Programação será extensa, com celebrações culturais e religiosas
No próximo sábado, dia 20 de dezembro, o município de Machados, no Agreste Setentrional de Pernambuco, celebra 62 anos de Emancipação Política. As comemorações, na conhecida “Capital da Banana”, contam com hasteamento da bandeira, entrega de novo veículo para a Coordenadoria da Mulher, Feira de Artesanato e Culinária, Missa Solene, Encontro de Bandas Marciais e Fanfarras, além do festival de prêmios “IPTU Premiado”.
A programação tem início logo cedo, às 7h30, com o hasteamento da bandeira, em frente à sede do município. Reforçando a segurança e fortalecendo as políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher, às 8h30 acontece a entrega de um novo veículo destinado à Coordenadoria da Mulher.
Na Igreja Matriz da cidade, às 9h, será celebrada a Missa Solene em ação de graças pelos 62 anos de emancipação política de Machados. Encerrando a programação festiva, à tarde, a partir das 14h, na Praça São Sebastião, ocorre o Encontro de Bandas Marciais e Fanfarras, seguido do festival de prêmios “IPTU Premiado”.
Durante todo o dia de celebrações, o município promove a Feira de Artesanato e Culinária, com exposição e comercialização de produtos e serviços dos próprios munícipes.
Conhecida como a “Terra da Banana”, Machados também vem se destacando pelo cultivo de outras frutas, a exemplo da pitaya. Agricultores rurais têm investido na produção como alternativa para o aumento da renda familiar.
Os agricultores Severino Hidelfonso e Carlos Lira foram os primeiros a produzir a fruta no município, em propriedades com áreas entre 500 e mil metros quadrados. “As primeiras mudas de pitaya vieram de Petrolina no Sertão de Pernambuco e de Salgado de São Félix na Paraíba. Tomamos conhecimento da cultura, fomos até lá, conversamos com produtores e conseguimos as mudas para iniciar o cultivo”, relataram.
O município possui clima tropical semiárido, propício para o cultivo da pitaya e de diversas outras frutas, como caju, açaí e limão. As condições climáticas são caracterizadas por temperaturas elevadas e índices pluviométricos baixos e irregulares ao longo do ano.
Desde de anos passados, às margens da PE-89, no Sítio Califórnia, a produção de açaí tem chamado a atenção. Por ser uma cultura ainda recente no município, agricultores da localidade vêm inovando com a produção do café com açaí, produto que tem ganhado destaque, atraído compradores e movimentado a economia local, fortalecendo a região do Agreste pernambucano.
A cidade vive atualmente um novo ciclo de crescimento impulsionado pela fruticultura. A pitaya já é utilizada na produção de sucos, doces, sorvetes e picolés, como o já conhecido “picolé de pitaya”.
O açaí também integra a cadeia produtiva local, sendo consumido em polpas, sucos e até em preparos semelhantes ao café regional.
Essas culturas fortalecem o empreendedorismo local, geram renda e despertam interesse turístico e gastronômico.
Esses produtos estarão expostos e à venda na Feira de Artesanato e Culinária de Machados durante toda a programação festiva do próximo sábado, dia 20 de dezembro.
Artesanato
Machados é reconhecida pelo cultivo de frutas e pelo título de Capital da Banana. No município, doces e licores são produzidos a partir da banana, e o artesanato se destaca pela diversidade, com peças confeccionadas a partir da palha da bananeira, além de bordados e pinturas.
As artesãs empreendedoras confeccionam cestos, peças decorativas, jarros e utilitários utilizando a palha e a fibra da bananeira.
Com a proximidade das festas de fim de ano, cresce a procura por esses produtos, tanto por moradores quanto por visitantes e turistas, que buscam opções para presentear ou decorar suas residências nesse período especial.
Educação
Em 2025, o município de Machados alcançou o índice de 96,75% de crianças alfabetizadas na idade certa, segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). O resultado coloca a cidade em segundo lugar no ranking estadual, Machados recebeu o Selo Prata do Indicador Criança Alfabetizada (ICA), consolidando-se como referência em alfabetização infantil.
De acordo com a secretária de Educação, Maria Fernandes, o desempenho positivo é resultado de planejamento estratégico, acompanhamento constante e valorização dos professores.
O município também desenvolve o Programa Alfabetiza Machados, que articula formação continuada, acompanhamento pedagógico e bonificação por resultados, além de encontros bimestrais voltados ao fortalecimento das práticas docentes.
Machados superou 182 dos 184 municípios pernambucanos e já ultrapassou, com ampla margem, a meta nacional de 80% de alfabetização até 2030.
Nenhum comentário:
Postar um comentário