Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 6 de julho de 2023

Enfermeira Pernambucana deixa dia a dia em hospital e decide empreender em rede de alimentação saudável

Lídia Tavares é enfermeira e percebeu que o melhor tratamento para as doenças é a prevenção. Por isso decidiu abrir uma unidade de produtos naturais e alimentos saudáveis para levar saúde e bem-estar para a população de Recife

Brasil, julho de 2023: Lídia Tavares, enfermeira em Recife, acompanhou em toda a sua trajetória de hospital, as dificuldades e impactos de uma vida com poucos cuidados com a saúde. "Decidi pelo curso de Enfermagem durante o ensino médio, mas desde a infância a área de ciências da saúde já me despertava interesse, as primeiras leituras sobre o corpo humano nos livros de biologia, o cuidado com a vida do próximo, percebi o valor disso quando me sentia satisfeita ao me importar com o outro a ponto de desejar cuidar," conta ela.

Comer de maneira saudável ao longo de toda a vida é fundamental. Quando se trata de saúde, vale aquele ditado sobre a importância de plantar hoje para colher no futuro, substituindo o “plantar” pelo hábito de comer com equilíbrio.  Não é à toa que doenças como a diabetes, pressão alta e doenças cardiovasculares são problemas frequentes, muitas vezes, desenvolvidas pela má alimentação.

O crescimento epidêmico das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), principalmente doenças cardiovasculares e Diabetes Mellitus (DM) do tipo 2, pode ser atribuído ao aumento da exposição aos principais fatores de risco para essas doenças e às mudanças na pirâmide demográfica, com o aumento da longevidade da população. Além disso, a maioria dos países em desenvolvimento passa por uma transição nutricional, acarretando o aumento expressivo da obesidade, o que também explica o crescimento da incidência.

Cerca de 12,3 milhões de pessoas vivem com diabetes no Brasil, de acordo com estimativas do Ministério da Saúde. A previsão é de que o número de casos aumente, segundo relatório da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), que indica que 62 milhões de pessoas vivem com a doença nas Américas. Esse número deve chegar a 109 milhões até 2040.

Já em relação à hipertensão, o Ministério da Saúde publicou um relatório apontando que o número de adultos com diagnóstico médico de hipertensão aumentou 3,7% em 15 anos no Brasil. Os índices saíram de 22,6% em 2006 a 26,3% em 2021. O relatório mostra ainda um aumento na prevalência do indicador entre os homens, variando 5,9% para mais.

São dados expressivos com tendência de alta a cada ano. Alimentação desregrada e inconsequência na hora de escolher o cardápio colabora diretamente com as consequências na vida adulta. 

Com isso, Lídia viu a necessidade de estar do outro lado, colaborando e prevenindo essas doenças tão comuns nas salas dos hospitais. "Assim, após anos de trabalho como enfermeira, decidi pesquisar sobre novas possibilidades para minha carreira que eu não deixasse de lado o propósito de cuidar e buscar o melhor para o outro," afirma a enfermeira.

Entre as buscas, Lídia conheceu a Bio Mundo, rede de lojas de produtos naturais e nutrição esportiva, referência em oferecer saúde e bem-estar, com um portfólio que inclui itens à granel, diet, light, integrais, veganos, sem glúten, sem lactose, funcionais, vegetarianos, que somam em média 3.000 produtos em prateleira, mais de 300 opções de produtos à granel e as marcas próprias. 

"Conheci a Bio Mundo de maneira inusitada e vi o quanto é importante ter acesso a todos os produtos. Você sente vontade em consumir e sabe que é saudável. Não somente para uma saúde diária, mas em restrições alimentares como o da minha filha", acrescenta Lídia que agora pode estar do outro lado da situação, colaborando e incentivando o consumo consciente, com a disposição de alimentos saudáveis e nutritivos para uma dieta adequada para cada quadro clínico.

Pouco tempo depois Lídia iniciou o negócio. A loja inaugura neste mês de julho, no dia 06 (quinta-feira) e está localizada na Galeria Mário Melo, bairro nobre da zona norte da capital, na Rua da Hora, 456. Neste dia haverá degustação e saxofonista ao vivo. 

 


Publicidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário