Ação é voltada para pacientes da lista de espera do hospital, que já foram agendados nos dias 26, 27 e 28 deste mês
Doze pacientes serão beneficiados com mais um Mutirão de Cirurgias Bariátricas e Metabólicas, que será realizado pelo Hospital das Clínicas da UFPE, nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro, ação que marca tradicionalmente o Dia Mundial de Controle da Obesidade (celebrado em 4 de março) no HC. Unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o HC é referência nacional na especialidade e primeiro hospital do País a ter implantado um programa de Residência Médica em Cirurgia Bariátrica e Metabólica.
“É muito importante a realização de mutirões cirúrgicos como esse porque eles beneficiam os pacientes, fazem a fila andar de maneira mais célere, além de promover a divulgação sobre esse tipo de cirurgia e sobre a necessidade de aumentar o quantitativo de serviços e de procedimentos no Brasil para o controle da obesidade severa”, comenta a chefe da Unidade de Clínica Cirúrgica do HC, Marcella Lopes, uma das organizadoras do mutirão.
A gestora e enfermeira explica que o perfil dos pacientes são aqueles que já estão na lista de espera do HC e prontos para a cirurgia por terem cumprido todas as etapas anteriores do programa de tratamento multidisciplinar de controle da obesidade severa.
As 12 pessoas serão submetidas ao procedimento por via laparoscópica, técnica que o HC já utiliza há cerca de 20 anos, sendo um dos pioneiros do Brasil no SUS. Ela é a mais atualizada, minimamente invasiva e realizada em tempo menor, o que garante uma recuperação mais rápida e com menos complicações cirúrgicas imediatas e no pós-cirúrgico dos pacientes. “É possível que a gente consiga operar mais pacientes (além desses 12) ao longo da primeira semana de março (em homenagem ao Dia Mundial de Controle da Obesidade)”, completa Marcella Lopes.
O Programa de Tratamento Cirúrgico da Obesidade do HC é integral e multiprofissional, incluindo acompanhamento nutricional e psicológico, a adoção de um programa de prática de exercícios físicos e uso de medicação, além da cirurgia bariátrica nos casos indicados. Os pacientes são acompanhados por uma equipe formada por nutricionistas, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, médicos, psicólogos, fonoaudiólogos e profissionais de educação física.
Obesidade
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade é definida como o excesso de gordura corporal em quantidades que causem risco à saúde. Uma pessoa é considerada obesa quando o Índice de Massa Corporal (IMC) é maior ou igual a 30 kg/m2, tendo três graus, sendo o mais grave acima de 40kg/m². A faixa de IMC considerada ideal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2. Entre 25 e 29,9kg/m², considera-se como sobrepeso (acima do peso desejado). O IMC é calculado dividindo o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em m).
A doença também pode favorecer o surgimento de outros problemas, como a diabetes tipo 2, hipertensão e doenças cardiovasculares, por exemplo. A OMS estima que 2,3 bilhões de adultos no mundo, em 2025, estejam acima do peso, sendo 700 milhões com obesidade (IMC acima de 30 kg/m²). No Brasil, a prevalência de obesidade quase dobrou de 2006 para 2019, atingindo 20,3% da população adulta (57% quando combinado com o sobrepeso). Até 2030, estima-se que a prevalência de obesidade chegue aos 29,6% dos adultos (68,1% quando combinado com pessoas com sobrepeso).
Além das cirurgias e mutirões, o HC realiza reuniões bimestrais para orientar pacientes e familiares sobre o tratamento da obesidade.
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário