Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Psiquiatra Oscar Gomes explica as diferenças entre ansiedade normal e transtorno de ansiedade

No encontro, especialista também abordou novos métodos obtidos pela psiquiatria para ajudar os pacientes

Em recente entrevista à Rádio Cultural FM de Limoeiro, ao Programa 96 É Notícia apresentado pelo radialista Gonçalves Filho, na reportagem do jornalista Luís Correa, “O Repórter Que Chega Primeiro”, o médico psiquiatra Oscar Gomes Neto falou de diferentes temas, entre eles a sua participação no Congresso Brasileiro de Psiquiatria, depressão, ansiedade, TDAH entre outros.

O Congresso Brasileiro de Psiquiatria em sua edição 2023 aconteceu no estado da Bahia, na capital Salvador. Segundo o especialista este ano, o evento abordou novos assuntos, como a Psiquiatria de Precisão entre outros. “Outro tema falado foi à Psiquiatria Intervencionista. Este método entende o paciente como um todo e sabe qual tipo de medicamento recomendar. Existem remédios injetáveis e outras terapias mais aprofundadas e neste encontro ficamos conhecendo mais estes estudos, para aplicarmos nos pacientes” afirmou Oscar.

O especialista diferenciou a ansiedade normal e o transtorno de ansiedade. “Precisamos diferenciar a ansiedade normal e o transtorno de ansiedade, que acontece quando começa a atrapalhar a qualidade de vida, ocasionando situações que afastam as pessoas do convívio social. Este transtorno é causado pelo uso excessivo dos aplicativos e das redes sociais, os relacionamentos mais voláteis, o mercado de trabalho, o mercado financeiro, a vida como um todo. O excesso de preocupações, o estresse e a angústia”, disse o médico.



No bate-papo foram questionados se a depressão, ansiedade e insônia estão atreladas entre si e como vem prejudicar a vida das pessoas. “Isto tudo que ocasiona a ansiedade pode influenciar com o sono. Dando alterações no sono. Não apenas a questão da insônia, de demora em pegar no sono. Existem várias maneiras de identificar o problema como: a insônia inicial, a intermediária que é o sono entrecortado e o terminal que a pessoa acorda durante a madrugada e não conseguir mais dormir”, explicou o especialista.

E continuou. “E tem os terrores noturnos que a pessoa acorda às vezes gritando, se levanta muito nervosa. Tem o transtorno do pesadelo, apneia obstrutiva do sono, síndrome das pernas inquietas. Existe uma gama de situações que podem acontecer com o paciente com ansiedade e que tem um distúrbio do sono. É bom avaliar o padrão do sono do paciente e ver os gatilhos da ansiedade, e assim começar o tratamento”, ressaltou Dr. Oscar.



Para quem tem interesse em se consultar com o Dr. Oscar Gomes Neto, o mesmo atende na Clínica Florescer, em Limoeiro, Agreste de Pernambuco, no centro da cidade, no bairro do Juá, a cada 15 dias. Na cidade de Caruaru e em outras regiões. Para tirar algumas dúvidas o médico também responde usando as redes sociais, através do seu canal no YouTube e pelo Instagram @oscargomesneto.medico. 



Publicidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário