A Secretaria Estadual das Mulheres de Pernambuco promoveu nesta quarta-feira (19), o encontro de formação para mulheres em Limoeiro, Agreste Setentrional. O evento foi destinado para coordenadoras, diretoras e secretárias em políticas públicas para as mulheres, no total, 19 municípios da região participaram dessa iniciativa, que aconteceu no Instituto Padre Luís Cecchin. Vários temas foram abordados na ocasião, entre eles: lar, formação sociopolítica, gênero, fortalecimento e o controle social através do Conselho Estadual da Mulher.
Ceça Santos, gerente de fortalecimento sociopolítica da Secretaria Estadual das Mulheres comentou qual a proposta do encontro na região. “O objetivo desse momento é a formação. Capacitar às gestoras municipais, daí elas vão replicar na ponta. O que seria essa ponta? Ou seja, uma coordenadora da mulher de Limoeiro replicar para a rede de atendimento e fortalecimento no município”, afirmou a gerente.
A representante do governo estadual no encontro salientou que essa política pública para as mulheres deve estar atrelada com outras secretarias municipais. “Elas precisam trabalhar articulada com as demais secretarias, como: educação, saúde, assistência para que esse trabalho seja inter setorial. E ter uma política efetiva para as mulheres”, afirmou.
As políticas públicas para as mulheres ainda não tem o reconhecimento devido no nosso país. Apesar de ter que trabalhar agregada com outras secretarias, o núcleo dedicado a esse público sofre com a falta de recursos para o desenvolvimento de projetos nesta área, como afirma Ceça Santos.
“As coordenadoras, gestoras e secretárias apesar de estar atrelada nestas secretarias, precisa está com a “cuia” na mão pedindo recursos para realizar uma ação. Isso é muito triste. Quando eu trago essa formação, damos outras opções, além dessa citada. Para cobrar mesmo dos gestores que somos maioria, e que temos pautas diferentes”, pontuou.
Denise Ramos, diretora executiva
da Mulher do município de Limoeiro, prestigiou a ação e falou de como essa
iniciativa é importante na região. “Esse encontro abre possibilidades de
alcance ao trabalho realizado pela Secretaria Estadual das Mulheres, sabendo
das políticas públicas e podemos trazer esses instrumentos para a cidade”,
disse Denise.
“Essas formações continuarão em
outros municípios e vamos tentando fortalecer a rede de atendimento na
localidade que atuamos. Depois nos reuniremos e vamos analisar qual a forma de
melhorar ainda mais nossos serviços oferecidos às mulheres Limoeirenses.
Acreditamos que só conseguimos fazer um bom trabalho, se de fato estivemos de
mãos dadas”, conclui.
Além das já citadas presenças,
estiveram no evento representantes do CREAS, CRAS, Fórum de Mulheres do Agreste
e o Grupo CAM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário