Religioso tratava de mieloma, um tipo de câncer, desde maio do ano passado. Velório começou às 7h
Morreu, na noite dessa segunda-feira (12), o Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Católica Canção Nova. A informação foi confirmada pela comunidade.
Jonas Abib, que tinha 85 anos, morreu em Cachoeira Paulista, no interior de São Paulo, cidade-sede da comunidade católica.
O monsenhor tratava de mieloma, um tipo de câncer, desde maio do ano passado. Ele teve complicações após ser submetido a uma jejunostomia - procedimento em que uma sonda de alimentação é inserida no intestino delgado.
Segundo a Canção Nova, a cirurgia tinha por objetivo "controlar os frequentes episódios de pneumonia, provocados por broncoaspiração".
A causa da morte do sacerdote foi insuficiência respiratória por bronco-aspiração e disfagia motora.
Monsenhor Jonas havia deixado o hospital na última quinta-feira (8), dia em que completou 58 anos de sacerdócio. Ele passou um mês internado para tratar uma pneumonia.
"Todo o corpo Canção Nova se une nesse momento de dor pela perda de seu pai espiritual, o grande idealizador dessa Obra", informou a comunidade, em nota.
O velório do Monsenhor Jonas Abib começou às 7h desta terça-feira (13), no Santuário do Pai das Misericórdias, em Cachoeira Paulista, e seguirá até quinta-feira (15).
"A Igreja Particular de Lorena, enlutada, mas grandemente agradecida pelo contributo do Monsenhor Jonas Abib, reza pelo seu descanso junto daqueles que estão 'de pé diante do Trono do Cordeiro'", diz trecho da nota.
A Arquidiocese de Aparecida, em São Paulo, afirmou que "se solidariza com a Comunidade Canção Nova e a Diocese de Lorena pela passagem do Monsenhor Jonas Abib. Descanse em paz, grande presbítero da Igreja!".
Biografia
A Canção Nova é considerada pela Santa Sé como uma "Associação de Fiéis Internacional de Direito Pontifício". Ou seja, está a serviço da Igreja no mundo inteiro, não só local.
Em outubro de 2007, Jonas Abib recebeu o título de monsenhor, concedido pelo Papa Bento XVI a pedido do então bispo da diocese de Lorena, Dom Benedito Beni Santos. São chamados de monsenhor os padres com relevantes serviços prestados à Igreja e ao povo de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário