Nas Agências do Trabalho, há 643 vagas de emprego e 25 não exigem experiência
A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco anuncia que, nesta quarta-feira (10), nas Agências do Trabalho do Estado, há disponibilidade de 643 vagas de emprego, sendo 54 delas para pessoas com deficiência (PCD). Destaca-se, neste contexto, aqueles que precisam encontrar seu primeiro emprego ou mudar de área. Existem 10 vagas para auxiliar de cozinha e 10 para recepcionista atendente no município de Camaragibe, que não exigem experiência e aposta no currículo por competências. Em Araripina, também há uma vaga para recepcionista de hotel sem necessidade de experiências anteriores, oportunidade de babá em Serra Talhada, de vendedor interno em Salgueiro, de embalador à mão PCD em Igarassu, estoquista PCD e serviços gerais na conservação de vias permanente exceto trilho PCD, as duas últimas no Recife.
No tocante a estágios, há vaga para estágio de engenheiro de produção em Paulista; como analista de marketing, eletricista, mecânico de veículos automotores a diesel, sendo as três últimas no Recife.
Indagado porque há menos oferta de vagas para pessoas sem experiência, o secretário Alberes Lopes explica: “muitas empresas não têm disponibilidade para treinar e dar atenção suficiente ao novo funcionário, por isso que preferem a experiência do que as competências, mas é importante que essa cultura mude, porque tem muita gente com disposição de trabalhar e essa pessoa pode fazer a diferença em qualquer negócio, mesmo sem experiência”, destacou, destacou. “Para os trabalhadores sem experiência, sugiro que, ao entrar num novo emprego, não façam daquele lugar apenas um trampolim, porque isso se espalha de boca a boca. Se dedique. Mostre que não está neste ambiente só para passar o tempo”, acrescentou.
O secretário sugeriu que a pessoa sem experiência faça um currículo com foco nas competências. “Para isso, conta com trabalho voluntário, trabalho sem remuneração e qualificação. Nestes seis primeiros meses do ano, para se ter uma ideia, Pernambuco admitiu 6.822 jovens aprendizes e desligou 5.756, gerando um saldo positivo de 1.066 contratações, sendo a maioria com Ensino Médio. Então, vale a pena dar essa chance”, completou.
Já os servidores que realizam o quadro de vagas pela SETEQ fazem o seguinte balanço das vagas por município, por ordem alfabética. Arcoverde (7), Araripina (7), Belo Jardim (9), Bezerros (4), Camaragibe (20), Caruaru (14), Cabo de Santo Agostinho (60), Garanhuns (5), Ipojuca (76), Igarassu (10), Nazaré da Mata (78), Paulista (80), Palmares (10), Pesqueira (12), Petrolina (19), Recife (133), Salgueiro (4), Serra Talhada (11), São Lourenço (34), Santa Cruz do Capibaribe (51).
*MUDANÇA DE MUNICÍPIO* - Quem mora no Recife e quer trabalhar em Garanhuns, por exemplo, precisa ir na agência mais próxima de sua casa e informar ao atendente que quer incluir esta cidade entre as suas opções e informar que está disposto a mudar de município.
*ATUALIZAÇÃO DE CADASTRO* - Importante destacar que os cadastros só permanecem ativos durante três meses. Se o trabalhador ou trabalhadora não conseguir emprego neste período, precisa retornar à Agência para ativar seu cadastro e receber um novo QR Code para acompanhar as vagas pela internet, caso tenha habilidade com internet. O candidato ou candidata também pode ir diretamente numa agência ver se tem vaga disponível para sua função.
*QUALIFICAÇÃO* - Quatro cursos de qualificação estão com inscrições abertas pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação do Estado nos municípios de Feira Nova (Design de sobrancelha), Palmares (Alongamento de cílios), Nazaré da Mata (Barbearia) e Xexéu (Barbearia) e Chã Grande (Cabelo e Maquiagem). A partir do dia 10 de agosto, quem quiser, já pode se inscrever nos municípios de Abreu e Lima (Unha em gel) e Araçoiaba (Depilação). As inscrições exigem que o participante marque um X no local de baixa renda e todas podem ser feitas no site www.seteq.pe.gov.br. A SETEQ contratou o Senac para realizar as qualificações gratuitas nas cidades mencionadas, por meio do Programa Novos Talentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário