Aos 40 anos, pernambucana consolida hegemonia com cinco medalhas e segue invicta em provas históricas
Carol, que compete na classe S12 (baixa visão), subiu ao lugar mais alto do pódio nos 100m livre, nos 50m livre, nos 100m costas e no revezamento 4x100m medley 49 pontos (para atletas com deficiência visual). A prata veio no revezamento 4x100m livre 49 pontos, no qual o time brasileiro fez o tempo de 3min56s28.
“Participar de mais um Mundial pela seleção foi uma alegria imensa. Mais do que as medalhas, esse campeonato marcou o início da preparação para as Paralímpiadas de Los Angeles 2028. Cada prova, detalhe, experiência vivida vai servir de combustível na construção desse novo ciclo paralímpico. E não posso deixar de destacar o papel essencial do Time Pernambuco, que está comigo desde o início e tem sido fundamental em cada conquista”, destacou Carol.
Com esse desempenho, Carol alcançou o tricampeonato mundial nos 100m costas e fez história ao conquistar o tetracampeonato invicta nos 50m e 100m livre, títulos conquistados ao longo das últimas edições de Campeonatos Mundiais de Natação Paralímpica, em Londres 2019, Ilha da Madeira 2022, Manchester 2023 e agora Singapura 2025.
Maior campeã paralímpica brasileira da história, título conquistado nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, com 10 medalhas em Paralimpíadas: 6 ouros, 3 pratas e 1 bronze. Carol ampliou também a sua marca como maior medalhista da delegação nacional em Mundiais, somando agora 19 pódios: 13 ouros, 4 pratas e 2 bronzes.
O desempenho da pernambucana reflete sua dedicação e talento, mas reforça a importância do apoio do programa Time Pernambuco, da Secretaria de Esportes do Governo de Pernambuco, que incentiva atletas de alto rendimento e valoriza a representatividade do Estado no cenário esportivo mundial.
“O desempenho de Carol Santiago no Mundial é motivo de orgulho para todo o povo pernambucano. Para nós, é uma grande satisfação ver que o apoio do Time Pernambuco contribui diretamente para que atletas alcancem conquistas históricas e levem o nome do Estado ao cenário esportivo mundial”, declarou a secretária de Esportes, Ivete Lacerda.
Fotos: Wander Roberto e Marcello Zambrana/CPB
Nenhum comentário:
Postar um comentário