aquele que sabe encontrar voos baratos e acomodações com bom custo-benefício. Esse tipo de companheiro ideal foi especialmente popular entre as mulheres (18%). Na sequência aparece o influencer gastronômico (15%), conhecido por descobrir restaurantes imperdíveis em cada destino — sendo o preferido entre os homens (15%).
O terceiro lugar ficou com os criadores apaixonados por história (14%), que conquistam principalmente os públicos mais velhos: 21% entre os entrevistados com mais de 65 anos e 20% entre aqueles de 55 a 64 anos. Já os críticos de viagens de luxo, que conseguem upgrades e acessos exclusivos, foram escolhidos por 13% dos turistas brasileiros.
Entre os mais jovens (18 a 24 anos), o destaque vai para as celebridades do Instagram, especialistas em fotos perfeitas e conteúdo de viagem. Esse perfil foi apontado por 21% desse grupo, mas perde força com o avanço da idade — entre os 65+, foi citado por apenas 7% dos entrevistados.
*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada de maneira independente com 4.000 entrevistados da Argentina, Brasil, Colômbia e México. Para participar dessa pesquisa, as pessoas deveriam ter mais de 18 anos, terem viajado a lazer pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem nos próximos 12 meses. A pesquisa foi feita on-line em maio e junho de 2025.
Sobre a Booking.com
Parte da Booking Holdings Inc. (NASDAQ: BKNG), a missão da Booking.com é tornar mais fácil a todas as pessoas conhecer o mundo. Ao investir na tecnologia, que ajuda a facilitar o processo de viagem, a Booking.com conecta milhões de viajantes com experiências memoráveis todos os dias. Para mais informações, siga a @bookingcom nas mídias sociais ou visite nosso site geral de notícias.
Criado para apoiar imobiliárias em decisões estratégicas, índice analisa dados anonimizados de mais de 900 mil clientes
A taxa de inadimplência de aluguel no Brasil registrou a terceira alta consecutiva e a maior taxa dos últimos 12 meses, fechando em 3,59%, em junho, uma variação de 0,26 ponto percentual em relação a maio (3,33%). Quando comparado com o mesmo período de 2024 (3,53%), a taxa de inadimplência apresenta uma alta de 0,06 ponto percentual. Os dados são do Índice de Inadimplência Locatícia da Superlógica, principal plataforma de soluções tecnológicas e financeiras para os mercados condominial e imobiliário no país.
Segundo Manoel Gonçalves, Diretor de Negócios para Imobiliárias da Superlógica, “esse aumento consecutivo da inadimplência locatícia reforça que as famílias ainda enfrentam orçamentos apertados. É bem importante monitorar as projeções de alta na inflação e nas taxas de juros, por serem fatores que podem agravar ainda mais a inadimplência de aluguel e o endividamento geral nos próximos meses”.
IIL por região
Em junho, a região Nordeste voltou a figurar no topo do ranking, com uma taxa de inadimplência de 4,80%. A região Norte fechou em 4,09%, após ficar em primeiro lugar em maio (4,77%), uma retração de 0,68 ponto percentual. Centro-Oeste vem logo em seguida, com taxa de 3,78%, ultrapassando o Sudeste, com taxa de 3,38%. A região Sul segue com a menor taxa do país, 3,17%.
A inadimplência em imóveis residenciais na faixa de aluguel acima de R$ 13.000 continua em alta, desde junho de 2024, com uma taxa de 6,54%, em junho. Os imóveis residenciais na faixa de aluguel de até R$ 1.000 tiveram a maior alta já registrada desde o início do índice, em outubro de 2023, com 5,79% de inadimplência; a menor foi de imóveis de R$ 2.000,00 a R$ 3.000,00 (2,17%). Já em relação aos imóveis comerciais a faixa até R$ 1.000,00 continua com a maior taxa (7,48%), sendo a maior já registrada pelo índice também; e a menor foi na faixa de R$ 2.000,00 a R$ 3.000,00, de 4,17%.
