Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

FRED AMANCIO É CONDECORADO COM MEDALHA PAULO FREIRE

Homenagem foi concedida ao gestor pelo trabalho desenvolvido na educação de Pernambuco

O Conselho Estadual de Educação (CEE) entregou, nesta segunda-feira (23), a medalha e diploma Mérito Educacional Professor Paulo Freire ao secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Fred Amancio. A homenagem é concedida às pessoas físicas ou instituições indicadas que se destacam pelo exercício docente reconhecido socialmente e retratam históricos com trajetórias exitosas no campo da educação do estado. A solenidade aconteceu no auditório da Academia Pernambucana de Letras (APL), no Recife, e reuniu estudantes, professores, secretários executivos, gestores e conselheiros de educação. 
Amancio está à frente da pasta desde 2015 e tem apresentado relevantes serviços para a educação básica ao longo desses anos. No índice de abandono escolar, por exemplo, Pernambuco vem ganhando notoriedade por apresentar melhor desempenho desde 2013, no Ensino Médio, em comparação com os outros estados do Brasil (a taxa caiu de 1,5% para 1,2%). Além disso, Pernambuco oferece a maior rede de escolas em tempo integral, com 412 unidades escolares, sendo 368 Escolas de Referência e 44 Escolas Técnicas, e atende cerca de 57% dos estudantes do Ensino Médio. 
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe) também apresentou crescimento. O resultado geral do Idepe de 2018 foi de 4,7, demonstrando crescimento em comparação com 2017, quando a nota foi de 4,5. O indicador estadual também superou a média nacional, que é de 3,5.
Em 2019, visando fortalecer a educação municipal, o secretário apresentou o Programa Criança Alfabetizada, que cria parcerias com os municípios para consolidar a educação infantil, através do fortalecimento da gestão escolar, formação de gestores e professores, criação de um material complementar, avaliação dos estudantes, incentivo escolar e engajamento municipal. Além disso, o programa também prevê mudanças na arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para todos os municípios – serão mais de R$ 540 milhões distribuídos com base em resultados educacionais. 
É importante ressaltar que o projeto atinge mais de 3,8 mil escolas e beneficia cerca de 330 mil estudantes. Isso significa um investimento de mais de R$ 50 milhões para garantir as ações do programa nesta gestão. “É uma grande honra para os conselheiros estaduais conferir essa medalha de honra ao mérito professor Paulo Freire ao secretário Fred Amancio, pois entendemos que é através da educação que o nosso povo vai garantir seu desenvolvimento com justiça social”, declarou o presidente do CEE, Ricardo Chaves.
“É um momento muito especial na minha trajetória de vida poder participar dessa condecoração. Eu me considero junto com todos os que estão reunidos aqui como mais um batalhador e mais um apaixonado pela educação. Receber uma condecoração que leva o nome do patrono da educação também me reveste de algo especial, pois o professor Paulo Freire representa e sempre acreditou que a educação estava diretamente relacionada com transformação, emancipação e libertação”, considerou Amancio.
Paulo Freire - A condecoração homenageia Paulo Freire, o mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais. Considerado um dos principais pensadores da história da pedagogia mundial, Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997) foi educador e filósofo e influenciou o movimento chamado pedagogia crítica. Nascido no Recife, Freire formou-se em Direito e, nos anos 60, trabalhou com movimentos de educação popular e coordenou o Plano Nacional de Alfabetização, com objetivo de tirar cinco milhões de pessoas do analfabetismo. Seu método, conhecido como “pedagogia da libertação”, tinha como proposta uma educação crítica a serviço da transformação social.

Perfil do Secretário
Nascido em Paulo Afonso (BA), Frederico da Costa Amancio é formado em Administração pela Universidade de Pernambuco e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, com pós-graduação em Economia Aplicada à Gestão Fiscal, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo e, tem MBA em Gestão de Negócios em Petróleo e Gás, pela FGV do Rio de Janeiro. Em 1995, foi aprovado em concurso para auditor fiscal do Tesouro Estadual, lotado na Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz).
Em 15 anos de atuação na Sefaz, exerceu diversas funções e cargos, como chefe de fiscalização de combustíveis, coordenador de planejamento e acompanhamento e, ainda, diretor de legislação e tributação. Em julho de 2008, Amancio integrou a equipe responsável pela aplicação de um novo modelo de gestão na saúde pública do Estado. Em dezembro daquele ano, assumiu o cargo de secretário-executivo de Coordenação-Geral. Em 31 de março de 2010, assumiu o comando da Secretaria Estadual de Saúde. Em 3 de janeiro de 2011 deixou o cargo de Secretário de Saúde para ocupar a vice-presidência do Porto de Suape. Fred Amancio também foi secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape. Antes de assumir a Secretaria de Educação, cargo que ocupa atualmente, exerceu a função de secretário de Planejamento e Gestão.
Foto: Pedro Menezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário