Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

terça-feira, 15 de julho de 2025

Governo de Pernambuco abre processo licitatório para a construção de duas Escolas em Tempo Integral

O edital e seus anexos estão disponíveis na internet

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação, abriu, no último sábado (12), o processo licitatório para a contratação das empresas para execução de obras de duas Escolas em Tempo Integral (ETIs). As unidades de ensino serão construídas nos municípios de Caruaru, no Agreste, e em Petrolina, no Sertão. A aquisição do edital e seus anexos estão disponíveis no sistema do Portal de Compras Públicas e no Portal Eletrônico da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab). O valor estimado para a construção dessas duas escolas será de mais de R$ 20 milhões, com recurso do Tesouro do Estado de Pernambuco.


Com essas, já são três licitações abertas neste mês para construção de ETIs, já que, na primeira semana de julho, iniciou-se o processo licitatório para a contratação de uma empresa especializada na execução de obras no município de Bom Conselho, no Agreste.

Para o secretário de Educação do Estado, Gilson Monteiro, essa licitação representa mais um marco para a educação pública de Pernambuco. “A construção dessas escolas tem um significado muito importante para o governo e para a SEE, porque não atende apenas regiões que realmente refletem de novas escolas com melhor infraestrutura para receber os estudantes, mas também reflete a visão da governadora Raquel Lyra de descentralizar a gestão, levando para o interior a capacidade de planejamento e oferecendo a todos os municípios condições de contar com equipamentos capazes de atender à demanda de estudantes”, destacou.

As escolas serão implantadas para atender os dois ciclos do ensino fundamental compostos pelos segmentos do 1º ao 9º ano, com capacidade de atendimento para até 910 alunos, em dois turnos (matutino e vespertino), ou 455 alunos em período integral, tendo as treze salas de aula apresentando as mesmas dimensões e com capacidade máxima de 35 alunos.


O projeto baseia-se nas necessidades de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, nos aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais e possui dez blocos distintos termais, sendo identificados de “A” a “J”, sendo esses blocos para atender as áreas de serviço, administrativo, multiuso/biblioteca, salas de aula e a quadra poliesportiva. Os blocos são interligados por circulação coberta e, nas áreas externas, estão playground, jardins, horta, bicicletário, pátio de serviço e castelo d'água.


De acordo com o secretário de Projetos Estratégicos, Rodrigo Ribeiro, e ssas publicações marcam um avanço significativo no âmbito do programa Juntos pela Educação. "Atendendo à orientação do governador, temos como prioridade expandir e aprimorar a infraestrutura da educação em todas as regiões do Estado, com foco especial nas áreas mais necessitadas. As novas ETIs em Caruaru e Petrolina serão estruturas fundamentais, ampliando as oportunidades para crianças e jovens e impulsionando o desenvolvimento local", destacou.


"O acompanhamento e a supervisão dessas obras pela Cehab visam garantir um resultado que eleve Pernambuco a um novo patamar nesse modelo escolar. Seu projeto inovador e a execução de sua obra podem influenciar diretamente no desenvolvimento das diretrizes de ensino e até no rendimento escolar dos estudantes", orienta o diretor-presidente da Cehab, Paulo Lira.


O prazo de execução será de dez meses contados a partir dos dados de emissão da ordem de serviço.


Para outras informações, os interessados devem ligar para o número (81) 3182-7527 ou enviar e-mail para celoe@cehab.pe.gov.br .


Licitação em andamento

O município de Bom Conselho, no Agreste pernambucano, também será contemplado com a implantação de uma nova Escola em Tempo Integral (ETI). Desde o início de julho, está em andamento o processo licitatório para a contratação de uma empresa especializada na execução da obra.

A unidade de ensino será construída no Sítio Angico, localizada na Zona Rural, com investimento estimado em mais de R$ 10 milhões. O prazo previsto para conclusão da construção é de dez meses, contado a partir da emissão da ordem de serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário