Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

João Luís e Ricardo Teobaldo divergem sobre situação do LIMOPREV



O Projeto de Lei (PL) 001/2018, que pede o parcelamento do débito do Fundo de Previdência dos Servidores Municipais de Limoeiro (LIMOPREV), foi adiado para sexta-feira (2) por uma decisão pessoal do presidente da Câmara Municipal de Limoeiro, vereador Juarez Cunha (DEM).

Anteriormente, o PL estava na pauta desta terça (27). Juarez disse que o adiamento teve como objetivo dar mais tempo para que os vereadores de oposição pensem sobre a decisão. A matéria exige dois terços, ou seja, 10 votos favoráveis dos 15 vereadores existentes, mas a oposição conta com seis.

Na manhã desta terça, o prefeito de Limoeiro, João Luis (PSB), convocou a imprensa e representantes da sociedade civil, a exemplo de comerciantes, padres, pastores e vereadores, para uma reunião na sede do governo municipal, que objetivou esclarecimentos sobre o parcelamento do LIMOPREV.


O socialista também sugeriu que os representantes das classes realizam encontros com a população e os vereadores para motivar a aprovação do projeto. João disse que, não sendo aprovado o parcelamento, o município ficará inadimplente e pode perder diversos serviços, citando: transporte universitário, continuidade de obras com recursos federais, reforma do Centro de Artesanato (antigo açougue público) e até o São João.

Em entrevista concedida à Rádio Jornal, o gestor comentou sobre a origem do débito, reafirmando ter sido gerado pela gestão anterior, e o que pode acontecer com o futuro do fundo previdenciário:




Também na Rádio Jornal, o ex-prefeito e deputado federal Ricardo Teobaldo (Podemos), disse ser favorável a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) e negou que sua gestão deixou débitos. Ricardo lembrou que foi ele o prefeito que regularizou as contas do município e que virá depor na CPI, deixando de lado o foro privilegiado que tem direito como deputado federal.

Teobaldo convocou os servidores a acompanharem a votação e garantiu que não é contra o parcelamento do débito, mas que aconteça depois que a CPI esclarecer a origem do débito e os responsáveis. 

O deputado também foi questionado sobre investigação da Polícia Federal, por meio da Operação Carona, onde ele foi citado:


Fonte: Blog do Agreste

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

PRISCILA KRAUSE AFIRMA QUE GOVERNADOR TEM MAIS 70% DE REJEIÇÃO



Em entrevista a nossa reportagem, a deputada estadual pelo Democratas, Priscila Krause, disse que vai concorrer novamente a uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE). “Vou tentar renovar meu mandato. Esse ano é o momento que as agendas se intensificam, mas na verdade minha campanha são durante os quatro anos de mandato”, comentou a parlamentar.
Na ocasião, ela também falou sobre emendas apresentadas para o município de Carpina, na Mata Norte do Estado. “Por intermédio do vereador carpinense Nicó do Cimento (PR), que nos solicitou uma emenda para ser executada no orçamento do ano passado, atendemos. Eu não era votada no município de Carpina. Tive oportunidade de me aproximar desse vereador, que percebo um trabalho com seriedade, sério e engajado com a sociedade”, frisou.
Indagada sobre a chapa majoritária do Partido Democratas para as eleições desse ano, a deputada falou em unidade da oposição. “Hoje, nós temos um entendimento na oposição, e o entendimento que nós precisamos é de um candidato com condições de disputa, com chance de ganhar a eleição e governar bem Pernambuco”, afirmou.
Priscila Krauser chegou a dizer que depois da Semana Santa poderá haver a definição de um nome para disputar o governo. Mesmo defendendo a unidade da oposição, ela simpatiza com o nome do ministro da Educação Mendonça Filho. “Mendonça é uma figura que engrandece o partido e tem condições de governar o Estado de Pernambuco, tem condições de ocupar qualquer cargo pelo serviço que tem prestado e competência que todo mundo conhece, ou seja, pela gestão eficiente que vem desenvolvendo a frente o ministério da Educação”, frisou.
Na visão da Deputada Priscila Krause, Pernambuco deve retornar ao topo de um dos Estados mais desenvolvidos do Nordeste, precisando mudar o rumo. “Precisa-se encerrar o ciclo do Governo do PSB, do Governo de Paulo Câmara, e iniciar outro momento em Pernambuco”, afirmou.
A deputada também falou com relação à pesquisa de opinião pública sobre o cenário do Estado. “Não é apenas a minha voz, é a população de mais de 70%”. Priscila também teceu comentários sobre a relação à segurança pública, fazendo fortes criticas ao Governo. “Nós temos quinze homicídios por dia, se mata em Pernambuco em torno de 500 pessoas”, afirmou Priscila ao classificar a gestão do PSB de desgoverno. Sobre os equipamentos para as polícias, a Democrata questionou os valores apresentados pela atual gestão na compra de viaturas. “O governo do Estado quando vai comprar uma motocicleta de 300 cilindradas diz que esta comprando por 26 mil reais. Aqueles que são motociclista e que pagam as prestações de suas motos sabem que elas não custam esse valor. São esses descaminhos que temos que parar. para devolver Pernambuco no patamar onde devia estar”.
Priscila Krause comentou sobre a aproximação do PSB com o PT. Para ela, o governo está desesperado para reorganizar o palanque. “Tendo em vista o desgaste dos aliados que perderam, eles (socialistas) estão ai nessa angustia, porque na realidade estão vendo que podem perder a eleição”, assegurou. A parlamentar se diz preocupada com relação a essa possível aliança. “Porque é um grupo politico que quando fala em jogo o espaço de o poder que tem, lançam mão de muitos artifícios que não são da boa politica. Mas quem tem que julgar isso é o povo”, finalizou.
OUÇAM A ENTREVISTA

 REPORTAGEM LUÍS CORREA
JORNALISTA E RADIALISTA
DRT 6110/PE  DRT 4116/PE

domingo, 25 de fevereiro de 2018

Bispos referenciais preparam 4ª Semana Brasileira de Catequese


Com o objetivo de dar um novo impulso à catequese como serviço eclesial e como caminho para o discipulado, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove, através da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética, a 4ª Semana Brasileira de Catequese (SBC) de 14 a 18 de novembro, em Itaici, município de Indaiatuba (SP). Na ocasião especialistas e coordenadores de catequese de várias dioceses do Brasil formarão uma assembleia para estudar o tema “Iniciação à Vida Cristã”.


Como preparação à 4ª Semana, a Comissão realiza um encontro com os coordenadores dos 18 regionais da CNBB e bispos referenciais da Animação Bíblico-Catequética, nas Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília (DF) durante os dias 22 a 24 de fevereiro. Com o tema “4ª SBC e Ano do Laicato” a tentativa é, segundo o presidente da Comissão, dom José Antônio Peruzzo, a de avaliar as experiências dos regionais para que sirvam de inspiração e preparação para o que a Semana Brasileira de Catequese promete.

Para o bispo, o encontro é uma forma “singela” e “sincera” de reunir as melhores experiências e torná-las inspiradoras para aquelas comunidades e situações nas quais as dificuldades se apresentam desafiadoras. Ele enfatiza também a importância da temática e toma como exemplo a procura pelo Documento 107, aprovado durante a última Assembleia da CNBB, cujo título é “Iniciação à Vida Cristã: Itinerário para formar Discípulos Missionários”. “A procura pelo Documento, lançado há pouco tempo aponta para um interesse muito elevado e, ao mesmo tempo, salienta um gosto muito intenso pela causa e pela possibilidade”, aponta o bispo.


Programação – Dentro dos três dias de encontro estão previstas várias atividades, partilhas e reflexões. Uma delas é sobre o Ano do Laicato e contará com a participação do assessor da Comissão para o Laicato, Laudelino Augusto. “Além de já estarmos conferindo ritmo à 4ª Semana também estamos empenhados no Ano do Laicato e sua incidência no ministério catequético e na vida dos catequistas, isso é de grande relevância para que os leigos e leigas compreendam que são eles os grandes protagonistas da evangelização no mundo catequético”, explica dom Peruzzo.


“É comovente perceber o quanto é forte entre os catequistas as disposições a sustentar um caminho de serviço ainda que, por vezes, se apresentem situações adversas. É comovente na verdade, pois os leigos nos evangelizam”, afirma dom Peruzzo.

Também durante o encontro os participantes deverão escolher dois projetos de Iniciação à Vida Cristã que deverão ser apresentados na próxima Assembleia Geral da CNBB, a ser realizada em abril. Além disso, eles deverão proceder a organização de um Encontro Nacional de Catequistas e ainda um Congresso de Catequistas em Roma.

Fonte: CNBB

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Paixão de Cristo de Limoeiro é selecionada no "PE de Todas as Paixões"

                                                  Foto: Wilker Mattos

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundarpe, divulgou o resultado final do X edital Pernambuco de Todas as Paixões. Após a fase de análise do mérito cultural, 12 espetáculos de 11 municípios pernambucanos foram contemplados, entre eles, o espetáculo Paixão de Cristo de Limoeiro, realizado pela Caravana do Palhaço Xililique e voluntários.

O espetáculo limoeirense foi classificado na faixa 2, cujo valor pode variar entre R$ 20 e 30 mil. As Paixões de Orobó e Bom Jardim também foram selecionados pelo edital (Clique neste link e confira todos os selecionados). O diretor da Paixão de Cristo de Limoeiro, George Pestana, disse que o clima é de comemoração entre elenco e equipe técnica. Confira abaixo a entrevista dele, na íntegra, concedida à Rádio Jornal Limoeiro

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

A EXPOSIÇÃO: “A INFÂNCIA COM O PINCEL NA MÃO” TEM ABERTURA NESSA QUARTA FEIRA




O Centro de Criação Galpão das Artes ( Limoeiro ) promove de 21 a 23 de fevereiro uma programação bem especial que apresenta um misto a partir de uma exposição que associa contação de história e música para criançada.

A exposição intitulada A INFÂNCIA DE PINCEL NA MÃO é um resultado de oficinas ministradas pela artista plástica Rosélis Alves ( limoeirense ) com crianças na faixa etária entre 08 a 12 anos de idade. São 25 ( vinte e cinco ) telas que abordam tema relacionado aos brinquedos populares e temas livres que foram retratados pela criançada que participou das oficinas nos anos de 2017 e de janeiro de 2018.



Na abertura dia 21 de fevereiro ( próxima quarta-feira ) às 19 horas na respectiva vernissage a programação contempla apresentação de uma contação de história teatralizada com a obra do francês Antonie Saint Exupérry  - O Pequeno Príncipe, interpretados pelos atores Lucas Dias e Gaby Salles. O público presente será recepcionado pela voz do também violonista Ednaldo Nascimento. O público pode apreciar a referida exposição também nos dias 22 e 23 sempre pela manhã e tarde, em horário comercial.

A entrada é com doação de leite em pó, já que o evento tem um viés social e será repassado para instituições sociais da cidade. A instituição cultural Centro de Criação Galpão das Artes, fica localizada à rua Vigário Joaquim Pinto, nº 465, bem no centro de Limoeiro, no agreste setentrional de Pernambuco.




PRODUÇÃO GERAL- Fábio André 


Diretoria do CEJ tomou posse para biênio 2018/2019


O presidente do Judiciário estadual, desembargador Adalberto de Oliveira Melo, conduziu a solenidade de posse

Tomou posse, na terça-feira (20/2), a nova diretoria do Centro de Estudos Judiciários (CEJ), do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). O desembargador José Fernandes de Lemos assumiu o cargo de diretor do Centro e o desembargador Carlos Frederico Gonçalves de Moraes permaneceu na Vice-Diretoria para o biênio 2018/2019. O presidente do Judiciário estadual, desembargador Adalberto de Oliveira Melo, conduziu a solenidade de posse.

O presidente Adalberto Oliveira falou sobre o papel do Centro para o bom desempenho do Judiciário e do apoio que será dado durante a gestão. “Buscaremos prover total suporte para o desenvolvimento de pesquisas em busca de novos métodos de trabalho para a melhoria da prestação jurisdicional. Dentre outras atribuições, daremos apoio às atividades do Centro frente às comissões responsáveis por seleção de pessoal, cursos de formação e aperfeiçoamento de colaboradores. Dessa forma, traremos melhorias significativas ao nosso cotidiano, revertidas em benefício à população”. O desembargador também agradeceu ao desembargador Jones Figueirêdo pelo trabalho desempenhado durante o último biênio à frente do CEJ.

Durante a posse, o desembargador José Fernandes comentou sobre as quatro décadas de atividade judicante e agradeceu o convite feito pelo presidente do TJPE para assumir o CEJ. “Estou agradecido pelo convite e buscarei uma gestão voltada à celeridade e à efetividade do processo judicial”, destacou.

Na ocasião, também foram empossados os novos coordenadores do CEJ. A equipe é composta pelo juiz Alexandre Freire Pimentel, na coordenação de Projetos e Pesquisas; pelo juiz Eduardo Guilliod Maranhão, na coordenação de Desempenho e Eficiência Jurisdicional; pelo juiz Ailton Alfredo de Souza, na subcoordenação de Desempenho e Eficiência Jurisdicional; pelo juiz Sílvio Romero Beltrão, na coordenação de Eventos Científicos e Culturais; pelo juiz Rafael Cavalcanti de Lemos, na subcoordenação de Eventos Científicos e Culturais; pela juíza Ana Cláudia Brandão, na coordenação de Divulgação Científica e Cultural; pela juíza Virgínia Gondim Dantas, na subcoordenação de Divulgação Científica e Cultural; pela juíza Sônia Stamford, na coordenação de Desenvolvimento do Patrimônio Científico e Cultural; pela juíza Fernanda Pessoa Chuahy, na subcoordenação de Desenvolvimento do Patrimônio Científico e Cultural; pela juíza Mariana Vargas, na coordenação de Gestão e Planejamento Estratégico; e pelo juiz Alberto de Barros Freitas Filho, na subcoordenação de Gestão e Planejamento Estratégico.

CEJ - O Centro foi criado pela Resolução n° 120, da Corte Especial do TJPE, publicada no dia 25 de fevereiro de 1999. Dentre as várias atribuições da CEJ estão: definir as diretrizes básicas para a realização de cursos de aprimoramento do Judiciário; promover e organizar pesquisas, congressos e outras atividades, visando o aprimoramento profissional e cultural dos integrantes do Judiciário estadual; e coordenar o desenvolvimento e o aperfeiçoamento tecnológico integrados da biblioteca, do museu e do banco estadual de dados da Justiça Estadual.

Fonte:TJPE


Texto: Amanda Machado | Ascom TJPE
Foto: Francisco Shimada | Ascom TJPE

TCE julga irregular gestão fiscal de Condado de 2014


Foto: Giro Mata Norte

O descumprimento dos limites com despesa de pessoal estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal levou a Primeira Câmara, nesta terça-feira (20), julgar irregular a gestão fiscal da prefeitura de Condado, referente ao exercício financeiro de 2014, cuja responsável foi a ex-prefeita Sandra Félix da Silva. O relator foi conselheiro Ranilson Ramos.
De acordo com o relatório de auditoria, que embasou o voto (processo TC n° 1721253-4), em 2014 os gastos com pessoal alcançaram: 67,36% no 1º Quadrimestre, 63,99% no 2º e 60,20% no 3º, sendo que o limite estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) prevê um comprometimento de 54% para os municípios. No voto o conselheiro destacou que “a referida prefeitura foi alertada regularmente pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, através do Ofício TC- PE/CG-04 nº 128/2015, 20.04.2015, referente a ultrapassagem do limite com despesa de pessoal, que atingiu 60,20% da RCL”. Ele também ressaltou que mesmo com as medidas a gestão ultrapassou os limites nos exercícios de 2015 e 2016.
Por estes motivos, o conselheiro Ranilson Ramos julgou irregular e aplicou uma multa R$ 43.200,00 à ex-prefeita. Representou o Ministério Público de Contas, na sessão de julgamento, a procuradora Maria Nilda.
ALERTAS - O Tribunal de Contas alerta os Poderes Públicos quando o montante da despesa total com pessoal ultrapassar 90% do seu limite. Os alertas são enviados a cada quadrimestre, notificando o prefeito do município, em três situações:
- Quando o percentual de despesa com pessoal ficar entre 48,6% e 51,3%. Para este caso, considerado como "limite alerta", a lei não prevê vedações ou punições ao gestor. O propósito é tão somente chamar sua atenção para o limite do gasto;
- Quando o percentual estiver está entre 51,3% e 54,0% - mesmo ultrapassando o “limite prudencial”, a Lei não prevê punição para o gestor. Apenas o impede de realizar novas despesas na área de pessoal, tais como, concessão de vantagens, aumento, reajuste ou adequação de remuneração, criação de cargo, emprego ou função, alteração da estrutura de carreira que implique aumento de despesa, provimento de cargo público, admissão ou contratação de pessoal, e pagamento de horas extras.
- Quando o percentual ficar acima de 54,0% - neste cenário, há as vedações vão desde a aplicação de penalidades ao gestor até a proibição de celebrar convênios com os governos estadual e federal.

Gerência de Jornalismo 
Fonte: TCE-PE

Estudo mostra que lixões ainda são usados pela maioria dos municípios

Um novo levantamento sobre a situação do destino final dos resíduos sólidos gerados pelos municípios pernambucanos foi divulgado nesta terça-feira (20) pelo Tribunal de Contas do Estado. A análise é realizada todos os anos pela equipe do Núcleo de Engenharia. Os técnicos se basearam nos dados coletados durante as inspeções realizadas pelo Tribunal entre janeiro e dezembro de 2017, e nas informações prestadas pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), relativas a 2017.
O intuito é monitorar o cumprimento, por parte das prefeituras, das ações propostas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), em vigor desde agosto de 2010, que determina a eliminação dos lixões e o descarte ambientalmente adequado dos resíduos em aterros sanitários.
De acordo com o levantamento, apenas 51 dos 184 municípios pernambucanos (27,7%) depositam corretamente o lixo em aterros sanitários. 114 cidades (62%) continuam agindo em desrespeito ao meio ambiente, despejando os resíduos em lixões a céu aberto. Os outros 19 municípios restantes (10,3%) ainda fazem uso de aterros controlados, sem atender por completo às exigências legais e ambientalmente adequadas.
Os dados atuais apontam para uma discreta evolução, comparada aos resultados obtidos nos anos anteriores. Em 2016, 126 municípios estavam em total desacordo com a legislação. Nos anos de 2015 e 2014 a irregularidade era praticada por 129 (70,1%) e 126 (68,5%) cidades, respectivamente. 
O Estado conta atualmente com apenas 13 aterros sanitários licenciados (cinco privados e oito públicos). Seriam necessários 54 para atender toda a demanda da população, conforme estabelecido pelo Plano Estadual de Resíduos Sólidos.
RISCOS AO MEIO AMBIENTE - O despejo de grandes quantidades de lixo em locais inadequados contribui para que o chorume e os gases tóxicos, produzidos pela decomposição do material, contaminem o solo, os lençóis freáticos, as reservas de água potável e o ar que respiramos, implicando sérios riscos à saúde humana, e provocando a morte de animais e a destruição da flora local.
“O descumprimento às normas é considerado crime gravíssimo contra o meio ambiente, previstos no parágrafo 3º, do artigo 225, da Constituição Federal e no artigo 54, da Lei nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), onde os infratores estão sujeitos a sanções penais e administrativas, além da obrigação de reparar o dano”, afirmou o auditor do TCE, Pedro Teixeira, responsável pelo levantamento. 

