Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

Município de São Vicente Férrer completa 72 anos reforçando identidade e turismo

O ano ainda não acabou e, no Agreste Setentrional de Pernambuco, haverá festa com a comemoração dos 72 anos de emancipação política do município de São Vicente Férrer. Nesta terça-feira (30), a programação festiva começa cedo, às 6h, com uma Alvorada, seguida da Santa Missa na Igreja Matriz da cidade a partir das 9h.


Ao longo do dia, uma feira cultural expõe peças produzidas por artistas da terra, que contam com um ponto de apoio na Cooperativa de Artesãos Fio e Renda. No local, artesãos e culinaristas inovam ao produzir itens derivados da fibra da bananeira e uma rica variedade de iguarias, como licores, cachaças, bolos, banana-passa e chips de banana. A Cooperativa também oferece produtos tradicionais derivados da mandioca, como beiju, pé de moleque e tapioca, diversificando o artesanato e a culinária da localidade.


Esses artistas participam com destaque das maiores feiras de artesanato da América Latina, como a Fenearte e a Agrinordeste, entre outros eventos culturais da região. Segundo a Secretaria Municipal de Agricultura, visando o estímulo e o incentivo ao empreendedorismo, o órgão realizou, durante todo o ano de 2025, diversos cursos de capacitação e aperfeiçoamento para a população vicentina — alguns deles direcionados especificamente ao grupo de artesanato. São Vicente Férrer possui acordo de parceria com o SEBRAE e é parceiro do SENAI, SENAC e SENAR.


História, Belezas Naturais e Destaque na Produção de Banana


Com clima suave e solos férteis, o município do Agreste Setentrional se consolida como um dos maiores produtores de banana do estado de Pernambuco, apresentando também forte produção de uva-Isabel e goiaba. Reconhecido oficialmente como Capital Estadual da Banana pela Lei nº 14.313/2011, possui atualmente cerca de 6.000 hectares de banana. Destaca-se também na fruticultura com 400 hectares de goiaba de mesa (variedade Paluma) e na produção de uva (variedade Santa Isabel), com área de cultivo estimada em 100 hectares.


Com uma população de mais de 18 mil habitantes, São Vicente Férrer é conhecido por ser um "brejo", ou seja, uma área de exceção climática. A comercialização da produção é realizada no mercado local, no CEASA (Recife) e em feiras livres de cidades circunvizinhas, além de grandes redes de supermercados, como a Q Delícia Frutas e Frutas Vale do Siriji.


A produção do município alcança estados vizinhos como Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Maranhão, chegando também a Manaus (AM) em determinados períodos do ano. A região conta com quatro agroindústrias de processamento que absorvem parte da produção local, produzindo polpas de frutas e distribuindo para a região e estados vizinhos, gerando emprego e renda.


Riquezas naturais e Pecuária


Em termos de recursos naturais, a localidade dispõe de importantes remanescentes de Mata Atlântica, centenas de nascentes e diversos riachos, córregos e açudes. Na pecuária, o município possui um rebanho de aproximadamente 5.000 cabeças.


No setor ambiental, a região abriga uma Unidade de Conservação e Preservação da Vida Silvestre, tombada pelo Governo do Estado, com 624 hectares. No local, visitantes, turistas e munícipes podem desfrutar de exuberantes belezas naturais, incluindo florestas, bicas e cachoeiras.


Personalidades


São Vicente Férrer é berço de personalidades que se destacaram no cenário artístico e político nacional, tais como Manoel Borba, Edson Régis, Aluízio Inojosa, Moura Cavalcanti, Edmir Régis, Alcedo Marrocos, Marinês e Sua Gente e Ed Carlos. A cidade é reconhecida como a terra de sanfoneiros, violeiros, repentistas, cordelistas e contadores de histórias, confirmando sua vocação hospitaleira e singular.

A sede do município está estrategicamente localizada no Vale do Siriji, no Planalto da Borborema. A paisagem local é emoldurada por montes verdejantes, oferecendo uma visão panorâmica espetacular a partir do Mirante do Cruzeiro. Na região, destacam-se os distritos de Siriji (Vila); Chã do Esquecido — famoso pela produção de uva-Isabel, goiabas e licores — e Estreito, com ênfase na produção de uvas e bananas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário