Já no 1º ano de mandato como senador, em 2011, foi escolhido líder do partido no Senado e do Bloco de Apoio ao Governo, sendo escolhido o 13º parlamentar mais influente do Congresso Nacional e o 1º de Pernambuco
Por Marcos Lima
Tendo iniciado sua vida pública em 1975, no movimento estudantil da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), depois de formado Humberto presidiu a Associação Pernambucana de Médicos Residentes e foi primeiro-secretário do Sindicato dos Médicos de Pernambuco.
Em 1980, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores, ano de fundação do partido, sendo um dos criadores do PT pernambucano e passando a integrar o diretório nacional do partido. Só por este exemplo já dá para se traçar um perfil de homem público de Humberto Costa, que permanece há 43 anos no mesmo partido.
Para quem acompanha o noticiário político, isto é realmente, um grande feito, pois a grande maioria dos políticos tem um grande histórico de mudanças de partidos.
O paulista Humberto Costa assumiu a condição de pernambucano desde os seis anos de idade, quando sua família - pernambucana - retornou ao Estado, fixando residência em Recife, onde estudou, constituiu família, sendo pai de três filhos naturais da Veneza brasileira e dando início à sua história política.
Apesar de fazer parte do PT durante o mesmo período de Lula (de 1980 até a atualidade), tendo sido um dos fundadores do partido, foram suas realizações durante os dois anos do exercício do cargo de secretário Municipal de Saúde do Recife (no período de 1º de janeiro de 2001 a 31 de dezembro de 2002), que levaram o Presidente Lula a convidá-lo para assumir o Ministério da Saúde, logo no início do seu primeiro governo.
Desde então, tornaram-se grandes amigos, sem do um dos políticos ‘das antigas’ em quem o presidente mais confia. E Humberto é, sem dúvida, um dos amigos mais fiéis e leais de Lula, sempre defendendo-o e apoiando-o em tudo.
Isso é o que o torna cada vez mais próximo do mandatário brasileiro, que deve reconhecer que ser fiel é uma obrigação social, mas a lealdade, ela é espontânea, por se tratar de uma escolha pessoal.
E Humberto sempre exerceu a escolha pessoal de ser leal a todos os seus amigos, assim como o é aos seus eleitores.
Marcelo Mesquita, diretor-presidente da Revista Total, ressalta que estas qualidades de Humberto Costa foram os principais motivos de o mesmo ter sido um dos mais indicados como um dos homenageados com o Troféu Leão do Norte - Brasil 2023.
A entrega da comenda será realizada em Brasília, no segundo semestre desse ano e serão anunciados com antecedência o dia, a hora e o local, pois, decerto, muitos amigos vão querer se fazer presentes no evento.
“Geralmente, quando uma personalidade, com as qualidades que tem Humberto Costa, é homenageada os amigos querem estar presentes. Quando fizemos a consulta entre os leitores e os membros da equipe da Revista Total sobre quem deveriam ser os indicados a receberem o troféu este ano, o nome do senador pernambucano foi um dos mais citados e a maioria dos que o indicaram solicitaram ser informados do dia do evento com antecedência”, explicou Marcelo.
“Eu costumo dizer que são momentos muito especiais para todos nós que fazemos a Revista Total esses eventos de outorga de troféus. Porque, sem dúvida nenhuma, nós nos sentimos tão felizes como o próprio homenageado. É muito gratificante reconhecer personalidades que são realmente merecedoras de homenagens, como o é o senador Humberto Costa”, completou Mesquita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário