Com 278 votos, a Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (20), o regime de urgência para o Projeto de Lei 3083/2023 (Lei Luiz Gonzaga), de autoria do deputado federal Fernando Rodolfo (PL-PE). Feita em parceria com representantes da classe artística, a matéria estipula que 80% das verbas públicas de festas juninas deverão ser destinadas para a contratação de artistas, bandas e expressões ligadas ao forró e à cultura regional. Agora, o presidente da Casa, Arthur Lira, deverá marcar a votação do projeto para os próximos dias.
"A Câmara deu hoje um reconhecimento expressivo à cultura popular e aos seus artistas. Aprovamos a urgência e vamos trabalhar para ampliar os votos quando a matéria principal for à Plenário. Conseguimos uma tramitação exemplar, pois o tema merecia, e era de nosso interesse provocar a discussão ainda neste período junino, na semana do São João. Vamos resgatar as tradições das festas, garantindo que elas não sejam descaracterizadas como vem ocorrendo em algumas cidades. Mais um passo foi dado e estamos mais perto", declarou Fernando Rodolfo.
Mais cedo, o autor do projeto levou uma comitiva de artistas para a residência oficial de Arthur Lira. No encontro, os cantores Santana, Alcymar Monteiro e Targino Gondim e a banda Fulô de Mandacaru ressaltaram a importância da Lei Luiz Gonzaga, e receberam sinal positivo de Lira para a votação. O projeto foi incluído na ordem do dia e contou com muitas manifestações favoráveis em plenário.
"Foi um grande passo. Estamos mais próximos, vamos aguardar a votação definitiva para mobilizar ainda mais artistas para sensibilizar os parlamentares da importância do forró, que é patrimônio imaterial do Brasil. Tenho certeza de que passará, assim como será no Senado e na sanção presidencial. O São João de 2024 será um resgate às tradições, com a homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga, pois sem ele não teríamos a força dessa expressão cultural", destacou Armandinho do Acordeon, da Fulô de Mandacaru e um dos que contribuíram para a elaboração do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário