Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Spok e Armandinho fazem show inédito e gratuito no Recife em homenagem ao frevo

Encontro dos ícones dos carnavais pernambucano e baiano será na Praça do Arsenal, no dia 13 de dezembro

Dois dos principais nomes do carnaval brasileiro, maestro Spok e Armandinho Macedo se reúnem para show inédito em homenagem ao frevo na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, no dia 13 de dezembro (sábado), às 18h. “Frevo pernambucano, sotaque baiano” é a primeira apresentação inteira dos dois juntos - ambos já fizeram participações especiais mútuas em shows anteriores. FOTOS: https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1u3oywIRVKiLSGjW_s9wo5o0PnVnbpebu


“Eu estou muito feliz. É um encontro muito bacana para mim e muito importante para o frevo como linguagem musical”, comemora Spok. “Já fizemos algumas coisas juntos, mas nunca dividimos um show juntos. É o encontro de dois carnavais, de dois músicos de dois estados com grandes carnavais, de duas linguagens, dois sotaques, mas um só amor, que é o frevo”, define ele. 

Além da apresentação, o festival contempla ainda a roda de conversa "A arte de criar a partir da tradição" no Paço do Frevo, também no sábado, às 10h30. Na ocasião, os artistas, responsáveis por grandes inovações para ritmos tradicionais do Nordeste, revisitam a tradição nordestina com um toque moderno e inovador, deixando um grande legado para a música brasileira. O acesso é mediante o ingresso do museu - R$ 10 e R$ 5 (meia).

“Frevo pernambucano, sotaque baiano” marca a estreia do Fest Brasil: Festival de Arte e Cultura Brasileira, realizado pela instituição brasiliense Amigos do Futuro com o Ministério da Cultura e o Governo Federal, com apoio da Prefeitura do Recife. O objetivo do projeto é promover um encontro de Pernambuco com a Bahia através do diálogo entre dois carnavais, dois sotaques e uma mesma paixão: o frevo.

O repertório passeia por frevos de rua e frevos de bloco, incrementados por improvisações sofisticadas. Junto a consagrados frevos pernambucanos, figuram composições de Moraes Moreira, como “Chão da praça” e “Vassourinha elétrica”, sobre as influências do frevo na musicalidade do carnaval baiano. Homenagem composta por Spok para o saudoso amigo baiano, “Moraes é frevo” também foi escalada. 

Estão no setlist “Passo de anjo”, “Último dia”, “Voltei Recife”, “Último regresso”, “Hino do Elefante de Olinda” e “Vassourinhas”, obrigatórias nos palcos e nas ruas durante o período momesco. No encerramento, os amigos prestam um tributo ao grande Luiz Gonzaga, com “Pagode russo”, parceria com João Silva incorporada aos repertórios carnavalescos.

Virtuosos instrumentistas, Maestro Spok e Armandinho Macedo acumulam prêmios, elogios e performances no Brasil e no mundo. Spok é reconhecido por transformar e elevar o status do frevo internacionalmente. Armandinho é o idealizador do trio elétrico de Dodô e Osmar - seu pai -, criação que revolucionou o carnaval baiano, e carrega o legado da guitarra baiana. Eles se apresentam na companhia de Julio Cesar Marques Leon (baixo), Yacoce Costa Simões (teclado), Citnes Dias de Jesus (percussão) e Lieve Ferreira (guitarra) e Doug Brito (bateria) em noite dedicada ao frevo e ao improviso. 


SERVIÇO

Roda de Conversa com Armandinho Macedo e Maestro Spok

Quando: 13 de dezembro, às 10h30

Onde: Paço do Frevo (Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife)


Show “Frevo pernambucano, sotaque baiano”

Data: 13 de dezembro de 2025

Local: Praça do Arsenal 

Horário: 18h

Nenhum comentário:

Postar um comentário