Rosa Amorim (PT) qualificou os movimentos que levaram à decisão da governadora como marcos históricos na luta antirracista. De acordo com a parlamentar, é a primeira vez que o Governo do Estado reconhece que um certame público não pode acontecer sem que haja a reserva de vagas para negros, indígenas e quilombolas.
“Foi a indignação e a mobilização da população diante da ausência de cotas que levou o Governo a suspender temporariamente as inscrições do concurso, reconhecendo a necessidade urgente de inclusão racial. Isso foi um ato político de profunda importância. Eu diria que a gente está diante de um fato histórico”, declarou.
EDITAL – Rosa Amorim defendeu as cotas nos concursos e na administração pública do Estado. Foto: Jarbas Araújo
A gestão estadual anunciou o envio da matéria na última sexta (10) em regime de urgência. O texto institui a reserva de 30% das vagas ofertadas para pessoas pretas, pardas, quilombolas e indígenas. A parlamentar pediu a colaboração dos colegas para que o projeto seja apreciado rapidamente.
Guerra
Renato Antunes (PL) se dirigiu à comunidade judaica e celebrou a libertação dos reféns israelenses que estavam sob o poder do grupo terrorista Hamas, no território palestino da Faixa de Gaza, desde outubro de 2023. A libertação faz parte do cessar-fogo firmado entre Israel e Hamas na última quinta (10).
Antunes destacou o sofrimento das famílias dos reféns e a importância do diálogo como caminho para a paz. O parlamentar também elogiou o empenho do presidente americano Donald Trump na mediação histórica entre Israel e os países árabes. “Que cada um de nós ao olhar para esse episódio se recorde que nenhum esforço pela vida é em vão e que a verdadeira grandeza de um líder se mede pela sua capacidade de promover a paz”, concluiu.
O deputado também homenageou Maria Corina Machado, líder da oposição venezuelana, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Para o parlamentar, a trajetória da venezuelana vai na contramão daqueles que chamam ditadores de companheiros, tornando-se cúmplices da opressão.
PAZ – Renato Antunes comemorou a libertação dos reféns e o Nobel para Maria Corina Machado. Foto: Jarbas Araújo
Metanol
Coronel Alberto Feitosa (PL) anunciou que a Comissão de Justiça, presidida por ele, vai apreciar nesta terça (14) os projetos de lei que tratam do problema da adulteração de bebidas com metanol. No total, cinco matérias foram protocoladas neste sentido e serão unificadas em uma única proposta. De acordo com o parlamentar, os textos apresentados buscam regulamentar a produção, o armazenamento e a comercialização das bebidas, além da oferta de medicamento gratuito para quem for diagnosticado com intoxicação por metanol.
JUSTIÇA – Coronel Alberto Feitosa anunciou a votação de projetos sobre metanol na Comissão. Foto: Jarbas Araújo
“Nós, parlamentares estaduais, estamos atentos ao que ocorre com a sociedade e estaremos entregando, em tempo recorde, uma legislação que será pioneira em todo o Brasil”, declarou. Em comentário ao pronunciamento de Feitosa, João Paulo Costa (PCdoB) agradeceu a inclusão dos projetos de sua autoria no grupo de matérias apreciadas.
O deputado do PL também se posicionou sobre o acordo de paz entre Israel e Hamas e a libertação dos reféns israelenses. Para o deputado, o grande responsável pelo fim do conflito é o presidente americano Donald Trump que, segundo ele, teria sido firme em suas ações de negociação.
O deputado solicitou, ainda, um minuto de silêncio para homenagear o empresário e ex-deputado estadual Manoel Aroucha, que faleceu no último sábado (11), e o comunicador Flávio Melo, do Blog Bezerros Hoje, que morreu após acidente de trânsito, no domingo (12).
Moscas
AGROPECUÁRIA – Luciano Duque denunciou o problema das moscas em São Bento do Una. Foto: Jarbas Araújo
O aumento da população de moscas domésticas em São Bento do Una, no Agreste Central, pautou o pronunciamento de Luciano Duque (Solidariedade). O deputado destacou que, após uma averiguação realizada pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) em parceria com a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), foi constatado que o manejo inadequado do adubo cama de galinha, somado às chuvas mais intensas e prolongadas neste ano, tornou o ambiente propício para proliferação de moscas.
Duque ressaltou que a região se destaca pela produção de ovos e de carne de frango. “Essa força produtiva que nos orgulha também traz desafios, especialmente os relacionados ao grande volume de matéria orgânica gerado pelas granjas”, pontuou. Ele afirmou que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vai realizar estudos técnicos para buscar soluções permanentes e sustentáveis para o problema.
Juventude
Cayo Albino (PSB) registrou a apresentação PEC nº 29/2025, de sua autoria, que cria o Orçamento da Juventude em Pernambuco. A proposta tem como objetivo instituir um instrumento de planejamento, transparência e priorização de políticas públicas voltadas às pessoas com idade entre 15 e 29 anos.
“Os jovens, que representam uma parcela expressiva da população, vivem um período determinante das suas vidas, e precisam de oportunidades reais para estudar, trabalhar, empreender e participar da construção do Estado”, afirmou.
EMENDA – Cayo Albino defendeu a PEC de sua autoria que cria em Pernambuco o orçamento da juventude. Foto: Jarbas Araújo
O parlamentar ressaltou que a proposta não cria novos gastos, mas organiza as iniciativas já existentes. Albino também destacou outros projetos da autoria dele que abrangem áreas como saúde, educação, assistência social, cultura, turismo e sustentabilidade.
Infância
A concessão da Comenda Governadores pela Alfabetização das Crianças na Idade Certa à governadora Raquel Lyra foi comemorada por Débora Almeida (PSDB). A premiação, que está em sua primeira edição, é promovida pelo Senado Federal e contempla gestores que se destacam na criação de políticas públicas voltadas à alfabetização infantil.
A parlamentar tucana salientou que a iniciativa é resultado de uma parceria entre o Senado, o Ministério da Educação e a Unesco, e avalia os estados com base em eixos fundamentais. “Essa é uma das maiores honrarias concedidas a um chefe de Executivo estadual e reconhece o compromisso com aquilo que é mais essencial para o futuro de um povo: a educação das nossas crianças.”
ALFABETIZAÇÃO – Débora Almeida parabenizou a governadora Raquel Lyra pelo recebimento de comenda no Senado. Foto: Jarbas Araújo
Por fim, Débora Almeida ressaltou a votação, em segunda discussão, de projeto de sua autoria, que regulamenta a produção de queijos autorais em Pernambuco. Segundo a deputada, o Estado, especialmente o Agreste, tem uma tradição secular na produção de queijos. Conforme frisou, a proposição é uma forma de permitir que o talento dos produtores possa se desenvolver.
Ambulância
O suposto uso indevido de uma unidade de UTI móvel concedida ao município de São Bento do Una (Agreste Central) voltou a repercutir no Plenário. Em resposta à acusação levantada por Débora Almeida na reunião da última quinta (9), Diogo Moraes (PSDB) esclareceu, por meio de um ofício enviado pela Prefeitura, que a ambulância vem sendo utilizada para atender ocorrências de urgências e emergências que foram devidamente registradas, e que a prática é autorizada por regulamentação médica.
AMBULÂNCIA – Diogo Moraes respondeu a acusações de mau uso de UTI móvel em São Bento do Una. Foto: Jarbas Araújo
Moraes acrescentou ainda que a presença da ambulância na Casa de Apoio de São Bento do Una, localizada no Recife, é necessária para a realização de procedimentos logísticos e operacionais, não se configurando, portanto, como serviço de tratamento fora do domicílio (TFD), como havia apontado Almeida. “Agradecemos a ambulância, mas a usamos conforme manda a lei e a necessidade da população. A ambulância vai transportar quantas pessoas necessitarem dela e não vamos descaracterizar seu funcionamento”, afirmou.
Escolas
Izaías Régis (PSDB) registrou os aniversários de 110 anos do Colégio Diocesano e de 125 anos do Colégio Presbiteriano 15 de Novembro, ambos em Garanhuns (Agreste Meridional).
O deputado salientou a importância do município na formação de centenas de estudantes pernambucanos. “A educação é a única coisa que desenvolve, então eu fico muito alegre com esses colégios que são centenários em Garanhuns”, enfatizou.
ESCOLA – Izaías Régis celebrou os 110 anos do Colégio Diocesano de Garanhuns. Foto: Jarbas Araújo
Consumidor
João Paulo Costa anunciou que vai propor a criação do Dia Estadual do Advogado Consumerista, a ser celebrado em 11 de outubro. A data em reconhecimento à categoria foi, segundo ele, um pedido feito pela OAB Pernambuco durante o seminário que marcou os 35 anos do Código Brasileiro de Proteção e Defesa do Consumidor, na última sexta (10).
DATA – João Paulo Costa defendeu a criação do Dia do Advogado Consumerista em 11 de outubro. Foto: Jarbas Araújo
“No evento, a gente pôde reafirmar nosso compromisso em continuar fazendo audiências públicas e apresentando projetos de lei para coibir maquiagens de preços, valores abusivos, fraudes e golpes”, observou. “Também vamos garantir a atualização do Código de Defesa do Consumidor de Pernambuco, debatendo pautas atuais como a economia digital e a inteligência artificial.”
Fonte: Alepe
Nenhum comentário:
Postar um comentário