Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

terça-feira, 15 de julho de 2025

Após cinco anos de sua partida, legado de Severino Cavalcanti ainda acende nos corações pernambucanos

Ele teve impacto na política local e nacional. Deixando uma trajetória complexa e multifacetada no cenário brasileiro

Na madrugada do dia 15 de julho de 2020, Severino Cavalcanti  partiu deixando a esposa, Dona Amélia, três filhos, seis netos e duas bisnetas. Seu velório não aconteceu devido à pandemia do Covid-19 na época, porém inspirou debates, diálogos e reflexão. Hoje cinco anos após o ocorrido, seu legado permanece, inspirando novos políticos.

Figura pública muito importante na região do Agreste Setentrional, Seu Zito como era conhecido, trabalhou muito em poucos anos, desafiando a sua sina, realizando obras significativas, e conseguindo um feito raro no país. 

O atual prefeito de João Alfredo José Antônio Martins, o popular Zé Martins (PSB) declarou toda sua gratidão a Seu Zito. “Minha gente querida, hoje a saudade toma conta dos nossos corações ao rememorarmos cinco anos do falecimento do nosso querido Severino Cavalcanti, Seu Zito. A palavras que nos define neste momento é gratidão”, declarou Zé.

Vice-prefeito de João Alfredo, Adeildo Cabôco (Avante), afirmou que Severino Cavalcanti foi um grande aliado, líder e serviu de inspiração para que ingressasse na política. “Admirava o trabalho de Severino Cavalcanti, era um grande homem e um grande entusiasta”, ressaltou Cabôco.

Trajetória

Vindo de uma família de agricultores, Severino José Cavalcanti Ferreira, mais conhecido como Seu Zito, nasceu no dia 18 de dezembro de 1930, na cidade de João Alfredo, Pernambuco. Começou sua vida política, sendo vereador na capital Recife, em seguida foi prefeito da cidade onde nasceu. 

Em seguida foi eleito deputado estadual por sete mandatos, entre os anos de 1967 e 1995 e deputado federal por três legislaturas, finalizando sua vida política, sendo novamente prefeito do município de João Alfredo de 2009 a 2013. No cenário político era conhecido por posições conservadoras. Segundo admiradores e familiares sua trajetória política foi marcada por altos e baixos.

Um dos momentos mais significativos da carreira política de Severino Cavalcanti ocorreu em 2005, quando foi eleito presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, neste mesmo ano foi acusado no caso do "mensalinho", que levou à sua renúncia da presidência da Câmara dos Deputados. O que afetou sua reputação. 

“Não podia existir coisa pior do que está acontecendo. A posição da presidente Dilma Rousseff não é segura, não se pode confiar que ela vá encontrar solução. O país está naufragando”, afirmou em entrevista na época. Esse episódio destacou questões de ética e corrupção na política brasileira e teve um impacto duradouro na percepção pública sobre a integridade dos políticos. 

Apesar das controvérsias, Severino Cavalcanti foi reconhecido por suas contribuições com diversas condecorações, incluindo a Ordem do Mérito Militar e a Ordem de Rio Branco. Essas honrarias refletem o reconhecimento de sua influência e serviço ao país.

Familiares de Seu Zito também trilharam pelos caminhos da política. De 1993 a 1997, seu filho, Severino Cavalcanti Júnior, foi prefeito do município de João Alfredo. A filha Ana Cavalcanti, fisioterapeuta foi preparada às pressas pelo pai, e conseguiu se eleger deputada estadual e secretária de Esportes da Prefeitura do Recife. 

Outro filho, José Maurício foi eleito deputado estadual por dois mandatos entre 2010 e 2018 e foi nomeado Secretário Executivo de Relações Institucionais no governo de Paulo Câmara e Secretário Executivo da Casa Civil.

Hoje, Severino Cavalcanti é lembrado por sua trajetória, inclusive sobre o impacto que ele teve na política local e nacional. Deixou um legado complexo e multifacetado na política brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário