Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Prefeitura de Machados intensifica campanha “Novembro Azul” nas Unidades Básicas de Saúde

Além de levar informações aos homens machadense, a Secretaria de Saúde tem oferecido diversos serviços como: testes rápidos, vacinação, aferição de pressão arterial, entre outros




Cuidar da saúde é sempre importante, com esse objetivo a prefeitura municipal de Machados, Agreste Pernambucano, tem intensificado a conscientização da campanha “Novembro Azul”, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nos locais ocorrem palestras com médicos e enfermeiras sobre a prevenção ao câncer de próstata, promoção da saúde dos homens. Nos últimos dias, foram contemplados com a iniciativa as UBS´s Siqueira, Santa Terezinha e COHAB.






Além de levar informações aos homens, a ação tem oferecido serviços de testes rápidos, vacinação, aferição de pressão arterial, glicemia e solicitação de exames PSA e atendimento individualizado com a nutricionista. Os presentes ainda participam de sorteios e distribuição de brindes.





No último dia 22 de novembro, na Granja Enavis, a campanha “Novembro Azul” desembarcou levando informações aos trabalhadores e oferecendo vários serviços na indústria como: realização de eletrocardiograma e teste rápido de HEP C, vacinação e atendimento odontológico. 





 

“A Secretaria de Saúde de Machados fez uma programação toda especial voltada para a saúde do homem machadense. Para conscientizar a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente. Praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, cuidar da saúde mental e também fazer exame de próstata periodicamente”, ressaltou a secretária de Saúde de Machados, Leângela Pegado.






Leângela deu algumas dicas de cuidados da saúde do homem. “Cuidados básicos que todo homem precisa realizar com frequência, que são ofertados pela Secretaria de Saúde de Machados: verificação da pressão arterial, hemograma completo, dosagem de glicemia, dosagem do colesterol, testes de urina, atualização da carteira vacinal e verificação da circunferência abdominal. Drible o preconceito, cuide da saúde”, concluiu a secretária de Saúde de Machados.

Novembro Azul




É o nome dado ao movimento internacional criado para conscientização ao câncer de próstata e alertar os homens da importância do diagnóstico precoce. Criado em 2003, o mês de novembro foi escolhido por causa do dia 17 de novembro, que é o “Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata”.

A partir de 2016, a campanha “Novembro Azul” teve seu foco ampliado com a intenção de se tornar um movimento permanente pela saúde integral do homem. A proposta é ir além da prevenção do câncer para abranger todo o espectro de doenças ligadas ao sexo masculino.



Publicidade


terça-feira, 29 de novembro de 2022

Mitos e verdades sobre  procedimentos para corrigir miopia e astigmatismo 



É grande o número de brasileiros portadores de doenças como miopia, astigmatismo ou hipermetropia. De acordo com a OMS, 59 milhões de brasileiros já sofrem de miopia. Já o astigmatismo atinge cerca de 60% da população do país, de acordo com um levantamento feito pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). 

Mas para corrigir erros do tipo, a solução pode ser a mesma. É a cirurgia refrativa, que é capaz até mesmo eliminar a utilização dos óculos de grau. Segundo a oftalmologista Carolina Guimarães, do HOPE, hospital referência da rede Vision One, é preciso tomar alguns cuidados antes de realizar o procedimento. 

“O principal quando um paciente deseja fazer essa cirurgia é realizar exames com um médico e hospital de confiança. A cirurgia refrativa é feita com um laser que modifica o formato da córnea para corrigir o grau. Toda pessoa que deseja fazer a cirurgia precisa antes de tudo saber se a sua córnea é forte e saudável”, explica a oftalmologista Carolina Guimarães.

Saiba mais sobre a doença: 

- Todo paciente que usa óculos pode fazer cirurgia

Mito. Para saber se o paciente pode realizar a cirurgia com segurança, é necessário realizar alguns exames. Eles vão avaliar a espessura da córnea, o formato e alguns outros parâmetros que vão dizer se é seguro fazer o procedimento. As pessoas que possuem a córnea muito fina, uma córnea assimétrica ou até um grau muito elevado não podem realizar a cirurgia, pois dessa forma vai enfraquecer demais a córnea do paciente, podendo causar algumas complicações. Por isso, a avaliação pré-operatória é muito importante.

- O grau nunca volta depois de ter feito a cirurgia

Mito. A cirurgia corrige o grau que o paciente apresenta naquele momento. Então, se o grau ainda não estiver totalmente estabilizado e ainda estiver aumentando, ele irá voltar a aumentar. Isso acontece principalmente na hipermetropia, que tende a estabilizar apenas em idade mais avançada. Porém, mesmo nestes casos, o paciente ainda poderá desfrutar de um bom tempo sem a dependência dos óculos.

- Só pessoas jovens podem fazer a cirurgia

Mito. A cirurgia pode ser feita em todas as idades, porém se o paciente já apresentar formação de catarata, mesmo que em fase inicial, se dá preferência em se realizar a cirurgia de catarata com a utilização de lentes Premium, que irá corrigir de forma mais definitiva o problema.

- A cirurgia é muito rápida

Verdade. A cirurgia é feita utilizando um ou dois tipos de laser diferentes, a depender da técnica que foi utilizada e dura apenas poucos minutos. Por essa razão e pelo pós-operatório ser tranquilo, são feitos, preferencialmente, um olho em seguida do outro, no mesmo tempo cirúrgico. Estima-se que o procedimento dure no máximo 20 minutos.

- É preciso usar óculos de sol após a cirurgia

Verdade. Durante a recuperação, especialmente quando é utilizada a técnica PRK, é essencial o uso dos óculos escuros tanto para o melhor conforto como, principalmente, para evitar uma cicatrização exacerbada da córnea. Além disso, alguns pacientes podem sentir os olhos mais ressecados nos primeiros meses após a cirurgia, precisando usar colírios lubrificantes com mais frequência.

Publicidade


Recife lidera criação de empregos com carteira assinada no Nordeste em outubro

Com saldo positivo de 3.302 postos de trabalho formais, esse foi o décimo mês consecutivo que a capital pernambucana apresenta alta no indicador, segundo dados do Caged. Em 2022, crescimento é de 4,95% em relação ao ano passado



O Recife foi a capital do Nordeste que mais criou empregos com carteira assinada no mês de outubro. Foram 3.302 vagas de saldo, resultado de 17.472 contratações e 14.170 demissões. Outro dado positivo foi a marca de ser o décimo mês consecutivo de alta no emprego formal na capital pernambucana em 2022, totalizando um estoque de 521.371 postos de trabalhos ativos. Somando o desempenho dos dez primeiros meses de 2022, já são 24.613 empregos de saldo, com crescimento de 4,95%. Levando em conta todas as cidades brasileiras, a capital pernambucana ocupou a 4ª colocação nacional. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta terça-feira (29). Desde o início da gestão João Campos, em janeiro de 2021, já são 53.987 mil empregos criados.


“O mês de outubro nos colocou na liderança do Nordeste na criação de empregos com carteira assinada, com o adicional de colocar a Indústria como o segmento protagonista nesse resultado, já que, historicamente, o movimento dos nossos empregos segue o comportamento do setor de Serviços, que é a vocação da cidade. Isso nos mostra que a nossa economia tem abertura para crescer em diversos segmentos, em resposta aos estímulos que o trabalho da gestão de João Campos vem dando para impulsionar a geração de riquezas e o mercado de trabalho, principalmente no que trata de atração de novos investimentos e da melhoria do ambiente de negócios da cidade”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Rafael Dubeux. 


A Indústria foi o setor responsável pela maior parte da alta na geração de empregos no Recife. O segmento contratou 1.818 profissionais, gerando um saldo positivo de 1.032 vínculos de trabalho e um crescimento significativo 2,78%. O setor de Serviços admitiu 9.702 trabalhadores e teve saldo de 948 empregos, registrando crescimento percentual de 0,28%. Já o Comércio contratou 3.695 pessoas e teve saldo positivo de 591 vínculos, com um aumento de 0,59%. O segmento de Agropecuária admitiu 181 trabalhadores e desligou outros 76, gerando um de 105 e variação de 5,28%.


Estratificando os números, das 17.472 novas contratações no mês de outubro, 11.158 foram homens e 6.314 de mulheres com carteira assinada. A maior parte da força de trabalho admitida: 4.945 trabalhadores - tem entre 30 a 39 anos, seguido pela faixa etária dos 18 a 24 anos: 4.601. No recorte por escolaridade, profissionais com ensino médio completo correspondem a 12.060 contratos firmados no período, ou 70% do total de admissões . Em seguida aparecem os trabalhadores com ensino superior completo: 1.717.


Saldos de empregos das capitais nordestinas (outubro de 2022):


Recife (PE): 3.302

Fortaleza (CE): 2.612

São Luís (MA): 2.015

Maceió (AL): 1.736

Salvador (BA): 1.610

Teresina (PI): 801

João Pessoa (PB): 779

Natal (RN): 550

Aracaju (SE): 35


Publicidade


Orquestra Sinfônica apresenta concertos gratuitos hoje e amanhã no Santa Isabel

Apresentações terão regência do maestro José Renato Accioly e começam às 20h, com ingressos distribuídos a partir das 19h, na bilheteria do Teatro


As noites de hoje (29) e de amanhã (30) serão da música erudita na cidade de todos os ritmos. A Orquestra Sinfônica convida o Recife para duas apresentações gratuitas, no Teatro de Santa Isabel, com início às 20h. Para compor o sempre inspirado repertório, o maestro José Renato Accioly escolheu peças de Johannes Brahms, Mozart Camargo Guarnieri e Modest Mussorgsky.

O concerto, gratuito e oferecido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, terá também transmissão online, no canal da Prefeitura do Recife no YouTube (youtube.com/prefrecife). 

A Orquestra abrirá as apresentações já em grande estilo, executando Brahms. A peça escolhida pelo maestro José Renato foi “Abertura Festival Acadêmico” (Op. 80), composta nos distantes idos de 1880, para sagrar-se posteridade da música erudita.


Na sequência, num salto de quase um século, a Orquestra tocará a “Suite Vila Rica”, composta por Mozart Camargo Guarnieri, em 1957, em seus nove movimentos.

O concerto encerra com a peça “Quadros de uma Exposição”, composta em 1874, por Modest Mussorgsky, com orquestração assinada por Ravel, em 1922, percorrendo os 16 movimentos, que vão da delicadeza à grandeza eloqüente, que só a densa e plural massa sonora de uma orquestra é capaz de transmitir.



Ingressos - Os ingressos serão distribuídos gratuitamente, na bilheteria do Teatro de Santa Isabel, uma hora antes do início de cada apresentação. Quem não conseguiu entrar no último concerto e deixou o nome cadastrado terá prioridade na platéia das apresentações.






Publicidade


Fé e emoção marcam mais de cem anos da Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição em Orobó

São aguardados fiéis de 20 municípios circunvizinhos, no maior evento religioso da região

O município de Orobó, Agreste Setentrional de Pernambuco, inicia a partir desta terça-feira (29) a Festa Da Padroeira Nossa Senhora da Conceição, maior evento religioso da cidade. Orobó tem aproximadamente 25 mil habitantes, a festividade já se tornou tradicional no local, atraindo devotos de cerca de 20 municípios circunvizinhos. A festa segue até o dia 09 de dezembro com uma programação diversa.

Todos os dias, pela manhã, há a reza do oficio e a celebração da Santa Missa com a participação de muitos fiéis. À noite terá novena em louvor a Santa Mãe de Deus, Nossa Senhora da Conceição, ladainha e adoração ao Santíssimo Sacramento. Após a parte religiosa há apresentações culturais na praça da cidade, como cantoria de viola, músicas ao som de flautas, ballet, autos de natal, entre outros.

Registro da festa 2021

Dia 08 de dezembro, é considerado o ápice da festa, em que acontecem celebrações de missas solenes, com a descida da imagem de Nossa Senhora da Conceição e uma procissão percorrendo as ruas da cidade. No dia 9 de dezembro ocorre a subida da imagem ao nicho, ou local de origem, ao altar, em seguida terá o show religioso com o Pe. Alessandro Campos. A Paróquia está vendendo as camisas da tradicional festa na Secretaria Paroquial, e nas farmácias Nossa Senhora da Conceição, São Pedro, Santa Tereza e JM Farma, e lojas de artigos religiosos Dom de Deus.

O Vigário Paroquial de Orobó, Pe. Sebastião Costa ressalta suas expectativas para a festa deste ano. “Toda a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição tem a imensa alegria de mais uma vez realizar a Festa da Padroeira. Sejam todos bem-vindos. Estamos aguardando a todos os fiéis e devotos para participar desta abençoada festividade. Juntamos todos para vivenciar as benções de Deus e a proteção da Virgem Imaculada Conceição. Agradecemos ao comércio, visitantes, imprensa local e de toda região, a colaboração e divulgação. Venha participar”, ressaltou o Padre Sebastião Costa.


“Ao longo de 104 anos a nossa terra tem prestado louvores e agradecimentos a Deus celebrando a Virgem da Conceição de um modo filial. A matriz de Orobó se torna pequena, mas ao mesmo tempo uma grande basílica de fé, louvor e ação de graças a Deus no dia de Nossa Senhora da Conceição. Serão dias de emoção e alegria para todos que participam dessa grandiosa festa”, comentou o Vigário de Bom Jardim, que é filho da paróquia de Orobó, Pe. Antônio Lucena. 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Natal

Com o natal se aproximando, a prefeitura municipal dá inicio a programação da Semana de Natal, com a inauguração da iluminação natalina da cidade, que faz parte da programação da festa da padroeira. O evento acontece nesta terça-feira (29), às 20h, na Praça Coronel Abílio de Souza Barbosa. Com apresentações da Ciranda do Mestre Josivaldo Caboclo.

Publicidade


Cursos da área Saúde estão entre os mais procurados pelos estudantes



Dados do Observatório da Educação Superior destacaram os cursos que mais atraem os estudantes. Em Pesquisa, realizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes) e a Educa Insights, divulgada no primeiro semestre deste ano apontou que o número de matrículas em instituições de ensino superior aumentou 35% para cursos iniciados no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2021. Em 2022, foram 23,7 mil alunos, contra 17,5 mil do ano passado.

O mesmo estudo mostrou que os cursos semipresenciais e híbridos tiveram o maior avanço, com 43% dos novos ingressantes, em comparação com o ano passado. Os presenciais vêm logo atrás, com aumento de 39%. Já para as graduações à distância, as matrículas cresceram 22%.

Entre as 10 formações mais procuradas, a área de saúde marca presença significativa, com 70% entre os cursos presenciais, com destaque para enfermagem (11,8%), psicologia (11,8%) e odontologia (6,8%).
 
“O contexto pandêmico vivenciado nos últimos anos promoveu um aumento em cerca de 200% do mundo do trabalho relacionado à Saúde, levando à visibilidade e valoração da área pela sociedade. A Wyden destaca-se nos cursos de Saúde por apresentar um corpo docente de extrema expertise tanto profissional quanto acadêmica e uma infraestrutura de salas de aula, laboratórios e clínicas escola compatíveis com a formação de egressos de sucesso. Ademais, os profissionais de saúde formados pelas instituições da Wyden desenvolvem, ao longo da sua graduação, competências técnicas e comportamentais que têm sido diferenciais competitivos em suas áreas de atuação”, sinalizou, Dra. Juliana Santos Líder Nacional da Área da Saúde.

E para quem desejar ingressar em um dos cursos da área da saúde ou das demais áreas do conhecimento na Wyden e estudar no primeiro semestre de 2023, existe uma excelente oportunidade no próximo dia 03 de dezembro às 09h. A prova será aplicada no formato presencial, com oportunidade de os inscritos conhecerem a unidade e ainda começarem a fazer um networking com outros alunos e professores. Os candidatos aprovados no vestibular concorrerão a uma bolsa de até 70% durante o curso todo. Os interessados deverão se inscrever no link: https://wyden.com.br/selecao

Publicidade


sábado, 26 de novembro de 2022

Anderson Correia realiza feira de adoção de animais com alunos de escola estadual de Caruaru



O vereador Anderson Correia realizou mais uma feira de adoção de animais (cães e gatos), na manhã deste sábado (26), em parceria com alunos dos ensino médio da Escola de Referência Dom Miguel. O evento foi um sucesso, com diversas adoções de animais tirados das ruas, de protetores e de resgates. 

A feira foi mais uma iniciativa de incentivo aos jovens, na conscientização pela adoção responsável e na solidariedade com os animais, algo que foi enfatizado pelo parlamentar. 

“Foi mais um momento importante para a pauta animalista do nosso município, com o engajamento dos alunos, que demonstraram muita criatividade e amor pelos animais. Foram diversos pets adotados e isso é algo para ser comemorado, com adoção responsável, dando dignidade para os animais que precisam de um lar, uma família. Minha gratidão a direção da Escola Dom Miguel pela parceria, e a todos os estudantes, pelo belíssimo trabalho”, destacou Anderson.

Publicidade


Município de Orobó recebe o “12º Encontro da Romaria dos Terços dos Homens” neste final de semana


Um final de semana repleto de fé e tradição, o município de Orobó recebe o “12º Encontro da Romaria dos Terços dos Homens”, neste domingo (27), na Quadra Paulo Freire. Mas antes do momento, terá uma concentração a partir das 07h da manhã, na Igreja de São Sebastião, localizada na Rua Manoel Aprígio, seguindo com uma procissão para a quadra, que fica em frente à sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Orobó, com muito louvor e adoração. Na ocasião, será realizada uma palestra com o Padre Aluísio. No período da tarde, a partir das 14h, será realizada uma santa missa, encerrando o evento.

Manoel Luiz, Coordenador Diocesano  dos Terços dos Homens, ressalta que a expectativa é grande para a volta do encontro após dois anos, sem a sua realização, em decorrência da pandemia do Covid-19. “É um momento de muita alegria, após dois anos parado. Convido a todos os homens das paróquias da diocese das cidades vizinhas a Orobó a participarem e prestigiarem esse momento único. Será um encontro belíssimo”, ressaltou Manoel.

O coordenador lembra quando iniciou o encontro. “Aqui em Limoeiro começamos em 9 de setembro de 2002. Fizemos uma bela festa de 20 anos na Matriz de Nossa Senhora do Carmo na Cohab. Temos cidades com 18 ou 20 anos de existência, em Ouro Preto mesmo fizeram uma festa de 25 anos. O Terço dos Homens nasceu em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, através de uma mulher, que convidava seus maridos e as pessoas a participar desse momento, há 25 anos atrás, desse trabalho de evangelização. Trabalho esse que tem se expandido na região e no estado”, concluiu Manoel Luiz.

Publicidade


sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Por hora, cerca de trinta mulheres sofrem agressão física no país


Alertar a sociedade sobre os casos de violência e maus tratos contra as mulheres. É com esse objetivo que o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres é lembrado anualmente no dia25 de novembro. A data, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), destaca a importância do combate a esse tipo de violência que segue fazendo diversas vítimas no Brasil.

De acordo com o último Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em 2020, os índices de violência no país possuem níveis alarmantes. Por hora, cerca de trinta mulheres sofrem agressão física no Brasil, enquanto para os casos de estupro a média é de uma vítima a cada 10 minutos.

Além disso, as mulheres negras costumam ser as maiores vítimas. Segundo o Atlas da Violência de 2021, a cada dez mulheres mortas no país, seis são negras. Para a professora de direito da Wyden, Fabiana Leite, os números apontam para a necessidade de compreender as especificidades da violência. “No caso das mulheres negras, por exemplo, elas são mais expostas a outros fatores geradores de violência, como desigualdades socioeconômicas, conflitos familiares, racismo, intolerância religiosa, entre outros”, afirmou.

A professora destaca outros tipos de violência que vitimizam as mulheres. “No trabalho, 76% das mulheres já foram vítimas de violência, sendo alvos de xingamentos, insinuações sexuais ou receberam convites dos colegas homens para sair. Outro tipo é a violência política de gênero. Embora existam ações importantes para a equidade de gênero, as mulheres não alcançam uma participação expressiva nos espaços de poder e decisão. Um dos motivos pelos quais isso acontece é a violência política que elas sofrem antes da candidatura, durante a campanha e mesmo depois de eleitas”, destacou.

Na lei, existem diversos mecanismos de proteção para as mulheres. “Desde 2006, a Lei Maria da Penha definiu a violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral contra a mulher como atos ilícitos. Contudo, o rol não é taxativo, uma vez que podem existir outras formas de violência”, explicou.

A professora também destaca que as manifestações de violência podem ocorrer simultaneamente. “É importante ressaltar que todos os tipos de violência se manifestam por meio de agressões físicas, sexuais, psicológicas, patrimoniais ou morais. Geralmente, a violência doméstica e familiar é praticada pelo homem para dominar a mulher, e não para eliminá-la fisicamente. A intenção masculina é possuí-la como sua propriedade, determinar o que ela deve desejar, pensar, vestir”, completou.


Publicidade


Conhecida como a terra da banana, município de São Vicente Férrer é destaque com empreendedores que utilizam a fruta de outras formas


O município de São Vicente Férrer, Agreste Pernambucano, comemora neste final de semana a “XXIII Festa da Banana”. Conhecida como a terra da banana, a cidade coleciona figuras importantes que além de cultivar a fruta, cria peças artesanais e produtos alimentícios derivados dela, mostrando outras maneiras de uso, fora o consumo do produto, e ainda movimenta a economia local. 



Com 6 mil hectares de plantação da banana no município, por ano, a cidade produz cerca de sessenta mil toneladas da fruta, com sua maior safra ocorrendo de setembro a janeiro, com destaque para o Sítio Mirim e o Siriji, os maiores produtores da banana na região e considerados com a melhor qualidade do produto.



Maria de Fátima Alves, 53 anos, artesã, produz com um grupo de mulheres de São Vicente Férrer peças originárias da fibra da bananeira, como: decorações de casas, acessórios femininos, roupas de crochê, bordado do fio da bananeira, artigos natalinos e móveis planejados. A artista comenta como surgiu o amor pelo trabalho, os desafios de valorização dos produtos e o apoio da gestão pública.

“O amor pela arte de produzir essas peças surgiu após a realização de um curso de produção a partir da fibra da bananeira. A cada dia aprendemos as técnicas e nos aperfeiçoamos, com cada criação. O bacana foi que aprendemos a produzir a nossa própria matéria prima, cada peça feita é única, pois a fibra permanece a mesma e não muda de cor ou forma”, comentou Maria de Fátima.


E continuou. “Com a criação do Centro de Artesanato de São Vicente Férrer, trouxe para nós uma valorização maior do nosso trabalho. Facilitou a geração de emprego e renda, mesmo não dando para viver do artesanato, dá para tirar um bom valor que ajuda na economia doméstica. Estamos em busca da identidade dessa arte para a cidade, porque o local é conhecido como a terra da banana. Queremos o reconhecimento das peças feitas da fibra da bananeira em todo estado de Pernambuco”, ressaltou a artesã.



A doceira, Tatiana Josefa, de 40 anos, produz guloseimas como: doce em calda, choconana, licor, cachaça composta de banana, farinha de banana, banana chip entre outros alimentos derivado da fruta, conta que teve curiosidade de usar a banana de outras formas e o resultado foi esse vasto cardápio. “Sempre cultivei a banana junto com meus pais que eram agricultores, daí surgiu a curiosidade de usá-los como derivados e chegamos a esse resultado. A prefeitura de São Vicente Férrer tem dado assistência a nós, isso é importante para o nosso crescimento econômico e sustentável” disse Tatiana.



A empreendedora ressalta que tem passado para a próxima geração a importância desse trabalho. “Meus filhos têm conhecimento sobre os nossos produtos e são eles que me ajudam na produção. Temos que continuar com nosso legado e tentar conquistar reconhecimento, pois chegamos ao ponto de sair da nossa cidade em caravana para expor nosso trabalho em outras cidades para poder nos manter economicamente”, pontuou a doceira.

O secretário de Agricultura de São Vicente Férrer, Márcio Lima, destaca um dos principais incentivos da gestão municipal aos agricultores. “A prefeitura de São Vicente Férrer tem investido pesado nos agricultores rurais da cidade com concursos e apresentações de tecnologia promovida pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), para valorizar cada vez mais a agricultura familiar”, concluiu Márcio Lima.

Imagens: Internet

Publicidade


Recife sanciona pacote de redução de impostos para aquecer eventos e regularização imobiliária


Prefeito em exercício, Romerinho Jatobá, assinou, nesta sexta-feira (25), as leis que reduzem ITBI e do ISS



A Prefeitura do Recife sancionou, nesta sexta-feira (25), duas leis que reduzem tributos, beneficiando pessoas físicas e jurídicas na cidade, aquecendo o setor de eventos e fomentando a regularização imobiliária.  A primeira trata da redução em 60% do Imposto sobre Serviços (ISS) para produtores de eventos e artistas locais, reduzindo a alíquota de 5% para 2% por um ano, e o segundo incentivo vai reduzir a alíquota do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) de 3% para 2% até o dia 27 de dezembro. As medidas buscam estimular a regularização dos imóveis que ainda não concluíram a transferência da propriedade junto à Prefeitura e a cartórios, além de contribuir para a recuperação e o aquecimento de um setor importante e estratégico para a economia da cidade. As duas leis foram sancionadas pelo prefeito em exercício, Romerinho Jatobá, na sede do executivo municipal.



“Estamos aqui na Prefeitura, tendo a honra de sancionar a leis que reduzem o ISS para o setor de eventos e o ITBI para a regularização imobiliária. O setor de eventos sofreu muito na pandemia. E agora o Recife cumpre a sua parte, reduzindo ao piso, o ISS, tentando trazer novos investimentos, grandes eventos. E estamos aqui ao lado das pessoas que fazem a Associação dos Promotores de Eventos, tendo a felicidade de sancionar e participar dessa contribuição na cidade”, destacou o prefeito em exercício, Romerinho Jatobá.


Segundo o diretor regional da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), Waldner Bernardo de Oliveira, as expectativas do setor são positivas em relação a 2023. “O município dá um passo gigante para que o Recife volte a se configurar dentro cenário de grandes eventos. E tomara que esse ano, quando essa lei vai vigorar, a gente consiga fazer com que a arrecadação tributária aumente, mesmo com essa redução e que se torne uma lei definitiva. O setor de entretenimento tem muito a agradecer”, disse ele.



A secretária de Finanças, Maíra Fischer, reforçou que o setor de eventos foi um dos mais impactados na pandemia da covid-19. “A gente entende que uma política fiscal bem aplicada pode ser um instrumento importante e de impacto no desenvolvimento econômico e social, onde todo mundo ganha. Essas duas medidas têm esse efeito. Quando a gente avalia o dano causado pela pandemia, o segmento de eventos foi um dos mais prejudicados. Então a gente espera que esse estímulo da Prefeitura contribua para que novos eventos se realizem na cidade, movimentando diversos atores da cadeia e fazendo os nossos artistas locais terem mais espaço para atuar”, afirmou ela. 


“No que trata dos imóveis, é bem comum as pessoas manterem esses contratos de gaveta entendendo que estão com o imóvel organizado e não estão. Então a gente criou essa campanha para que essa base de imóveis possa se regularizar”, complementou.


ISS PARA EVENTOS - A proposta de conceder o benefício fiscal, de 5% para 2% no ISS, foi definida a partir de diálogos permanentes que a gestão mantém com os setores econômicos. A ideia é ajudar tanto na recuperação das empresas e dos atores do segmento, como também contribuir com o movimento de um importante agente econômico da cidade. Vale ressaltar que os 2% na alíquota do ISS representam o piso, tendo a cidade aplicado a redução máxima possível. 



Para se ter ideia da abrangência do incentivo, a lei destaca que o benefício será concedido para: produção de eventos, espetáculos, entrevistas, shows, ballet, danças, desfiles, bailes, teatros, concertos, recitais, festivais e congêneres, além das empresas que atuam no planejamento, organização e administração de feiras, exposições e congressos.

 

ITBI- A Secretaria de Finanças reduz de 3% para 2% a alíquota do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) até 27 de dezembro de 2022, como forma de incentivar a regularização dos “contratos de gaveta”, que são os documentos da propriedade que não foram formalizados em cartório e, consequentemente, não aparecem atualizados no Cadastro Imobiliário e Fiscal do Município.


“Além de sancionar a lei que garante a redução de ISS para o setor de eventos, sancionamos também a lei que reduz o ITBI na cidade. A lei que visa garantir a regularização imobiliária na cidade, a redução de 3% para 2% até o dia 27 de dezembro. O prefeito João Campos sempre foi sensível ao ambiente de negócio na cidade, discutiu a lei internamente e a gente teve a oportunidade de fazer a sanção agora pela manhã”, comentou Romerinho Jatobá.



Na prática, quem adquiriu um imóvel que hoje tem um valor de R$ 100 mil e não quitou o ITBI para concluir o processo de aquisição, precisa pagar atualmente a alíquota de 3% sobre o valor (R$ 3 mil). Durante a medida, o valor passa para R$ 2 mil (alíquota de 2%).


Vale ressaltar que a formalização da transferência do bem imóvel contribui com a atualização cadastral das casas e apartamentos do Recife, o que aumenta a precisão das informações em relação à arrecadação, às cobranças efetivas ao real proprietário em casos de atraso, além de entender a realidade das habitações para poder planejar os projetos nos bairros a partir da demanda imobiliária e, consequentemente, habitacional.


Além do prefeito em exercício, Romerinho Jatobá, e do diretor regional da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), Waldner Bernardo de Oliveira, também participaram do encontro: o secretário de Governo e Participação Social  do Recife, Carlos Muniz; o diretor de programas e projetos da Abrape, Geraldo Bandeira de Melo Filho, e o vereador Marco Aurélio Filho.


Fotos: Alessandro Potter/PCR


Publicidade