Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

terça-feira, 29 de julho de 2025

Parceiros e pais são as principais influências nas decisões de viagem dos brasileiros, aponta Booking.com

Estudo revelou que cônjuges lideram como companhia mais influente nas decisões de viagem; já o maior desafio em família é manter a calma diante dos imprevistos

Uma nova pesquisa* da Booking.com — uma das principais empresas de reserva de hotéis, aluguel de temporada, voos e outros serviços de turismo —, realizada com viajantes brasileiros, revela que companheiros românticos e pais têm papel central na decisão por uma viagem. O levantamento, que analisa preferências por idade, gênero e região, mostra ainda quais são os maiores desafios de viajar em família e quem os brasileiros escolheriam como a companhia ideal.

Ao serem convidados a escolher uma única pessoa cuja companhia os faria mudar os planos de viagem, os brasileiros colocaram os cônjuges no topo da lista: mais de um terço (35%) dos entrevistados afirmaram que alterariam o roteiro para viajar com o parceiro ou a parceira. Esse percentual é ainda mais alto entre os mais velhos, chegando a 45% na faixa de 55 a 64 anos. Os pais aparecem em segundo lugar (16%), com destaque entre os jovens de 18 a 24 anos — 32% escolheram os pais como companhia prioritária — e entre os viajantes da região Nordeste (21%).

Os desafios das viagens em família

Lidar com imprevistos sem perder a paciência é, de longe, o maior desafio apontado ao viajar com a família: quase um terço dos brasileiros (29%) indicou essa dificuldade, com destaque para os viajantes com 65 anos ou mais (43%). Encontrar um plano que agrade a todos vem em seguida (27%), especialmente desafiador também para os idosos acima de 65 anos (33%).

Outros perrengues familiares também aparecem com frequência: voltar com mais bagagem do que levou (13%), fazer as malas de todos (12%) — com destaque para os nordestinos (15%) — e conseguir fazer as refeições no horário indicado (10%), também com leve aumento entre viajantes da região Nordeste (13%)

A companhia ideal para cada perfil

Diante da hipótese de escolher um criador de conteúdo famoso para acompanhar uma viagem, os brasileiros demonstraram preferências variadas. O perfil mais citado foi o de especialista em viagens econômicas (16%) — aquele que sabe encontrar voos baratos e acomodações com bom custo-benefício. Esse tipo de companheiro ideal foi especialmente popular entre as mulheres (18%). Na sequência aparece o influencer gastronômico (15%), conhecido por descobrir restaurantes imperdíveis em cada destino — sendo o preferido entre os homens (15%).

O terceiro lugar ficou com os criadores apaixonados por história (14%), que conquistam principalmente os públicos mais velhos: 21% entre os entrevistados com mais de 65 anos e 20% entre aqueles de 55 a 64 anos. Já os críticos de viagens de luxo, que conseguem upgrades e acessos exclusivos, foram escolhidos por 13% dos turistas brasileiros.

Entre os mais jovens (18 a 24 anos), o destaque vai para as celebridades do Instagram, especialistas em fotos perfeitas e conteúdo de viagem. Esse perfil foi apontado por 21% desse grupo, mas perde força com o avanço da idade — entre os 65+, foi citado por apenas 7% dos entrevistados.

*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada de maneira independente com 4.000 entrevistados da Argentina, Brasil, Colômbia e México. Para participar dessa pesquisa, as pessoas deveriam ter mais de 18 anos, terem viajado a lazer pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem nos próximos 12 meses. A pesquisa foi feita on-line em maio e junho de 2025.


Sobre a Booking.com 

Parte da Booking Holdings Inc. (NASDAQ: BKNG), a missão da Booking.com é tornar mais fácil a todas as pessoas conhecer o mundo. Ao investir na tecnologia, que ajuda a facilitar o processo de viagem, a Booking.com conecta milhões de viajantes com experiências memoráveis todos os dias. Para mais informações, siga a @bookingcom nas mídias sociais ou visite nosso site geral de notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário