Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

terça-feira, 13 de abril de 2021

Festival Sambada de Pontezinha abre comemorações do ciclo junino 2021

Evento cultural, realizado na cidade do Cabo de Santo Agostinho, litoral sul do estado, estreia, na noite desta quarta-feira (14), às 20h, na internet, com shows culturais que valorizam o coco de roda e ciranda

Foto/divulgação

O Festival Sambada de Pontezinha, realizado na cidade do Cabo de Santo Agostinho, litoral sul do estado, estreia, na noite desta quarta-feira (14), no calor do clima junino de 2021.  O evento tem como objetivo preservar a memória e tradição dos santos do ciclo junino: Santo Antônio, São Pedro e São João, juntamente com grupos culturais de coco de roda e ciranda.  A programação cultural, que inclui shows e rodas de diálogo, será transmitida, gratuitamente,  na página oficial do festival no Youtube, às 20h. 

Neste ano, por conta da pandemia da covid-19, o festival aposta em uma programação virtual, recheada de atrações culturais, para acompanhar de qualquer lugar, por meio da internet. Entre os nomes de destaque:  Toadas de Pernambuco, Bojo da Macaíba; Coco de Mestre Goitá; Coco de Bio Caboclo; Ciranda Bela Rosa de Mestre Bi; e Ciranda de Pontezinha.  Uma mistura de sons e ritmos que promete colocar todo mundo para cantar e dançar a noite toda, no clima do São João. 

Foto/divulgação

O Festival Sambada de Pontezinha apresenta, ainda, uma roda de diálogo especial, com a participação de veteranos e contemporâneos, ligados à história do coco de roda e ciranda, em Pernambuco.  A conversa, que reúne expressivos artistas da cena do coco do estado, do Nordeste e do Brasil, traz como convidados: Dona Dalva - rainha do Coco; Seu Antenor; Mestres Goitá; Ricco Serafim e Deivid Santos. Transmissão do bate-papo cultural acontece logo após os shows. 

O festival conta com o suporte da Lei Aldir Blanc, Secretaria de Cultura de Pernambuco, Fundarpe, Governo de Pernambuco e Governo Federal.  A coordenação é da Serafim Produção. 

Foto/divulgação

História - O Festival acontece no bairro de Pontezinha, o mesmo que dá nome ao evento. Lá, moram mais de 20 mil habitantes. A festividade do coco de roda e ciranda, em homenagem aos santos juninos,  é uma tradição que acontece há mais de um século, com a participação de pescadores e moradores, na capela de Santo Antônio da Barra, construída por Dom Antônio de São José Bastos, 15º bispo de Olinda e Recife, às margens do Rio Jaboatão.  Não demorou muito para que Zezinho de Varelo, muito devoto de Santo Antônio, também trouxesse para comunidade, toda sua influência cultural do coco de roda e de devoção.  Era a marca principal, sempre que acabava as cerimônias litúrgicas e a procissão fluvial, por exemplo, os pescadores festejarem, até o dia amanhecer, com muito coco de roda e ciranda.  Sendo assim, o religioso e o profano sempre estiveram unidos nas comemorações da localidade. Logo depois, a comunidade ganhou, por interlocução de Dom Helder Câmara e padre Geraldo, uma capela de Santo Antônio, para que a comunidade pudesse realizar suas atividades religiosas. Época, inclusive, que as músicas litúrgicas ganharam maior importância para a igreja. Ou seja, os cantos, orações e todas as devoções, realizadas nas missas, tinham elementos sonoros e ritmos derivados do coco de roda, maracatu, samba, forró, ciranda e baião.  Atualmente, o movimento Sambada de Pontezinha é  realizado com a participação de novos grupos da nova geração, da cidade do Cabo de Santo Agostinho, desenvolvendo atividades culturais junto à comunidade, por meio de rodas de diálogo, apresentações culturais,  mostra de cinema, oficina, entre outras ações. 

Foto/divugalção


O quê: Festival Sambada de Pontezinha festeja tradição cultural com encontro de coco de roda e ciranda

Quando: Quarta-feira, 14 de Abril

Onde: Canal do festival no Youtube https://www.youtube.com/channel/UC_e6FYt9w9cHKasSNkYDIpw

Horário: 20h

Classificação: Livre para todos os públicos

Por: Salatiel Cicero  - Jornalista - Assessor de Comunicação e Imprensa

Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário