Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

sábado, 31 de agosto de 2019

TSE lança programa de combate a fake news sobre Justiça Eleitoral


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou sexta feira (30), um programa para combater a divulgação de informações falsas (fake news) sobre a Justiça Eleitoral nas eleições municipais de 2020. 
De acordo com o TSE, o Programa de Enfrentamento à Desinformação atuará em parceria com partidos, agências de checagem e entidades que atuam em defesa da segurança na internet. 
Segundo a presidente do TSE, ministra Rosa Weber, o programa deverá ampliar e aperfeiçoar as medidas que foram tomadas nas eleições do ano passado para evitar a proliferação de notícias falsas pela internet e redes sociais contra a Justiça Eleitoral.


"Sem dúvida, o enfrentamento dos problemas que o fenômeno provoca exige a adoção de ações de curto, médio e longo prazo, apoiadas em diversas áreas do conhecimento humano. São sérios e graves os danos que a desinformação pode causar à imagem e à credibilidade da Justiça Eleitoral", disse a ministra. 
Segundo o TSE, o programa terá parcerias com órgãos de imprensa para checagem de informações de procedência duvidosa, teste público de segurança das urnas, aumento das entidades que participam da verificação das urnas, como as Forças Armadas, além da disponibilização do código-fonte da urna para checagem de segurança do sistema.

Por André Richter - Repórter da Agência Brasil

Edição: Aline Leal

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

VEM AÍ MAIS UMA CAVALGADA EM MACHADOS



Neste final de semana, o município  de Machados 6° Cavalgada dos Amigos 

Resultado de imagem para CAVALGADA EM MACHADOS




MARCUS VINÍCIUS DE ALBUQUERQUE É O JORNALISTA MAIS JOVEM DO BRASIL A POSSUIR REGISTRO PROFISSIONAL.

Em pesquisa chefiada pela reportagem da Rádio Princesa do Capibaribe junto a outros órgãos de pesquisa, foi notado na manhã desta Quinta - Feira (29/08) o resultado de uma pesquisa de longa data que estava sendo realizada desde o mês de abril do corrente ano.

A pesquisa teria o objetivo de congratular se o jovem Marcus Vinícius de Albuquerque seria o jornalista mais jovem do Brasil a ser registrado no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). No mês de Julho após diversas pesquisas e contatos, foi emancipado que Marcus Vinícius é o jornalista mais jovem do Estado de Pernambuco a possuir DRT.

Ao findar as investigações e colocações, foi entendido que Marcus Vinícius De Albuquerque é de fato e de direito, o jornalista mais jovem do Brasil, portando o Registro Profissional da categoria.


Sem recorrer ao Sindicato da categoria, o jovem de apenas 15 anos estudou a legislação brasileira e com garra e entusiasmo conseguiu dar entrada no Ministério do Trabalho e Emprego com o pedido de deferimento da DRT. Seu pedido foi analisado e após 10 dias o MTE respondeu com um parecer positivo sobre a questão, decidindo assim outorgar o DRT ao Jovem Marcus Vinícius de Albuquerque. 

BIOGRAFIA

Marcus Vinícius de Albuquerque nasceu na cidade de Limoeiro no interior do agreste Setentrional de Pernambuco. Filho de Valdemar de Albuquerque e Maria Sílvia, desde os 11 anos de idade caminha em meio às ondas radiofônicas e televisivas.


Quando completou 12 anos, aconteceu um fato que marcaria o início da carreira do jovem no rádio. Tudo aconteceu depois que Dom Severino Batista de França, bispo emérito da Diocese de Nazaré, renunciou ao cargo de episcopado por motivos de saúde. Marcus muito engajado na igreja tomou a iniciativa de gravar uma matéria de um minuto contando os motivos da renúncia do bispo. O áudio agradou ao âncora do programa Jornal do Meio Dia em uma emissora de rádio famosa em seu município. Daí em diante Marcus passou a gravar matérias em áudio todos os dias para o Radialista e assim começou sua carreira através dos microfones de rádio.

Mais tarde em 2017, foi convidado por um Irmão da Ordem Terceira do Carmo, para apresentar um programa religioso em uma emissora de rádio comunitária da cidade. Após o término do programa Marcus foi esperto e esperou o dono da emissora chegar e assim acontecendo ele disse ao Diretor Geral que a rádio precisava de um conteúdo jornalístico. O diretor pensou na ideia e juntos eles criaram um roteiro para o Primeiro Programa Jornalístico apresentado por um garoto de 14 anos em toda a história de Limoeiro. Foi um marco histórico na Radiofusão Limoeirense, pois em nenhuma outra era se ouviu falar na apresentação de um programa jornalístico com responsabilidade guiado por um jovem de 14 anos naquela região.

Em 2018, Marcus precisou sair de sua cidade para residir em Feira de Santana  na Bahia, e lá iniciou os estudos para tornar-se padre, porém esta ideia não deu muito certo e em 19 de dezembro do mesmo ano Marcus retornou à sua cidade natal, a tão amada Limoeiro de Nossa Senhora da Apresentação. Assim que retornou da Bahia, assumiu o Plantão Notícias em um horário nobre na emissora que o acolheu em novembro de 2017, apresentando assim a primeira edição do programa em 19 de janeiro de 2019.

Já com uma caminhada de alguns anos de rádio e muito competente no que faz, no início do ano de 2019 ele decidiu emitir o registro profissional de Jornalista (DRT) que deu muito certo para a vida e carreira do Jovem Marcus que veio apoiar ainda mais os ideais do Jovem que com apenas 15 anos apresenta programa de rádio, faz reportagens em vídeo, escreve perfeitamente e tem uma comunicação invejável.


Para conseguir o registro, Marcus levou ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) diversas provas e evidências que ele estivesse apto a exercer a profissão de jornalista com apenas 15 anos. Foi tudo analisado e em 08 de março, o pedido do jovem foi atendido e a partir desta data a cidade de Limoeiro, recebeu o presente de ter o Jornalista e Comunicador mais jovem do Estado de Pernambuco. Em reconhecimento a este título a Câmara Municipal da cidade homenageou o garoto prodígio com uma menção de aplausos em 27 de julho de 2019.

terça-feira, 27 de agosto de 2019

MUNICÍPIO DE OROBÓ FESTEJA 91 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA COM VASTA PROGRAMAÇÃO.

O município de Orobó, região do agreste setentrional de Pernambuco, cerca de 116 Km da Capital, festeja a sua independência de 01 a 11 de setembro com grandes atrações, com o tema:  “Orobó, berço que aconchega nossa gente, em seus 91 anos de emancipação política exalta os seus filhos.”



HISTÓRIA

Coronel Abilio de Souza Barbosa - 1º Prefeito de Orobó
A ocupação inicial de Orobó deu-se por povoadores vindos de Paudalho, onde se instalaram aos arredores de um bebedouro de animais, dando assim o primeiro nome ao lugar de Olho D´agua das Bestas. 

Para desenvolver a agricultura iniciaram as queimadas às canas de açúcar, que era uma das principais atividades econômicas da época. Após muito tempo a localidade passou a ser distrito recebendo o nome de Queimadas.

Até então o local pertencia ao Município de Bom Jardim, mas em 1928, o governador Estácio Coimbra elevou a pequena vila à categoria de cidade. Em 1938 o município passou a denominar-se “Orobó”, devido à existência de outro município na Bahia com o nome de Queimadas. Orobó é o nome de um riacho, afluente do Rio Tracunhaém, que corta o município no sentido oeste-leste.

Atualmente, Orobó tem aproximadamente 25 mil habitantes, onde 70% da sua população vive na zona rural. O município está pelo 5°ano consercultivo entre os dez melhores no quesito de educação no Estado de Pernambuco, sendo o primeiro da GRE Vale do Capibaribe. 

COMEMORAÇÕES

Em comemoração por tantas vitórias e conquistas, a Prefeitura de Orobó realiza através das secretarias de educação, cultura e esportes, os desfiles cívicos das escolas junto com diversas atrações culturais. Iniciando às 06 horas do dia 01 de setembro com alvorada festiva, regida pela Banda Macial da Escola Municipal Paulo Freire e hasteamento do pavilhão nacional dando abertura oficial as comemorações seguindo até o dia 11 nas diversas comunidades do município.


VII FEIRA DE ARTESANATO

Orobó é conhecida como a terra do Frevolité, dentro da programação alusiva à emancipação, acontece também a feira de artesanato, de 5 a 8 de setembro, com o tema: “Ser artesão é ter orgulho de sua arte”. O evento conta com 83 estandes na quadra de eventos da cidade, sendo 56 de artesanato e 27 de gastronomia. A feira foi idealizada em 2013, primeiro ano da gestão do prefeito Cléber José de Aguiar (Chaparral), e a cada nova edição tem aumentado o número de participantes.


Com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), os participantes contam, gratuitamente, com cursos, palestras, oficinas e capacitações na área do empreendedorismo. O evento também recebe o apoio da Diretoria de Cultura e Esportes, do Centro de Artesanato e da Associação das Artesãs de Orobó.

De acordo com  a Aline Albuquerque, secretária municipal de assistência social, pasta que coordena a ação, estão confirmados artesãos de 15 municípios pernambucanos e 1 paraibano: Orobó, Bom Jardim, João Alfredo, Carpina, Feira Nova, Machados, Salgadinho, Surubim, Lagoa de Itaenga, Vitória de Santo Antão, Igarassu, Camaragibe, Jaboatão de Guararapes, Olinda, Recife e Natuba (PB).

Encerrando as comemorações com chave de ouro no dia 11 de setembro, terá às 06 horas da manhã, alvorada com a banda EREM Rita Maria da Conceição e hasteamento do Pavilhão Nacional. Às 09 horas Missa Solene da Emancipação Política; às 14 horas apresentações das bandas Marciais das Escolas Municipais, Estaduais, Particulares e demais Instituições do município. A partir das 21 horas show musical com a cantora Márcia Felipe.

Confira a programação Completa:


MACHADOS INCENTIVA O HÁBITO DA LEITURA EM DESFILE CÍVICO.

A leitura e a escrita na educação é primordial na formação do estudante. A prática da leitura aperfeiçoa o vocabulário e dinamiza o raciocínio e a interpretação. Um ato fundamental para a aprendizagem do ser humano, além de possibilitar o aprendizado dos conteúdos específicos, aprimora também a escrita.


Na perspectiva de incentivar e promover a leitura, visando a formação do leitores, na melhor qualidade do ensino-aprendizagem e ofertando oportunidade para que todos os estudantes despertem à bons hábitos de leitura, a Secretaria Municipal de Educação de Machados desenvolve durante o ano letivo em sua rede

municipal de ensino, Projeto de Leitura, de forma multi, inter e transdisciplinar, envolvendo ações junto a família e sociedade, onde vivenciaremos a semana da pátria com o tema do Desfile Cívico, “LEITURA: amplia o conhecimento e transforma os saberes”.

Neste sentido, vimos através do seu representante infra-assinado, informar sobre o Desfile Cívico, que realizar-se-á no dia 08 de setembro de 2019, às 13h. A concentração será em frente ao Ginásio de Esportes Alfredo Neto, percorrendo a avenida principal, concluindo as apresentações no Pátio de Eventos.

Sem mais para o momento renovamos votos de elevada estima e consideração, colocando-nos à  disposição para quaisquer dúvidas pelo telefone: 36491130.



Atenciosamente, 
                           _______________
   MARIA RODRIGUES FERNANDES
- SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO -

domingo, 25 de agosto de 2019

País desenvolve tecnologia para lavouras mais resistentes ao calor


A alface registrada como BRS Leila leva mais tempo para florescer e suporta dez dias a mais sob temperatura acima dos 25°C, limite máximo que a hortaliça original tem sua produção favorecida. No caso da BRS Mediterrânea, o metabolismo da planta, ao contrário, é mais precoce e atinge o ponto de colheita sete dias antes do que o tipo mais comum plantado no Brasil e fica menos exposta ao calor.
A elevação das temperaturas repercute na plantação de alface e de outras culturas porque, com mais calor, se intensifica a “evapotranspiração”, termo que reúne a evaporação da água armazenada na planta e a transpiração do solo, que causa deficiência hídrica no cultivo. Temperatura do ambiente e água, junto com a recepção de luz e o gás carbônico, são fatores que alteram a fotossíntese, a capacidade da planta transformar a energia solar em energia química e se desenvolver.


Por Gilberto Costa – Repórter da Agência Brasil
José Cruz/Agencia Brasil


sábado, 24 de agosto de 2019

Igreja Católica celebra o dia do Catequista



Dom Rodolfo Luís Weber
Arcebispo de Passo Fundo
Na liturgia da Igreja Católica, no quarto domingo do mês de agosto, eleva-se um hino de louvor a Deus por todas as pessoas que dispõe de seus dons para as suas comunidades. Os dons, os carismas ou qualidades pessoais colocadas em comum tornam-se um ministério, um serviço para o bem comum, um serviço para a construção e o cuidado da comunidade social e eclesial. No capítulo 12 da primeira carta aos Coríntios São Paulo fala da diversidade de dons e ministérios. Eles são condição para formar uma comunidade e os relaciona com o corpo. O que faz o corpo humano são os diversos membros que se complementam, do mesmo modo uma comunidade existe e funciona pelo fato das pessoas colocarem em comum seus dons que passam a ser úteis para todos. Cada pessoa complementa a outra.
Nas comunidades católicas temos muitas pessoas que colocam seus dons a serviço dos outros realizando voluntariamente um ministério que faz um grande bem. Estas pessoas batizadas tem a alegria de se doarem aos outros realizando serviços de evangelização, de coordenação, de liturgia, de zelar pelo patrimônio, de organizar festas, etc. Entre estes serviços, está presente em todas elas, a catequese e suas catequistas e seus catequistas. Fazem parte de toda a história da Igreja. Por este mundo afora, são centenas de milhares de catequistas, somente na Arquidiocese de Passo Fundo são 2.411.  A vocês o reconhecimento, a homenagem e a bênção.
Catequistas, em primeiro lugar, são pessoas de fé. A fé é um dom de Deus, uma virtude sobrenatural que move o coração e o leva a Deus, abre os olhos da inteligência. Crer é um ato livre da inteligência que aceita as verdades reveladas, que aceita a Deus, adere, comunga e se deixa orientar por aquilo que aprendeu. Fé é confiar, é lançar-se nos braços de Deus revelado plenamente por Jesus Cristo e deixar-se conduzir por Ele.

Se catequistas são pessoas de fé nos encontros de catequese, não dão aula, não agem como professores, mas comunicam uma experiência e dão testemunho de uma fé que abrasa os corações, porque despertam o desejo de encontrar Cristo. Como está dito no Documento de Aparecida nº 18: “Conhecer a Jesus Cristo pela fé é nossa alegria; segui-lo é uma graça, e transmitir este tesouro aos demais é uma tarefa que o Senhor nos confiou ao nos chamar e nos escolher”.
A fé produz nos catequistas familiaridades com Jesus Cristo. Ser familiar é estar junto, criar vínculo, escutar, partilhar. Desta proximidade amadurece o amor a Deus e ao próximo. O dinamismo do amor é abrir-se aos outros, sair de si, ir e encontrar-se com os outros. Catequistas vão ao encontro da comunidade para encontrar crianças, jovens e adultos e passar um tempo com eles partilhando o que aprenderam e vivenciaram na convivência com Jesus Cristo. É doar-se, sacrificar-se para o crescimento do catequizando.
Catequistas têm sede de Deus e da sua Palavra viva e eficaz. Alimentam-se diariamente da Palavra para depois colocar-se a serviço dela e comunicá-la com eficácia e credibilidade. Os catequizandos ao ouvirem a Palavra terão a oportunidade de descobrirem o amor de Deus que acompanha a história da humanidade e de cada pessoa. Perceberem que esta Palavra não fala de um passado longínquo, mas reflete o tempo contemporâneo. Anunciam a Palavra sem medo, pois estão ajudando a educar pessoas para se encontrarem com Deus, amarem o próximo, o mundo e de colaborarem na construção de um mundo de paz e amor.
 Fonte: CNBB

Brasil conclui testes de soro inédito para picadas múltiplas de abelha



Após dez anos de estudos e testes, o Brasil está se preparando para ser o único país do mundo a produzir o soro antiapílico – contra múltiplas picadas de abelhas. Os pesquisadores responsáveis pelo projeto, Marcelo Abrahão Strauch, do Instituto Vital Brazil (IVB), e Rui Seabra Ferreira Júnior, do Centro de Estudos de Venenos de Animais Peçonhentos (Cevap) da Universidade Estadual Paulista, querem submeter, ainda este ano, ao Ministério da Saúde e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os relatórios com os resultados positivos alcançados nos ensaios clínicos da primeira fase, que envolveram testes em 20 pessoas mordidas por muitas abelhas.
A primeira fase avaliou a segurança do produto, por se tratar de um medicamento novo, e o ajuste de dose. A fase 3 vai observar a garantia da segurança e a eficácia do soro, disse Rui Ferreira Júnior, em entrevista à Agência Brasil.
O projeto contou ainda com apoio do Ministério da Saúde, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj)


Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil
Edição: Lílian Beraldo

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Consciência Evangélica de Orobó 2019 receberá a Cantora Alice Maciel




A União das Igrejas Evangélica de Orobó – UNIEO tem a alegria de divulgar mais um nome que fará parte das comemorações do dia da Consciência Evangélica de Orobó 2019. O Louvor nesta 3º edição será com a Cantora ALICE MACIEL e Banda. Alice Maciel é conhecida por ser uma das mais famosas no Brasil, em especial no Nordeste do país sendo inspiração para várias outras cantoras do seguimento pentecostal. Damares e Kemilly Santos, são apenas alguns nomes de expressão que surgiram depois de Alice.

Nascida na cidade de Juazeiro do Norte/CE, Alice Maciel participou de varias bandas secular a exemplificar a banda de baile Banda Feras dos anos 90, na qual deixou a mesma para se dedicar na obra do Senhor. Seu álbum de estreia foi gravado e lançado em 2000 de forma independente, tendo como título Digno de Todo Louvor. Atualmente a cantora já tem 8 CDs gravados e 1 DVD, tendo como grandes sucessos as musicas Todo Poderoso, Sai da Caverna, A Vitória de Ana, No Deserto, Deus é Fiel, Você não Pode Desistir, Batalha, Entre Outros.

A UNIEO já tinha divulgado anteriormente a presença do Pastor Geraldo Magela que irá ministrar a palavra e em breve irá divulgar mais novidades que farão esse dia inesquecível.

Curta, compartilhe, comente e coloque aí na sua agenda, será dia 31 de Outubro a partir das 17:00hs na cidade de Orobó. Forme sua caravana, chame mais um e vamos juntos louvar e adorar a Deus.

Orobó comemora 91 anos de Emancipação Política







Prefeitura de Orobó através das Secretarias de Educação, Cultura e Esportes têm a honra de convidá-lo (a) para participar das comemorações alusivas aos 91 anos de Emancipação Política de Orobó, que acontecerá no período de 01 a 11 de setembro de 2019 em nossa cidade.




quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Consórcio do Nordeste avança em negociações para ações conjuntas entre os estados


A vice-governadora Luciana Santos foi a representante do Governo de Pernambuco na reunião do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, que aconteceu nesta quarta-feira (21), em Teresina (PI). Ela substituiu o governador Paulo Câmara que esteve em agenda em Petrolina, em mais uma rodada dos seminários Todos Por Pernambuco. 

Os governadores aproveitaram o encontro para avançar no planejamento estratégico do Consórcio e discutir um mapa das oportunidades de investimentos no nordeste. “O consórcio é a consolidação de um esforço muito saudável, de um conceito integrado que entende que nós temos situações muito parecidas, sejam de problemas históricos como a ausência de um projeto nacional de desenvolvimento que incluísse as regiões e enfrentasse as desigualdades regionais, até questões condicionantes como as similaridades na convivência com o semiárido ou no potencial turístico, por exemplo, então temos que buscar convergência também nas questões econômicas”, avaliou Luciana Santos. 

Durante os trabalhos da tarde, foi anunciada a constituição de um grupo de trabalho para acelerar os arranjos necessários para a compra coletiva de insumos e equipamentos de saúde. Na próxima terça-feira (27), os secretários de Saúde se reunirão em Salvador na perspectiva de que possam publicar o primeiro edital de compra coletiva ainda no mês de agosto. 

Também foi decidida a data e agenda da visita do consórcio à Europa, que deve acontecer em novembro com reuniões na Alemanha, França, Espanha e Itália. De acordo com Rui Costa, governador da Bahia e presidente do consórcio em 2019, a inclusão de Portugal no roteiro está em negociação. Outro ponto anunciado foi a realização de reunião técnica em Fortaleza, já na próxima semana, para afunilar os detalhes do Termo de Referência para parceira público-privado na área de tecnologia e informação. A proposta denominada Nordeste Conectado visa, principalmente, atração de investidores internacionais. 

“Somos eminentemente ainda um região agropecuária, mas já conseguimos nos inserir numa cadeia mais dinâmica da economia. Nós temos setor automotivo; refinaria; uma matriz energética diversificada, renovável e limpa; precisamos ter oportunidade de nos articular e fortalecer essas vocações e acho que o consórcio tem um papel decisivo nessa direção. É um momento de auge. Paradoxalmente temos um ambiente nacional de muita desesperança, mas aqui a gente procura trabalhar para alimentar e lutar para que cheguem os serviços essenciais para nossa gente”, comentou Luciana Santos. 

Ao final do encontro foi divulgada uma carta com a síntese dos debates e uma  preocupação acerca do anúncio de privatização de empresas estatais. “Sem estudos técnicos aprofundados e a necessária compreensão de todos os impactos, tais vendas poderão trazer consequências negativas para a soberania nacional e um possível retrocesso à integração regional”. 

Além de Luciana Santos (PE) participaram da reunião os governadores Flávio Dino (MA); Rui Costa (BA); Belivaldo Chagas (SE); João Azevedo (PB); Fátima Bezerra (RN), Camilo Santana (CE), Wellington Dias (PI), e os vice-governadores Luciano Barbosa (AL) e Regina Sousa (PI).  A próxima reunião discutirá como ponto principal a Reforma Tributária e acontecerá em Natal (RN), com data a ser definida entre os dias 15 e 17 de setembro, período que a capital recebe o Encontro Brasil – Alemanha.

Fotos: Roberta Aline/CCOM-PI

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

AMUNAM lança Campanha Virtual para gravação do 3º CD do Maracatu Feminino de Baque Solto Coração Nazareno.

Na manhã desta quarta-feira (21/08) a Associação das Mulheres de Nazaré da Mata – AMUNAM, lançou uma campanha virtual para gravação do 3º CD, do Maracatu Feminino de Baque Solto Coração Nazareno, em comemoração aos 15 anos de resistência na Cultura Popular. A campanha tem o valor mínimo e único de R$30,00 e cada pessoa que doar para a mesma receberá um CD. Se alguém quiser doar mais do que valor mínimo também pode doar mais vezes.


História - Fundado pela Associação das Mulheres de Nazaré da Mata- AMUNAM em 8 de Março de 2004 o Maracatu Feminino de Baque Solto Coração Nazareno é símbolo da resistência das mulheres nazarenas , que ousaram romper barreiras e conquistar espaço na Cultura Popular.

Sonho- Em comemoração aos 15 anos, gostaríamos de lançar o 3º CD “Maracatu Coração Nazareno - 15 anos de Resistência na Cultura Popular” que trás nos versos temas como o Empoderamento Feminino e Enfrentamento a Violência Doméstica, com lançamento previsto para o final de Novembro.

Apoio dos Amantes da Cultura Popular Brasileira-  No final do mês de maio deste ano conseguimos gravar em estúdio as faixas que compõem o CD, mas não tivemos condições de prensar e encapar os CD’s, visto que a AMUNAM é uma entidade sem fins lucrativos, sobrevive de projetos e doações. Atualmente não existe nenhum projeto que apoie a gravação, apesar de há anos , vimos tentamos gravar o CD’s por meio de projeto.

Resultado de imagem para MARACATU

Por isso precisamos do seu apoio para realizar esse sonho, de registrar os versos que mantém a história do Maracatu Coração Nazareno vivo, e discutir temas tão atuais e importantes para a sociedade. Então colabore com essa ação, pois você estará mantendo vivo a Cultura Popular Brasileira e fortalecendo o protagonismo da Mulher na Cultura Popular (Maracatu Rural)

Rayanne Caroline

Abertas as inscrições para o IV Sesc Jovem de Surubim

Da Assessoria
Visando o diálogo com a juventude, a valorização dos talentos, a diversidade cultural e o combate a todas as formas de preconceitos, o Sesc Ler Surubim realiza na segunda-feira (26/08) a quarta edição do projeto Sesc Jovem, que este ano trabalha o tema “Empreendedorismo Social”. As inscrições gratuitas já estão abertas e podem ser feitas nas escolas da cidade.
A ação é voltada para jovens de 14 a 29 anos e conta com atividades de recreação, lazer e de qualificação profissional. A abertura será às 9h com palestras sobre o tema central do projeto. O empresário João Batista de Souza Neto, da PanCristal – empresa de produtos de panificação – vai falar sobre “Visão Empreendedora”; depois, Rafa Mattos apresenta o “Movimento Plante Amor Colha o Bem”; e na sequência, o tema “Canvas You – Planejamento de Vida e Carreira” será abordado pelo Sebrae/PE. Ao final, será serviço almoço gratuito para os participantes.
Das 14h às 16h, serão realizadas as 22 oficinas, todas voltadas para o empreendedorismo. Das 16h às 17h, haverá um momento de interação, com atividades recreativas, esportivas e banho de piscina. Durante o dia, bandas estudantis e jovens artistas farão apresentações. “A programação foi construída a partir dos desejos dos jovens estudantes. Além de proporcionar lazer, esportes, recreação e sustentabilidade, pretende oportunizar a qualificação profissional de todos”, pontua Amanda Roberta Souza da Silva, assistente social do Sesc Ler Surubim.
O IV Sesc Jovem de Surubim conta com a parceria da Prefeitura de Surubim, através das Secretarias de Juventude, Educação e Saúde; do Conselho Municipal de Juventude; da União Municipal dos Estudantes Secundaristas deSurubim; das escolas das redes municipal, estadual e particular; Escola Técnica Estadual; Grêmios Estudantis; Rotaract/Rotary Club Surubim; Sebrae; e Senac.

Resultado de imagem para SESC JOVEM

Gratuidade – durante o mês de agosto, todas as unidades do Sesc Pernambuco vão oferecer gratuidade na confecção ou atualização do cartão para trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo de comerciários e seus dependentes. Ele garante descontos nas ações de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social, como hospedagens nos hotéis do Sesc, espetáculos, parque aquático e restaurantes das unidades. O titular pode incluir como dependentes cônjuge ou companheiro de união estável, pessoas sob guarda de menores de 21 anos, estudantes com idade até 24 anos, pai, mãe, madrasta, avó e avô. Para fazer a emissão, é necessário ir ao Ponto de Atendimento. Para outras informações e relação dos documentos necessários: www.sescpe.org.br
Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.
Serviço: IV Sesc Jovem de Surubim
Inscrições gratuitas nas escolas da cidade
Data: 26 de agosto
Local: Sesc Ler Surubim – Rua Frei Ibiapina, s/n, São José
Horário: 9h às 17h
Informações: (81) 3634-5280


(Fonte: Blog do Agreste)

Secretária de Educação de Machados, Maria Rodrigues, participa do Fórum Nacional da UNDIME

Começou na última terça-feira (13) o Fórum Nacional da Undime, em Costa do Sauípe, Mata de São João, onde as delegações de todo país se fizeram presentes  acompanhando os quatro dias do evento.


O Fórum, promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação mobilizou cerca de 1.500 dirigentes e educadores para discutir assuntos como o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), como mecanismo de financiamento para a garantia da qualidade do ensino.

O município de Machados se fez presente através da secretária de Educação,  Maria Rodrigues, onde ela ressalta a importância de sua  participação para levar  demandas municipais ao FNDE/MEC e aperfeiçoar seus conhecimentos dentro dos serviços educacionais, assegurando uma boa gestão pedagógica e administrativa.


BORDERLESS: ECOLOGIA-UMA ANÁLISE DE AMOR À NATUREZA


O Tecnoquest é um projeto socioambiental, desenvolvido pelo Colégio Pentágono no município de Limoeiro - PE, que visa à preservação ambiental envolvendo diversos setores da cidade para sua melhoria ecológica. Em 2019, a iniciativa completa 15 anos de apoio à cidade, e aos moradores não só de Limoeiro, mas também da região. Com o decorrer dos anos, o Tecnoquest já conseguiu abarcar diversas iniciativas como em 2015, que o colégio visitou o Hospital Regional de Limoeiro, o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC), levando para essas pessoas uma mensagem de otimismo, brindes, felicidade e esperança.

Em 2016 foi realizado com os moradores da cidade limoeirense, uma pesquisa questionando as dificuldades na infraestrutura como o saneamento básico, poluição, arborização, e as respostas foram depositadas numa “Cápsula da Vida” para ser mandada uma carta às autoridades da cidade para reverter à situação. 


Resultado de imagem para pentágono LIMOEIRO


Em 2018, o Colégio foi às ruas pedindo alimentos em prol de uma ONG em Recife, chamada Comunidade dos Pequenos Profetas, que conta com um “teto verde” com plantação dehortaliças e une criança com vulnerabilidade social. Em uma breve perspectiva, dessa maneira, o Tecnoquest 2019 traz a temática: ECOLOGIA – UMA ANÁLISE DE AMOR À NATUREZA como o intuito de agregar valores ambientais para a comunidade, como práticas de arborização, de inclusão social, conscientização ambiental e auxílio aos animais. 

Com isso a EQUIPE BORDERLESS que significa “sem fronteiras”, composta por alunos do Colégio Pentágono, apresenta esse propósito: perpassar aos limoeirenses, a conscientização e a efetivação da prática, no que tange as questões ambientais para melhoria da cidade. A EQUIPE BORDERLESS por meio do Colégio Pentágono fará a plantação de mudas pelas ruas de Limoeiro, com o intuito de garantir um ar mais puro à população, auxiliar os moradores de localidades carentes, ajudará uma ONG conhecida na cidade (Adoráveis Vida Lata) com materiais para o melhor conforto dos animais lá existentes. 

Aequipe ainda conta com as redes sociais (INSTAGRAM @borderless19), que são uma excelente ferramenta de propagação de informação atualmente, onde são postadas dicas de conscientização, atualidades, o emprego da ludicidade por intermédio de jogos de perguntas e respostas referentes à ecologia e curiosidades. Para ficar por dentro de tudo que acontecerá no TECNOQUEST 2019. 

Siga instagram: https://www.instagram.com/borderless19

Texto: Marcus Vinícius


Estudantes de escola da Rede Estadual realizam ação inclusiva no TIP

Celebrando a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, estudantes, professores e equipe gestora da Escola Estadual Edmur Arlindo de Oliveira, localizada no Curado IV, promovem nesta quarta-feira (21) um momento de conscientização acerca da inclusão da pessoa com deficiência no Terminal Integrado de Passageiros (TIP). A ação acontece às 14h.

“O objetivo é mostrar para a sociedade os impactos causados pelas ações inclusivas, pautadas na  disciplina, coerência, amor e cumplicidade em compartilhar o conhecimento com todos, diante das necessidades específicas de cada um”, conta Jonatas Nicácio, professor da unidade de ensino. 





Serviço

Estudantes da Rede Estadual realizam ação de conscientização sobre a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 

Local:Terminal Integrado de Passageiro (TIP), Av. Pref. Antônio Pereira, s/n - Várzea, Recife 
Horário: 14h
Mais informações: Kamilla Alves - 3183 9300

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

PREFEITURA DE OROBÓ RESTAURA O EXTENSO CALÇAMENTO DA VILA DA SARDINHA EM TANQUES

A prefeitura está recondicionando o extenso calçamento da Vila da Sardinha(como é conhecida),que fica na comunidade de Tanques. Diversas famílias residem na área que está sendo restaurada e recebem toda assistência constante em melhorias sociais através da prefeitura de Orobó.
Fonte: Luís Duarte

VII Feira de Artesanato de Orobó


O município de Orobó no Agreste Setentrional de Pernambuco, cerca de KM 115 da capital, que faz divisa com o estado da Paraíba, aproximadamente KM 85 de Campina Grande, realiza a VII Feira de Artesanato de 05a 08 de Setembro na quadra de evento da cidade.


A Feira de Artesanato foi criada em 2013 com o objetivo de divulgar o artesanato da região, este ano na 7° edição tem uma mega estrutura com 70 stands, Praça de Alimentação, Espaço Criança, Palco e passarela. As principais atrações são os artistas da terra e regionais que irão fazer suas apresentações culturais. O evento mobiliza as cidades circunvizinhas e movimenta o comércio local trazendo desenvolvimento na economia para município.


Segundo o gestor municipal Cléber Chaparral, a Feira de Artesanato que tem como destaque especial as Artesãs - mulheres agricultoras e rendeiras que fazem o Frivolité e complementam a renda familiar com o seu belíssimo artesanato, tem o total apoio da prefeitura.

Projeto Noite dos Mestres do Apito leva poesia e versos à Zona da Mata

Evento estreia neste sábado (24) de agosto, às 21h no terreiro do Maracatu Leão Misterioso, em Nazaré da Mata. Mestre João Paulo, o papa do Maracatu, apresentar poesia e versos juntamente com o mestre Barachinha, que será a atração do ensaio

(Foto: Divulgação)
A região da Zona da Mata de pernambuco abre-alas, a partir deste fim de semana, para receber a estreia do Projeto Noite dos Mestres do Apito, iniciativa cultural que busca garantir visibilidade da arte do improviso, de versos e poesias, realizada pelos mestres de maracatus rurais da região. O projeto de intinerância cultural, conta com cinco ensaios consecutivos de maracatus, tendo a participação especial, de mestres de maracatus como convidados especiais, sendo um a cada mês. A abertura da programação acontece neste sábado, 24 de agosto, às 21h, no terreiro do Maracatu Leão Misterioso de Nazaré da Mata, que fica na rua Bartolomeu de Freitas Vasconcelos (s/n), no loteamento Paraíso. O evento é gratuito.

O mestre João Paulo, conhecido como o papa do maracatu rural, faz as honras da casa, com sua nação de 120 brincantes, recebendo, nesta noite especial dedicada à poesia, como mestre convidado, Barachinha, que integra o Maracatu Estrela Dourada de Buenos Aires, na Zona da Mata. No palco, os dois mestres vão apresentar, por meio de seus versos e poesias, temas do cotidiano, até às 5h da manhã do domingo, 25 de agosto. Ao todo, serão oito horas de festividade. 


“ Estamos bastante animado pela estreia deste projeto. A nossa cidade e região conta com grandes mestres da cultura popular e, poder reuni-los nessa proposta, sem dúvidas, está sendo bastante gratificante. Vamos celebrar a arte e as tradições de nossa gente” afirma Cilda Trindade, produtora cultural e coordenadora do projeto. 

Agenda

Até o fim deste ano estão programados mais quatro edições do Projeto Noite dos Mestres do Apito. A segunda acontecerá no dia 21 de setembro, na sede do Maracatu Leão Formoso, no Alto da Boa Vista. O convidado será mestre João Paulo, o papa do maracatu. Já o terceiro evento será realizado dia 26 de outubro, no terreiro do Maracatu Águia de Ouro, no bairro do Sertãozinho, na ocasião, terá mestre como mestre anfitrião da noite, Josemir Henrique. A penúltima edição ocorre dia 23 de novembro, na sede do Maracatu Águia Dourada, bairro do Sertãozinho, com a participação especial do mestre André de Lica. O encerramento do projeto fica por conta do mestre Bi, em apresentação programada para acontecer na sede do Maracatu Leão Africano, centro. 

O Projeto

Projeto “Noite dos Mestres do Apito” é coordenado pela produtora cultural, Cilda Trindade; com incentivo do Fundo de Incentivo à Cultura (Funcultura), Fundação de do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe); Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult- PE), e Governo do Estado de Pernambuco. Apoio da Prefeitura de Nazaré da Mata. 

Serviço

O quê: Projeto Noite dos Mestres do Apito leva poesia e versos à Zona da Mata 

Onde: Sede do Maracatu Leão Misterioso de Nazaré da Mata, loteamento Paraíso

Horário: Das 21 h às 5h

Classificação: Livre

sábado, 17 de agosto de 2019

Comissão Pró Universidade formalizará na Alepe pedido por universidade pública no Agreste Setentrional



Na próxima segunda-feira (19), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), será formalizado o pedido coletivo da Comissão Pró Universidade pela implantação de uma universidade pública no Agreste Setentrional. Este grupo de articulação é formado por deputados estaduais, deputados federais, professores, presidentes de entidades da sociedade civil e integrantes de grêmios estudantis e populares da região. O lema da campanha é: "Universidade pública e para todos no Agreste Setentrional: eu quero!".




O presidente do grupo é o empreendedor e auditor fiscal Antônio Barros, prefeito de Surubim entre os anos de 1977 a 1983. A professora universitária Horasa Maria da Silva Andrade, Doutora em Etnobiologia e Conservação da Natureza, é a vice-presidente. Por sua vez, a relatora geral é a internacionalista Maria Luiza Lima.

De acordo com a comissão, o Agreste Setentrional é a única região de Pernambuco que não tem instituição pública de ensino de nível superior. O território é composto por 19 municípios: Bom Jardim, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, Frei Miguelinho, João Alfredo, Limoeiro, Machados, Orobó, Passira, Salgadinho, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Vicente Ferrer, Surubim, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertente do Lério e Vertentes.

O trabalho da Comissão Pró Universidade pode ser acompanhado no Instagram: @comissaoprouniversidade

Fonte:
Texto: Jornalistas Luís Correa e Luís Francisco Prates.
Artes: Dra. Íris Fernanda Souto Maior