Esta má conduta dos municípios poderá resultar em aplicação de multa aos gestores, pelo descumprimento da lei, que pode chegar a R$ 79.055,00. Além disso, o Tribunal de Contas vai encaminhar ofícios solicitando esclarecimentos às prefeituras, que podem acarretar em processos de auditorias especiais, após análise das justificativas dos gestores. As informações contidas no diagnóstico serão também encaminhadas ao Ministério Público de Pernambuco para auxiliar no monitoramento da regularização da destinação do lixo.
Os municípios em acordo com as normas ambientais, no que se refere ao correto despejo de seus resíduos, ou cujo local de destinação final do lixo está em fase de licenciamento junto à CPRH, são beneficiados com o recebimento de uma importante parcela do ICMS Socioambiental. O repasse destes valores ajuda a cobrir as despesas com operação e manutenção desses locais.
De forma a orientar os responsáveis, a Escola de Contas disponibilizou em seu calendário na área de gestão ambiental o curso Licenciamento e Projetos de Aterros Sanitários com os instrutores Henrique Lira e Flávio Vila Nova. O primeiro inicia no próximo dia 12 de março em Petrolina e as turmas seguintes acontecem em Garanhuns, Bezerros, Surubim, Recife, Palmares, e por fim em Arcoverde. 
O estudo completo está disponibilizado na página do TCE na internet, clique aqui para acessar a apresentação. 

Confira aqui fotos da coletiva realizada hoje.
Gerência de Jornalismo (GEJO)
Fonte: TCEPE

Evento traz ao MPPE visão sobre novas tecnologias e como lidar com sociedade conectada



Começa nesta quarta-feira (21) a primeira oficina de inovação do Laboratório de Inovação Tecnológica e de Negócios (MP Labs). O evento traz uma nova visão da atuação ministerial, que se mostra mais voltada para atender às demandas de uma sociedade conectada, móvel, em rede e digital. Quinta-feira e sexta-feira, também ocorrerão novos encontros, todos realizados em um dos maiores polos de inovação do Brasil, o Porto Digital, localizado no Bairro do Recife.

A abertura será feita pelo procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros, que dará as boas-vindas aos inscritos. O CEO da Ikewai Participações e empreendimentos e diretor de planejamento e estratégia da Muchmore Unlocking Digital Dollars, Teco Sodré, fará também uma palestra sobre sociedade conectada. No segundo dia, o destaque é a oficina Make The Future, do consultor de tendências do Porto Digital, Jaques Barcia, que tratará sobre identificação e priorização de problemas na área digital. Na sexta-feira, o client technical advisor da IBM, Ezequiel Kwasnicki, explanará sobre o tema Tecnologias da Era Digital Transformando Organizações.

A metodologia adotada no evento será inovadora, com base em conceitos modernos e com palestras temáticas em parceria com o Porto Digital e a IBM. Segundo o coordenador Ministerial de Tecnologia da Informação, Évisson Fernandes, no primeiro serão definidos os grupos de trabalho com base nos temas da atuação finalística. No dia seguinte, terão início as oficinas com os grupos de trabalho, bem como serão ministradas palestras temáticas sobre tecnologia e inovação. O terceiro dia será reservado para a conclusão das oficinas, apresentação dos trabalhos e encerramento das atividades.



Imagem acessível: retângulo em branco gelo, com borda superior alaranjada traz no interior os dizeres MP Labs, com uma ilustração de lâmpada brilhante acima.

Fonte: MPPE

Chuvas: Agricultores de Limoeiro preparam terras para o plantio


Com as recentes chuvas que caíram no município de Limoeiro, os agricultores estão iniciando o preparo das terras para o plantio. De acordo com informações do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Unidade Limoeiro, o mês de janeiro registrou 100 milímetros de chuva. Já em fevereiro, a média tem sido positiva com relação aos anos anteriores. 

O técnico do IPA, Eudes Cavalcanti, diz que as chuvas devem continuar pelos próximos dias, mas com intensidade a partir do mês de maio, quando começa o inverno na região.

Com as chuvas mesmo consideradas fracas, os produtores rurais já estão solicitando do município o apoio na aração das terras. O secretário de Agricultura de Limoeiro, o engenheiro agrônomo Marcelo Mota, disse que os pedidos já estão chegando. 

O secretário da pasta também que garantiu que o município conta com uma equipe técnica disponível para orientar e acompanhar o plantio, além da confirmação do Programa Terra Pronta. Confira abaixo as entrevistas completas com Eudes Cavalcanti e Marcelo Mota na programação da Rádio Jornal Limoeiro:
  



Fonte: Blog do Agreste

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

VEREADOR NICÓ DO CIMENTO AFIRMA QUE A REGIÃO NECESSITA DE UM LÍDER



A nossa reportagem conversou com o vereador pela cidade do Carpina, Nicó do Cimento (PR), que também é presidente da Associação Clube das Mães do Bairro Santo Antônio, instalada no município carpinense. Na entrevista, Nicó reafirmou que é pré-candidato a deputado federal na próxima eleição. “Respondendo ao questionamento da população da Mata Norte e Agreste, eu estou à disposição do povo para representá-los em Brasília. A nossa cidade têm aproximadamente 57 mil eleitores e abraça nossa causa”, garantiu.

O vereador destacou o trabalho dele à frente da Associação, atendendo a população de Carpina e região em varias áreas, mas com especialidade na saúde, frisando que o município de Orobó, no Agreste Setentrional, que faz divisa com o Estado da Paraíba, foi implantado por intermédio dele uma policlínica. “Acredito na renovação de uma política nova, vimos na atualidade uma política defasada. Muitos que estão aí não têm compromisso com a sociedade, só vem às cidades pegar votos e depois esquece. Creio que esse ano vai haver uma mudança. Se for da vontade de Deus o povo vai ter novos representantes”, pontuou.




“Nicó do Cimento” fez referência ao saudoso deputado Sérgio Guerra. Para ele, a população necessita de um líder que os represente e que faça algo semelhante ao realizado pelo ex-deputado. “Pernambuco necessita de alguém que busque melhorias para nossa região”, afirmou. O parlamentar carpinense falou como surgiu a sua pré-candidatura: “Assim, como foi para vereador, vou lançar meu nome pelo clamor da população. Vamos lutar por mais oportunidades para aqueles que estão terminando seus estudos, vamos buscar qualificação profissional e valorização da nossa cultura”, ressaltou. Nicó complementou convidando a sociedade para conhecê-lo nas redes sociais.

Questionado sobre o destino partidário, Nicó, que atualmente está no PR, se declarou simpatizante do Partido Democrata (DEM). “Pretendemos fazer uma dobradinha com a deputada Priscila Krause, filha do ex-governador Gustavo Krause. Ela é uma parlamentar atuante e já colocou emenda para o município de Carpina, mesmo sem ter apoio político na cidade. Acredito que podemos marchar juntos em outra cidade”, afirmou. Ele ainda destacou a relação com o Ministro da Educação, Mendonça Filho, e ressaltou que há vários nomes cogitados para concorrer ao cargo de deputado estadual na região, sendo ele um nome confirmado como pré-candidato federal.




  OUÇAM A ENTREVISTA  NA ÍNTEGRA

PARA EDILSON SILVA, O GOVERNO PERDEU O CONTROLE DA SEGURANÇA


Nossa reportagem conversou com o deputado Edilson Silva, líder da oposição pelo PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) e presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE). Na ocasião, o parlamentar falou com relação às eleições deste ano. Segundo ele, o partido vai apresentar no Estado uma nova opção nesse pleito. “Será uma chapa majoritária feminina e feminista, composta só por mulheres para fazer um contraponto a esse monopólio da presença masculina na política. Nós precisamos estruturar esse sistema a partir de outro olhar”, comentou.

O parlamentar também falou sobre a segurança pública no Estado de Pernambuco, criticando a gestão do governo atual, alegando que é de responsabilidade do governador garantir a segurança da população. O deputado disse ainda que o governador não tem a capacidade política e técnica para resolver o problema. “Nós temos aí mais de vinte mil policiais militares, que são aqueles que estão no trabalho ostensivo na rua, porém, o governo com muita falta de habilidade acabou perdendo o controle da situação. No ano de 2017 tivemos mais de cinco mil homicídios. Nós temos problemas de assaltos a banco, a ônibus, e temos o problema do feminícidio em praticamente todas as áreas que você possa imaginar. O descontrole aqui é lamentavelmente e a responsabilidade é do governo do Estado”, argumentou.

O deputado esquerdista fez referência aos processos contra ao ex-presidente Lula (PT). Para ele, o petista esta sendo injustiçado. “É um julgamento mais político do que judicial. Não estão tratando desses crimes. A população tem que entender que a justiça e os tribunais agem em funções de questões concretas, o Lula está sendo julgado por um conjunto de ações em vários processos. No processo do tríplex, esse especificamente, não houve nenhuma prova”, finalizou Edilson.

  OUÇAM A ENTREVISTA  NA ÍNTEGRA

Desfile consolida Bloco do Zé como um dos maiores do interior do Estado




Mantendo a tradição, pelo sétimo ano consecutivo está confirmado o Bloco do Zé. Idealizado pelo então vereador Zé Nilton em 2012, o bloco se tornou um dos maiores do interior pernambucano no pós-carnaval. O desfile acontecerá neste domingo (25), com concentração a partir das 10h, na Rua 18 da Cohab Nova, em Limoeiro, prestando homenagem ao carnavalesco Linelson Lins. De acordo com a organização, o bloco contará com dois trios elétricos e as bandas Leve Swing, Asas da América e Tony Reggae e Madeira de Lei, DJ Bruno César, orquestras e folguedos da cultura popular, a exemplo de Bois de Caboclinhos, Bonecos Gigantes e Maracatus. O percurso dos anos anteriores será mantido. Por volta das 15h, os foliões saem da concentração e seguem pela Avenida Norte, Rodovia PE 50, Ponte Nova, Terminal Rodoviário e Avenida Severino Pinheiro.


Segundo a Equipe do Zé, responsável pela coordenação do bloco, a segurança dos brincantes contará com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiro Civil. “Para que o bloco se tornasse realidade colocamos uma rifa e buscamos patrocinadores e parceiros. Com todo esse envolvimento estamos conseguindo colocar o bloco na rua por mais um ano”, destacou Zé Nilton, que mesmo em fase de recuperação após uma cirurgia, segue articulando os detalhes do evento. Nomes do cenário político regional e nacional estão confirmados. De acordo com a coordenação do bloco, já confirmaram presença o deputado estadual Henrique Queiroz (PR), o pré-candidato a deputado estadual Henrique Filho (PR), o prefeito de Feira Nova, Danilson Gonzaga (PSD), a prefeita de Passira, Renya Carla (PP), o prefeito de Buenos Aires, Fabinho Queiroz (PR), o deputado federal Ricardo Teobaldo (Podemos), o deputado estadual José Humberto (PTB), além de vereadores e lideranças políticas de Limoeiro e Região. (Imagem | Divulgação | Assessoria de Comunicação)

Fonte: Blog do Agreste

Sem votação da reforma da Previdência, governo define pauta alternativa



Ministros e líderes do governo no Congresso anunciaram na noite de hoje (19) a pauta prioritária do governo. Com a decisão pela intervenção federal no Rio de Janeiro, que impossibilita a votação de qualquer proposta de emenda à Constituição, como é o caso da reforma da Previdência, o governo elencou 15 pontos considerados importantes para o país do ponto de vista fiscal e econômico.

Dentre os pontos colocados estão a simplificação tributária (reforma do PIS/Cofins); o marco legal de licitações e contratos; o programa de recuperação e melhoria empresarial das estatais; a desestatização da Eletrobras e a nova lei de finanças públicas.

O ministro Eliseu Padilha diz que a decisão foi tomada pela impossibilidade de tramitação da reforma durante a intervenção no Rio.Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

De acordo com o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, a decisão foi tomada pelo presidente Michel Temer após constatada a impossibilidade de tramitação da reforma durante a intervenção no Rio de Janeiro.

“O presidente, à luz das ponderações, tivemos que concluir que não se poderia iniciar a discussão que tínhamos programado para hoje, da reforma da Previdência […]. Diante disso, o presidente solicitou e, tanto os líderes e os presidentes do Senado e da Câmara, elencaram o que poderia ser uma pauta micro e macroeconômica, para nós passarmos imediatamente a trabalhá-las”, disse Padilha.

De acordo com o senador Romero Jucá (MDB-RR), os presidentes da Câmara e do Senado farão um “esforço concentrado” a partir do mês que vem para tramitar todos os temas da pauta prioritária, a pouco mais de dez meses para o fim do governo: “Na verdade, há uma consciência por parte das lideranças políticas que formam a base de que vai ser preciso elencar um esforço e definir um ritmo muito forte de votação. Mas isso será feito”.

“Esses 15 pontos definem uma prioridade política e econômica. A reforma não pode ser votada, mas existem pontos que vão melhorar o ambiente fiscal, de negócios, que dará condições para o país responder no que diz respeito às transformações”, acrescentou o senador, líder do governo na Casa.

Reforma da Previdência não é descartada

Os ministro e líderes negam que a reforma da Previdência esteja enterrada. Para Padilha, é possível aprová-la em outubro, após as eleições. Ele entende que os parlamentares que hoje não votam com o governo podem mudar de ideia caso não sejam reeleitos. Já o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, afirma que “as condições políticas [para aprovação da reforma] virão com a eleição de outubro”.

Confira a Pauta Prioritária do governo anunciada hoje:

1. Reforma do PIS/COFINS – Simplificação Tributária

Saiba Mais
Novas propostas de ajuste têm efeito mais imediato que reforma, diz Meirelles
Marun diz que não há como votar reforma da Previdência durante intervenção

2. Autonomia do Banco Central

3. Marco legal de licitações e contratos – Projeto de Lei (PL) 6814

4. Nova lei de finanças públicas – PL 295

5. Regulamentação do teto remuneratório – PL 6726

6. Desestatização da Eletrobras – PL 9463

7. Reforço das Agências Reguladoras – PL 6621

8. Depósitos voluntários no Banco Central – PL 9248

9. Redução da desoneração da folha – PL 8456

10. Programa de recuperação e melhoria empresarial das estatais – PL 9215

11. Cadastro positivo – PLP 441

12. Duplicata eletrônica – PL 9327

13. Distrato – PLS 774

14. Atualização da Lei Geral de Telecomunicações

15. Extinção do Fundo Soberano
Edição: Denise Griesinger



Fonte: Agência Brasil

Marcelo Brandão – Repórter da Agência Brasil

Edição: Denise Griesinger

TG Limoeiro convoca alistados para selecionar os atiradores 2018



Acontece nesta terça (20) e quarta-feira (21) a seleção geral dos jovens alistados em agosto de 2017 para prestar serviço militar no Tiro de Guerra 07/016 do município de Limoeiro. A ação vai selecionar os atiradores para a turma única de 2018. O atendimento acontece na própria sede do TG, no Bairro do Ponto, das 6h às 11h. 

Um grupo de 50 atiradores será selecionado para o ano de instrução, passando por exame de saúde e entrevista. Os alistados que não comparecerem nos dias estabelecidos ficarão com pendências pessoais na documentação, como por exemplo, impedidos de tomar posse em concurso público e ingressar em universidades federais.

 As instruções (duas horas por dia e serviços extras) começam no dia primeiro de março e seguem até 30 de novembro. O comandante do TG Limoeiro, Subtenente Claudemir Júnior, informou ao repórter Luís Correa, na Rádio Jornal Limoeiro, detalhes da formalização da seleção. 

Confira abaixo a entrevista completa: 

domingo, 18 de fevereiro de 2018

ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE OROBÓ ESTÃO SENDO REFORMADAS




No município de Orobó as escolas Sebastião Barbosa-Sítio Olho D'água Seco, Viração, na comunidade do mesmo nome e Severino André de Luna, em Umburetama estão passando por reformas estruturais, com implantação de piso cerâmico e cobertura em laje. Novas salas de aulas e novos banheiros estão sendo construídos. Os prédios escolares também receberão novas portas e pinturas.


Fotos: Blog Agreste Conectado

A prefeitura de Orobó informa que o objetivo das ampliações nas escolas é para melhorar a educação no município tendo em vista que aumentou a quantidade de estudantes em Orobó.  A gestão atual pontua ainda que é preciso ter prioridade. No ano passado pelo terceiro ano consecutivo, a educação de Orobó foi considerada uma das melhores, dentre todos os municípios da Gerência Regional do Vale do Capibaribe, Limoeiro – PE.

Audiência Pública discute criatórios irregulares em zonas urbanas de Limoeiro


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recebeu representantes da sociedade, da prefeitura de Limoeiro e de órgãos públicos ligados à saúde pública, na última quinta-feira (7), para tratar dos criatórios irregulares de animais na zona urbana do município. A reunião ocorreu na sede das Promotorias de Justiça da Comarca de Limoeiro.

Segundo o promotor de Justiça Francisco Santos, após receber várias denúncias, identificou-se que há uma barreira para a resolução do problema em razão da legislação municipal precária. Ao final da reunião, ficou deliberado que o município vai encaminhar, no prazo máximo de 30 dias, projeto de lei para tratar, de forma criteriosa, sobre os criatórios de animais em zona urbana, prevendo procedimentos para remoção e destinação dos animais, bem como prazos e penalidades para quem descumprir a norma.

De acordo com o gerente da Vigilância Ambiental de Limoeiro, Márcio Severino, existem aproximadamente 20 criatórios na área urbana, sendo necessário recorrer a soluções políticas para resolver os problemas. Os presentes destacaram ainda que seria preciso providenciar uma grande estrutura a fim de coibir os criatórios, remover os animais, bem como manter o serviço e as instalações.

O morador Wilson da Rocha ressaltou que há um problema de mau cheiro no Posto de Saúde da Família da Rua da Linha, ocasionado por uma criação de suínos na área; e que um criador mantém seus animais em um terreno de propriedade do município.
O MPPE também designou nova audiência pública para 21 de março, com o objetivo de discutir o eventual projeto de lei com os vereadores.

Fonte: Ministério Público de Pernambuco.