Convidados que têm ou tiveram câncer de mama repassaram orientações e destacaram a importância do diagnóstico precoce
Como parte das ações alusivas ao Outubro Rosa, mês em que é reforçada a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, servidoras e servidores da Casa de Semiliberdade (Casem) Harmonia, no bairro da Iputinga, no Recife, participaram de uma série de palestras sobre a temática. O momento contou com a fala de quatro pessoas que têm ou tiveram a doença. Em foco, os desafios para enfrentar esse problema de saúde em plena pandemia, período que impactou o tratamento de pacientes oncológicos.
Um dos palestrantes foi Alexandre Albuquerque, que evidenciou a incidência do câncer de mama também em homens, ainda que em índices menos significativos que a ocorrência em mulheres. “O mais importante é você querer ficar bom, querer se tratar e se curar. Ter fé, acreditar na equipe médica e ser disciplinado na alimentação são passos importantes para vencer essa batalha”, disse.
O evento contou ainda com a participação das palestrantes Adriana Nunes, Márcia Oliveira e Jéssica Pontes. Para Simone Custódio, coordenadora-geral da Casem Harmonia, unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), trabalhar essa temática também no ambiente de trabalho é uma forma de ampliar o alcance das informações. “É de extrema importância dar voz a quem passou por esse momento e ainda passa. São vidas que entenderam o verdadeiro significado de querer viver”, avaliou.
Imagem: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário