Ação busca ampliar o acesso às políticas públicas de cultura, fortalecendo a democracia, a participação popular e cidadã e será realizada em todo o estado
O Comitê de Cultura de Pernambuco (CCPE), por meio dos Agentes Territoriais de Cultura (ATC), promove, a partir desta sexta-feira (11), uma série de ações de mobilização na Região Metropolitana do Recife, Mata Norte, Agreste e Sertão. As atividades, totalmente gratuitas, são voltadas para fazedores de cultura, técnicos, artistas, produtores e demais profissionais da área.
Realizada ao longo do mês de julho, a iniciativa tem como objetivo orientar e capacitar os participantes quanto aos caminhos possíveis para a execução e mobilização de ações culturais no estado. Entre os temas abordados estão a elaboração de projetos, o funcionamento das Leis de Incentivo à Cultura e demais assuntos relevantes para o setor. Alguns municípios também contarão com apresentações culturais de grupos locais atreladas aos eventos.
No Agreste, a mobilização será no domingo (13), das 8h às 16h, na Secretaria de Cultura de Santa Cruz do Capibaribe, com a “Oficina de Elaboração de Projetos e Leis Gerais de Incentivo à Cultura”. Já na Zona da Mata Norte, o evento “Gestão de Projetos Culturais com Foco na PNAB” acontecerá no Centro Cultural Mestre Zé Lopes, em Glória do Goitá, na terça-feira (22), das 14h às 18h.
Já na Região Metropolitana, o primeiro encontro acontece nesta sexta-feira (11), das 13h às 17h, no Compaz Dom Helder Câmara, no Recife, com o tema “Da Ideia ao Papel: Elaborando Projetos Culturais!”. No dia 25 de julho, será realizado o “Encontro para Estratégias de Mobilização em Rede no Cabo de Santo Agostinho”, no Palácio da Cultura, às 17h. Já no sábado, dia 26/07, o Pontão de Cultura Coco de Umbigada, em Guadalupe, Olinda, recebe o evento “Fazer Cultural em Movimento: Projetos, Políticas, Fomento e Redes”, a partir das 15h.
No Sertão, Petrolina recebe, na quarta-feira (16), a ação “Territórios que Criam: Formação em Projetos Culturais com Intervenções Poéticas e Populares”, no Centro Cultural Casa do Cordel Mulheres Cordelistas, a partir das 19h. Em Quixabá, o Quilombo Gia, no Sítio Gia, sedia o “Encontro das Comunidades Quilombolas do Pajeú”, na sexta-feira (18), das 8h às 13h.
Toda a programação da mobilização do Comitê de Cultura de Pernambuco, em parceria com os Agentes Territoriais de Cultura, pode ser conferida no Instagram: @comitedecultura_pe. As ações são coordenadas pelos Agentes Territoriais de Cultura Alice Barreto, Vivian Marvel, Maria Beatriz e Alice Ialodê, na RMR, Jackson Santos e Maria Edna, no Sertão, Jamile Ferreira, no Agreste, e Janaína de Santana, na Mata Norte.
“O propósito do CCPE é orientar e apoiar os fazedores de cultura do estado para ampliar o acesso às políticas públicas de cultura, fortalecendo a democracia e a participação popular e cidadã. Nessa rodada com os Agentes Territoriais, fortalecemos ainda mais esse entendimento, tendo em vista que eles, a partir de suas regiões, podem nos ajudar no desenvolvimento de ações direcionadas às necessidades do seu povo”, destaca Joana D’Arc Ribeiro, coordenadora-geral do Comitê de Cultura de Pernambuco.
Os Comitês de Cultura são redes formadas por agentes, coletivos e instituições articuladas por organizações da sociedade civil, integrando o Programa Nacional de Comitês de Cultura (PNCC), estabelecido pelo Ministério da Cultura (MinC). Essas organizações, selecionadas por meio de editais, desenvolvem ações como mobilização social; formação em direitos e políticas culturais; apoio à elaboração de projetos e parcerias; comunicação social; e difusão de informações sobre políticas culturais.
Em Pernambuco, o CCPE desempenha um papel estratégico com um plano de trabalho que prevê mais de 120 atividades até o final de 2026. As ações são conduzidas por três Organizações da Sociedade Civil (OSCs): a Associação de Filhos e Amigos de Vicência – AFAV (Mata Norte/Agreste); o Movimento Cultural Cores do Amanhã (Região Metropolitana do Recife); e a Associação Estação da Cultura (Sertão).
Nenhum comentário:
Postar um comentário