“Os dados mostram taxas altas para tipos de imóveis bem opostos, sendo os residenciais de alto padrão (acima de R$ 13.000) e os comerciais de até R$ 1.000. No primeiro caso, muitas imobiliárias deixam de exigir seguro-fiança, acreditando que o risco é menor por envolver inquilinos de maior poder aquisitivo. Já os imóveis comerciais de aluguel mais baixo podem ser mais afetados pela instabilidade econômica e os desafios enfrentados pelas empresas”, avalia Gonçalves.
Em relação ao tipo de imóvel, a taxa de inadimplência de apartamentos subiu de 2,20%, em maio, para 2,47%, em junho; de casas de 3,72% para 3,96%. Os imóveis comerciais também registraram aumento, de 4,58% para 4,91% de inadimplência, em junho.
Principais dados do Índice de Inadimplência Superlógica:
Sobre o Índice Superlógica
O Índice de Inadimplência Locatícia da Superlógica é um levantamento mensal de dados exclusivos e internos que apresenta o cenário de dívidas do mercado brasileiro de locação imobiliária. O índice leva em consideração o valor do boleto, o tipo de imóvel (apartamento, casa ou comercial) e a sua localização, além das datas de vencimento e pagamento, que mostram se há inadimplência ou não.
Esta edição do estudo contou com dados de mais de 900 mil clientes locatários em todo o Brasil, sendo considerados inadimplentes aqueles que possuem boletos que estão há mais de 60 dias sem pagamento ou que foram pagos com atraso de mais de 60 dias. Todos os dados são anonimizados, não sendo passíveis de associação a um indivíduo, direta ou indiretamente.
Sobre o Grupo Superlógica
Líder em soluções tecnológicas e financeiras para os mercados condominial e imobiliário, a Superlógica detém 50% do mercado endereçável no segmento condominial no país e oferece um vasto portfólio de produtos, incluindo softwares de gestão, relacionamento e de controles de acesso, além de serviços financeiros como crédito, pagamentos e conta digital. A empresa realizou 8 aquisições nos últimos anos e já recebeu 450 milhões de reais em aportes para expansão de seus produtos e serviços. O investimento foi liderado pelo fundo norte-americano de privateequity Warburg Pincus.
Em 2024, a empresa anunciou uma inédita parceria com a OpenAI, dona do ChatGPT, para transformar o setor de moradia no Brasil, ampliando a aplicação da inteligência artificial no mercado condominial e imobiliário no país. A Superlógica possui mais de mil funcionários e transacionou mais de 35 bilhões de reais em 2023.
Instituições alinham equipes e primeiras ações da parceria que prevê soluções ferroviárias para mobilidade e logística em Pernambuco
A Sudene e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) deram início, nesta segunda-feira (28), à estruturação dos estudos técnicos que visam à retomada do transporte ferroviário de passageiros entre Recife e Caruaru e à criação de um novo ramal de cargas ligando Petrolina a Salgueiro. Em reunião institucional entre o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, e o reitor da UFPE, Alfredo Gomes, foram discutidos os primeiros encaminhamentos da parceria, como a definição das equipes técnicas de cada instituição. Os estudos integram a estratégia de fortalecimento da infraestrutura logística e da mobilidade sustentável.
“Esta foi a primeira reunião de trabalho do protocolo de intenções que firmamos. Nós definimos as equipes de cada instituição e o escopo do que imaginamos como resultado para este trabalho, que é olhar para a malha ferroviária existente e as alternativas de aproveitamento dela, o uso de novas tecnologias de transporte, analisar as questões ambientais, sociais e econômicas e identificar a melhor maneira de viabilizar estes equipamentos”, detalhou Danilo Cabral.
O estudo de passageiros irá avaliar a viabilidade de um novo traçado ferroviário entre Recife e Caruaru. A proposta está alinhada à política federal de reativação da malha ferroviária dedicada ao transporte de passageiros e pode representar uma alternativa eficiente ao transporte rodoviário, com menor impacto ambiental e maior regularidade. No eixo de cargas, a proposta é analisar tecnicamente um ramal entre Petrolina e Salgueiro, com foco no escoamento da produção do Vale do São Francisco e sua integração à ferrovia Transnordestina e aos portos de Suape (PE) e Pecém (CE). O objetivo é ampliar a competitividade dos produtos regionais e dinamizar a logística interestadual no Nordeste.
Para o reitor Alfredo Gomes, a parceria com a Sudene se insere em um contexto estratégico para o desenvolvimento regional. “São duas iniciativas importantes não apenas para o futuro de Pernambuco, mas para o futuro do Nordeste também. Investir em transporte de passageiros e conectar as cadeias produtivas são ações absolutamente fundamentais”, destacou.
Além dos estudos ferroviários, a audiência desta segunda-feira tratou de outras frentes da cooperação entre a superintendência e a universidade nas áreas de revitalização urbana, atividade comercial e fortalecimento do arranjo produtivo da caprinocultura no estado.
Evento acontece entre os dias 30 de julho e primeiro de agosto, em Gravatá, com foco em estratégias de gestão e comunicação institucional
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promoverá o seminário “O Papel dos Gabinetes Parlamentares no Fortalecimento do Legislativo”. O encontro será entre os dias 30 de julho e primeiro de agosto, no Hotel Canariu 's, em Gravatá, no Agreste do Estado. O evento reunirá os chefes de gabinete para debater estratégias de gestão, comunicação institucional e integração entre os gabinetes e demais setores da Casa, com foco na qualificação do serviço público e atendimento às demandas sociais da população.
Na quarta-feira (30/07), haverá um jantar de boas-vindas e a abertura do evento acontece na quinta-feira (31/07), às 10h30, com a participação do presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), e do primeiro-secretário deputado Francismar Pontes (PSB). Também farão parte da mesa institucional de abertura o Superintendente Geral da Alepe, Aldemar Santos, o Superintendente da Escola do Legislativo, Alberes Lopes, e o presidente do Sindicato dos Servidores da Alepe, Ítalo Lopes.
O tema de abertura do seminário será ministrado pelo mestre em administração de empresas, Jáuvaro Carneiro Leão. As atividades acontecerão no salão Rouxinol do hotel. Durante o seminário, os participantes terão a oportunidade de conferir o painel temático “Comunicação Institucional”, com o ex-jornalista da TV Globo, Francisco José.
Na quinta-feira, haverá duas palestras no período da tarde. A primeira, às 14h30, sobre “Gestão de equipe no gabinete parlamentar", ministrada pela mestre em gestão pública, Simone Pontes. E a segunda, às 16h, de caráter motivacional, tendo como tema “Os segredos mágicos do sucesso".
O assunto será abordado pelo especialista em gestão de pessoas, negócios e marketing, Roberto Montanha. A sexta-feira, último dia do seminário, será dedicada à avaliação dos conteúdos apresentados.
De acordo com o Superintendente Geral da Alepe, Aldemar Santos, o seminário “representa um passo importante na construção de um Legislativo mais eficiente, colaborativo e preparado para atender às necessidades da sociedade”.
“Investir na formação das chefias de gabinete é investir na qualidade do trabalho parlamentar e no fortalecimento da nossa atuação institucional”, destacou Aldemar Santos.
*Serviço:*
*Seminário: “O Papel dos Gabinetes Parlamentares no Fortalecimento do Legislativo”*
Momento foi marcado por atividades especiais que incentivam a reflexão, o protagonismo juvenil e o engajamento dos alunos para o segundo semestre letivo
Os estudantes da Rede Estadual de Ensino voltaram às aulas nesta segunda-feira (28). Após o período de recesso, cerca de 500 mil alunos, distribuídos em 1.072 escolas em todo o estado de Pernambuco, retomaram a rotina de estudos. Para marcar esse momento de acolhida, foram planejadas atividades especiais que incentivam a reflexão, o protagonismo juvenil e o engajamento dos estudantes para o segundo semestre letivo.
Para dar as boas-vindas, a secretária em exercício de Educação, Ana Lúcia, visitou algumas escolas do município de Timbaúba, na Zona da Mata, para acompanhar o retorno às aulas. “É sempre muito bom voltar ao espaço escolar, pois é nele que fortalecemos as relações sociais e ampliamos as possibilidades de aprendizagem. Este recomeço nos permite avançar em novos conteúdos e também aprofundar aqueles iniciados no primeiro semestre. Nossa expectativa é que todos retornem bem, felizes, e que essa retomada seja tranquila e cheia de êxitos. Acima de tudo, queremos contribuir para a melhoria da sociedade, pensando em cada estudante e garantindo que ninguém fique para trás”, destacou.
Equipes da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE) também visitaram diversas escolas para acompanhar de perto as ações lideradas por estudantes protagonistas junto a educadores e gestores. É importante ressaltar que, neste ano, a SEE adotou o tema “Vidas, Escolas e Comunidade: educar para a promoção da justiça socioambiental”. Essa temática será desenvolvida ao longo do ano letivo com os alunos, professores e toda a comunidade escolar.
Para a gestora da Escola de Referência em Ensino Fundamental (Eref) Mariana Ferreira Lima, a unidade de ensino está de portas abertas e preparada para acolher os estudantes e dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem. “É com grande emoção que retomamos às aulas na Eref Mariana Ferreira Lima. Estamos renovados de esperança, otimismo e energia para fortalecer essa parceria com nossos estudantes e alcançar grandes resultados. Seguimos juntos, trabalhando por uma educação pública de qualidade social”, reforçou.
Unidade de ensino terá nove salas de aula climatizadas, quadra coberta e laboratórios
Os estudantes da aldeia Fulni-ô em Águas Belas, no Agreste de Pernambuco, serão contemplados com a construção de uma nova escola indígena. O aviso de abertura de licitação para a obra foi publicado nesta segunda-feira (28), no Diário Oficial do Estado. O valor máximo estimado para a obra é de R$ 16,3 milhões.
A escola terá capacidade para atender aproximadamente 400 estudantes, com turmas do ensino fundamental anos iniciais até o ensino médio. O projeto inclui nove salas de aula climatizadas, quadra coberta, laboratórios de informática e ciências, biblioteca, auditório, banheiros adaptados a PcD e refeitório. A escola terá 3.483,89m² de área construída, em um terreno com aproximadamente 10.732,75m².
A unidade de ensino estadual também contará um espaço para práticas religiosas e culturais, respeitando as especificidades dos povos. “A nova escola indigena em Águas Belas seguiu o padrão aprovado juntamente com o povo Fulni-ô. A estrutura será moderna e adequada aos processos educacionais próprios da educação escolar indígena, respeitando a história e a cultura do público atendido”, esclarece Gilson Monteiro, secretário de Educação de Pernambuco.
Empresas de engenharia interessadas em participar do processo licitatório tem até as 10h do dia 13 de agosto para submeter suas propostas. O edital completo e os detalhes para a participação no certame estão disponíveis no site www.compras.gov.br.
A prefeitura de Igarassu, em parceria com o Governo de Pernambuco, iniciou nesta segunda-feira (28) uma ação itinerante voltada à saúde da mulher. Através da secretaria de Saúde, a cidade recebe a “Carreta da Mulher Pernambucana”, que ficará no estacionamento do Centro de Artes até o dia 2 de agosto, funcionando das 8h às 17h.
Durante o período, serão oferecidos atendimentos como mamografia, colposcopia, consulta com mastologista e ginecologista, ultrassonografia mamária bilateral, além de exame anatomopatológico do colo uterino, entre outros procedimentos voltados à prevenção e ao cuidado com a saúde feminina.
Presente na abertura da ação, a prefeita Elcione destacou a importância da iniciativa. “Essa é mais uma demonstração do nosso compromisso, carinho e atenção com a saúde da mulher igarassuense”, afirmou.
Realizada pela Prefeitura de Igarassu, por meio da Secretaria de Lazer, Esportes e Juventude, a Copa Igarassu de Futsal 2025 chegou ao fim em noite histórica dessa última sexta-feira (25/07). No Ginásio Poliesportivo Jota Raposo, no Centro da cidade, reuniu grande público e contou com a presença de autoridades locais.
Com alto nível técnico entre as equipes, a competição se consolidou como uma das mais importantes do calendário esportivo municipal. A equipe dos Atecubanos sagrou-se campeã da edição, encerrando sua participação com uma atuação marcante e comemorando com festa dentro e fora de quadra.
A premiação total da Copa foi de R$ 35 mil, sendo R$ 18 mil para o campeão, R$ 9 mil para o vice-campeão e R$ 4 mil para o terceiro colocado. Além disso, foram destinados R$ 1 mil para cada uma das quatro conquistas individuais: Melhor Jogador, Artilheiro, Melhor Goleiro e Melhor Treinador.
*Resumo da final*
A decisão foi intensa do início ao fim. Os Atecubanos abriram o placar logo nos primeiros segundos e dominaram boa parte do confronto, chegando a fazer 4 a 0 no Placar. Apesar da tentativa de reação da equipe Dos Polêmicos ( Adversario ), a noite era mesmo do time campeão, que soube administrar a vantagem com eficiência e venceu pelo placar de 7 a 3.
Um dos destaques da grande final foi o atleta Lucas Wesley, dos Atecubanos, autor de quatro gols na partida e peça fundamental na conquista do título. Com o desempenho, Lucas terminou a competição como artilheiro ao lado de Bruno Lins, da equipe Litoral Norte.
*Disputa pelo terceiro lugar*
Mais cedo, às 20h, foi realizada a disputa pelo terceiro lugar da Copa Igarassu de Futsal. Em quadra, a Associação Atlética de Igarassu enfrentou a equipe do Litoral Norte e conquistou uma vitória expressiva por 6 a 3, em uma das grandes goleadas da competição.
O destaque da partida foi o atleta Danrlley, da Associação Atlética, autor de 3 gols que contribuíram diretamente para o resultado final. Com o triunfo, a equipe garantiu o terceiro lugar na competição e levou para casa o prêmio de R$ 4 mil.
*Conquistas individuais*
Melhor Jogador: Gabriel (Atecubanos)
Artilheiros: Lucas Wesley (Atecubanos) e Bruno Lins (Litoral Norte) – 11 gols cada.
Melhor Goleiro: Ravel (Atecubanos)
Melhor Treinador: Janiel (Atecubanos)
A Copa Igarassu de Futsal 2025 reuniu 18 equipes e foi realizada ao longo de várias semanas, com jogos disputados sempre às terças e sextas-feiras, no próprio Ginásio Jota Raposo. A competição mais uma vez mostrou a força do futsal local e revelou novos talentos das quadras.
*Equipes que participaram:*
• ABC
• Amoí
• Associação Atlética de Igarassu
• Atecubanos
• Betis
• BLV
• Caravelas
• Criciúma
• Favela Show
• Grefa
• Igarassu Futsal
• Igarassuense
• Latitude
• Juventude
• Litoral Norte
• Nova Geração
• Os Polêmicos
• Sport Igarassu
*A final contou com a presença de autoridades municipais, que prestigiaram o evento e reforçaram o compromisso da gestão com o fortalecimento do esporte em Igarassu. Estiveram presentes:*
Kevin Nicolas, secretário de Lazer, Esportes e Juventude
Cesar Ramos, secretário de Governo
Philco, diretor de Esportes
Fofão, vereador de Igarassu
Elvis Henrique, vereador de Igarassu
Edvaldo do Povão, vereador de Igarassu
*Futsal valorizado em Igarassu*
Mais do que um campeonato, a Copa Igarassu de Futsal representa o incentivo ao esporte, à cidadania e ao lazer no município. Com estrutura organizada, segurança, presença da mídia local e grande engajamento das comunidades, a edição de 2025 reforça o sucesso e a tradição da competição, que já soma 20 anos de história.
O último sábado (26) foi marcado por fé, devoção e celebração em Bom Jardim-PE, com o encerramento das festividades em honra à excelsa padroeira Sant’Ana. O prefeito Janjão esteve presente durante toda a programação, reafirmando seu compromisso com a cultura e religiosidade do povo bonjardinense.
As atividades começaram logo pela manhã, com a Solene Celebração Eucarística presidida por Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, bispo da Diocese de Nazaré. O momento reuniu fiéis, autoridades e lideranças religiosas em um clima de espiritualidade e gratidão.
“Que Sant’Ana, nossa padroeira, continue intercedendo por todos nós e abençoando o nosso povo com saúde, paz e prosperidade. Obrigado padre Hugo Esteves e padre Edivan Vasconcelos pela grande festa da nossa padroeira Sant’Ana”, declarou o prefeito Janjão ao final da missa.
No fim da tarde, o gestor municipal também acompanhou a tradicional procissão de encerramento, que percorreu as principais ruas da cidade levando as imagens de Sant’Ana e São Joaquim. Ao lado do vice-prefeito Arsênio Medeiros, vereadores, secretários e a população, Janjão destacou a importância da demonstração pública de fé: “Logo após a Celebração Eucarística, seguimos em procissão com as imagens de Sant’Ana e São Joaquim, levando bênçãos aos lares e reafirmando a devoção da nossa gente”.
A festa da Padroeira Sant’Ana é uma das mais tradicionais do município e representa um importante momento de união, espiritualidade e identidade cultural para o povo de Bom Jardim.
Kleber Henrique Camelo foi secretário de cultura de São Vicente Férrer. Jovem de 16 anos foi apreendido pelo assassinato na madrugada do domingo (27).
O professor Kleber Henrique Camelo foi morto a facadas na noite do sábado (26), no município de São Vicente Férrer, localizado no Agreste do estado. Além de professor, Kléber era membro do Comitê de Cultura de Pernambuco, ex-secretário municipal de cultura e produtor audiovisual.
De acordo com amigos da vítima, o professor foi assassinado com golpes de faca na região do pescoço. A Polícia Civil, que investiga o caso, informou que um adolescente de 16 anos foi apreendido em flagrante, durante a madrugada do domingo (27), e autuado pela morte de Kleber.
Carlos Jefter Cavalcanti, amigo e companheiro de trabalho de Kleber, contou que o professor tinha combinado de encontrá-lo para dar uma volta na praça pouco antes do crime.
“Ele tinha ido à missa. Quando saiu, ele disse a mim ‘olha, vamos dar uma volta, a gente se encontra na praça’. Ele foi subindo e eu vim descendo. Quando eu cheguei no local, ele não estava. Imaginei que ele tivesse atrasado e desci para encontrar com ele. Passei na frente do hospital, aí o pessoal me chamou e pediu para eu entrar”, contou.
Segundo Carlos Jefter, ele soube que o amigo havia sido esfaqueado dentro da unidade de saúde. Pouco tempo depois, foi informado da morte de Kleber.
“Ele foi meu professor do ensino médio, em 2004. Depois que terminou a escola, a gente se tornou grandes amigos. Eu acabei fazendo história por conta da inspiração e da admiração que eu tive por ele, e a gente ficou mais de 20 anos amigos. [...] Sempre trabalhávamos juntos, sempre. A gente se via todo dia”, dividiu.
A morte de Kleber também foi lamentada pelo Comitê de Cultura de Pernambuco, onde Kleber atuava como coordenador metodológico e também na produção das ações na Zona da Mata e Agreste.
“Professor de História, respeitado e amado em São Vicente Férrer, Kleber foi muito mais do que um educador: foi um elo entre saberes, afetos e possibilidades. Dedicou-se à formação de jovens, ao fortalecimento da cultura local e à produção audiovisual com sensibilidade, escuta e compromisso”, disse o comitê em nota.
Procurada, a Polícia Militar informou que apreendeu o adolescente suspeito de "ato infracional equivalente ao crime de homicídio" contra um homem de 45 anos. De acordo com a corporação, o jovem ainda feriu uma segunda vítima de identidade e idade não informadas.