Levantamento foi realizado em 15 estabelecimentos na capital e alguns itens da lista apresentaram grande variação, chegando a quase 190%
O Procon Recife realizou uma pesquisa de preços de 58 itens, como smartphones, smartwatches (relógios de pulso inteligentes), fones de ouvido, perfumes, flores, aparelhos de barbear e depilar, secadores e modeladores de cabelos, entre outros. O objetivo é ajudar os apaixonados interessados em presentear a pessoa amada no Dia dos Namorados, comemorado, no Brasil, em 12 de junho. A consulta foi realizada nos dias 5 e 6 deste mês, em 15 estabelecimentos da capital pernambucana, e alguns itens da lista apresentaram uma grande variação de preço, chegando a quase 190% de diferença no valor. O levantamento completo pode ser consultado no site do Procon Recife: https://procon.recife.pe.gov.
A pesquisa aponta barbeador de uma determinada fabricante sendo comercializado por preços que variam de R$69,90 a R$199,00, uma diferença de 184,69%; uma escova alisadora de R$ 99,00 a R$ 259,00, um acréscimo de 161,62%, e um modelador de cabelo de R$189,00 a R$ 439,00, uma variação de 132,28%.
Outros itens como um determinado modelo de smartphone, de 128GB, também apresentou variação de preço expressiva. O aparelho foi encontrado com valores de R$2.899,00 a R$5.990,00, uma variação de 106,62%. A pesquisa aponta ainda um modelador de cabelo ao menor preço de R$189,00 e o maior de R$439,00, uma diferença de 132,28%; e uma caixa de som portátil por R$839,90 e R$1.500,00, uma variação de 78,59%.
“O Dia dos Namorados é a oportunidade ideal para demonstrar amor e carinho para aquela pessoa especial, mas é importante pesquisar antes de comprar o presente da pessoa amada. A diferença encontrada nos preços da nossa pesquisa só vem reforçar isso”, destaca Pablo Bismack, secretário-executivo do Procon Recife.
O gestor municipal também orienta exigir nota ou cupom fiscal nas compras e guardar o comprovante, caso seja necessário utilizar a garantia. Nesses casos, é preciso apresentar a nota de compra. "É preciso se informar sobre a garantia e as condições de troca", adverte Pablo Bismack.
As lojas não são obrigadas a efetuar troca de produtos, apenas pelo descontentamento do cliente. Se a loja estabelece prazo para troca de produtos, é preciso solicitar esta informação por escrito na nota fiscal. O único caso que a lei prevê é os sete dias para troca em compras não presenciais (internet). Produtos com defeito e/ou vício, dentro da garantia, deve ser encaminhado para a assistência e consertado em 30 dias. Apenas após o prazo o consumidor pode exigir troca ou cancelamento do negócio.
O consumidor pode registrar sua reclamação ou denúncia pelo Whatsapp do Procon Recife, pelo número (81) 3355 3286, ou pelo site procon.recife.pe.gov.br. Outra alternativa é realizar denúncias por email denunciaproconrecife@recife.
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