Na mesma data, a SEE inaugura laboratórios de Enfermagem e Farmácia, além de uma Clínica-Escola em ETES do Recife
Para a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), esta segunda-feira (12) está repleta de novidades. Será lançado o novo Currículo da Educação Profissional de Pernambuco. Escrito por mais de cem especialistas e com a inédita participação do setor produtivo e da sociedade civil, o documento será o guia para instituições de ensino desta etapa. O evento de lançamento será às 13h, na Escola Técnica Estadual (ETE) Porto Digital, no Recife.
Além do anúncio, a SEE ainda inaugura nesta data os laboratórios de Enfermagem e Farmácia na Escola Técnica Estadual (ETE) Mariano Teixeira, que fica localizada no bairro de Areias, no Recife; e a Clínica-Escola Isauro Sousa, da ETE Almirante Soares Dutra, que está localizada em Santo Amaro, no Recife.
Pernambuco conta hoje com 58 escolas técnicas em funcionamento, outras três em construção. “Ao longo desses últimos anos o Governo do Estado, através da SEE, fez investimentos não apenas na ampliação do número de escolas como também na diversificação da oferta dos cursos técnicos. A área de saúde era muito demandada pela sociedade e hoje a rede pública já conta com cursos de Farmácia, Enfermagem, Nutrição e Dietética. Estamos muito felizes por entregar estes equipamentos para a comunidade", contou Maria Medeiros, secretária executiva de Educação Integral e Profissional.
À tarde, gestores e coordenadores gerais das Gerências Regionais de Educação (GREs), gestores e assistentes de gestão das ETEs irão participar do evento de lançamento do novo currículo da Educação Profissional de Pernambuco.
O documento, feito com apoio da Fundação Itaú Educação e Trabalho, representa um avanço enorme para as ETEs, de acordo com o gerente geral de Educação Profissional, George Bento.
"Estamos muito orgulhosos de entregar para a sociedade pernambucana o novo currículo da Educação Profissional da Rede Estadual. Um currículo moderno, inovador e desenvolvido em articulação com o setor produtivo e a sociedade civil. As Escolas Técnicas Estaduais estão ainda mais fortalecidas e no caminho certo para seguir avançando nos resultados já extraordinários que apresentam", disse o gerente.
Totalmente aderente ao Currículo do Ensino Médio de Pernambuco, que já está em vigor neste ano, o novo Currículo da Educação Profissional avança em termos de componentes curriculares inovadores - como o Design Thinking, Pensamento Computacional, Habilidades Socioemocionais, dentre outros-, aliados a uma base técnica robusta.
O documento, que foi escrito por mais de cem especialistas e contou com a inédita participação do setor produtivo e da sociedade civil, também contempla os cursos técnicos no formato Subsequente e EAD. São 50 novos projetos pedagógicos de cursos técnicos, inovadores, equilibrados e voltados para as realidades locais, sem perder a essência global, própria do perfil que é desejado no mundo do trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário