O Governo do Estado vai investir R$ 110 milhões na restauração e requalificação da antiga Fábrica Tacaruna, onde será implantado o Centro de Formação de Profissionais da Educação de Pernambuco (CEFORPE). Além de oferecer um espaço destinado à formação inicial e continuada dos profissionais da educação, a gestão estadual vai garantir a preservação de um patrimônio arquitetônico de Pernambuco. O edital de licitação para contratação da empresa que ficará responsável pelas obras foi publicado na edição desta terça-feira (23) do Diário Oficial.
Com uma área de mais de 6 mil m², o CEFORPE será um espaço de uso multidisciplinar, favorecendo práticas pedagógicas inovadoras. O equipamento terá nove salas de aula; seis laboratórios básicos (química, física, matemática, biologia, informática e robótica); seis laboratórios especializados (língua brasileira de sinais, educomunicação, maker, teatro e corporal, música e línguas); um laboratório multiuso; duas salas de recursos pedagógicos; biblioteca; três estúdios de TV; uma mini gráfica; uma rádio escola; e espaço de convivência aberto ao público.
“O Ceforpe é mais um equipamento que será entregue pelo Governo do Estado e que ratifica o nosso compromisso em fomentar a Educação de Pernambuco, que já é referência no Brasil. Entregaremos um prédio com uma excelente infraestrutura e com espaço suficiente para acolher todos os profissionais de educação da Rede Estadual que participam das formações”, destaca o secretário de Educação, Gilson Monteiro.
“A Fábrica Tacaruna é um lugar emblemático da paisagem cultural entre Recife e Olinda, cidades que estão conectadas pela vizinhança e pela história. A restauração desse monumento representa não apenas a preservação de um patrimônio, mas a sua ressignificação como um lugar vivo, voltado à difusão e à multiplicação do conhecimento”, afirma a presidente da Fundarpe, Renata Borba.
O desenvolvimento do projeto teve o apoio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), da Secretaria Estadual de Educação (SEE) e da Secretaria de Projetos Estratégicos (Sepe), com o objetivo de encontrar soluções arquitetônicas compatíveis com a preservação do conjunto fabril. O projeto prevê a conservação das fachadas e das paredes internas remanescentes e a implantação de uma nova estrutura contemporânea independente, sem interferência física nas alvenarias já existentes. O objetivo da proposta foi garantir a preservação e a organização original dos pavimentos.
“Essa é uma notícia esperada há muitos anos pelo povo pernambucano, que lamentou, por anos, a degradação de um espaço histórico e emblemático para o Estado. Agora, graças à sensibilidade da governadora Raquel Lyra, a Fábrica Tacaruna vai voltar a ser um espaço moderno e imponente, que nunca deveria ter deixado de ser, voltado para a formação de profissionais da educação. É uma excelente notícia para a educação pública de Pernambuco, mas também para a memória do Estado”, comemora o secretário de Projetos Estratégicos, Rodrigo Ribeiro.
As obras serão fiscalizadas pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab). O prazo para conclusão é de 18 meses, contados a partir da assinatura da ordem de serviço. "Pernambuco hoje promove um investimento arrojado de restauração e implementação de infraestrutura. Em todo o Estado, estamos trabalhando para criar uma nova infraestrutura em diversas áreas. No caso da Fábrica Tacaruna, a exemplo do que estamos fazendo no Hospital Ulysses Pernambucano, mais do que uma requalificação, as obras representam o cuidado com um patrimônio que faz parte da história e da memória afetiva de todos os pernambucanos”, afirma o diretor-presidente da Cehab, Paulo Lira.
PATRIMÔNIO HISTÓRICO - Inaugurada em 1895, a Fábrica Tacaruna teve sua produção têxtil encerrada em 1922. Bem tombado em nível estadual desde 1994, a antiga fábrica Tacaruna também está inserida na Zona Especial de Preservação Histórica, no âmbito municipal. Do conjunto original, foram preservadas as fachadas históricas, além da antiga chaminé.
Nenhum comentário:
Postar um comentário