O período junino chegou. Momento de festa, alegria, roupas especiais e muita comida deliciosa. Mas é importante saber que essas festividades podem afetar a vida dos animais. O barulho dos fogos, as roupinhas e até as comidas podem prejudicar os pets. Por isso, é bom seguir as dicas dos especialistas em cuidado animal.
De acordo com o médico veterinário, Victor Fernandes, que tem mais de 30 anos de experiência em atendimento clínico, cirurgias e consultas a domicílio, jamais devemos soltar fogos de artifício próximos aos pets. Além do potencial perigo de queimadura, o barulho causa muito mais tormentos aos pets, devido a audição aguçada deles.
Em casa, é importante manter o animal seguro, com iluminação suave e, de preferência, com a presença do tutor. Nunca deixe seu pet preso com correntes ou coleiras, pois, na hora do susto, ele pode acabar se machucando. "Caso ele fique solto em casa, não se esqueça de fechar portas e janelas e verificar as telas de proteção para evitar possíveis fugas. Outra dca é colocar algodão nos ouvidos", informa Victor.
Outra dica é não oferecer alimentos os quais eles não estejam habituados a comer no dia a dia. E preste atenção se as roupinhas e acessórios não estão fazendo mal ao animal. Por fim, consulte um veterinário de confiança para verificar medidas que possam tranquilizar seu animal em situações como essa. "Nunca dê nenhum medicamento sem recomendação de um médico veterinário", conclui o veterinário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário