Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Pernambuco conquista 57 medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros 2023

Competição aconteceu entre os dias 27 de outubro e 08 de novembro, em Brasília-DF



Pernambuco encerrou a participação nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2023 com um ótimo resultado: 57 medalhas foram conquistadas pelos estudantes/atletas da categoria 12 a 14 anos, sendo 15 de ouro, 13 de prata e 29 de bronze. A competição foi sediada em Brasília-DF e aconteceu entre os dias 27 de outubro e 08 de novembro. A delegação de Pernambuco contou com cerca de 240 integrantes, entre atletas e staff, para a disputa de 18 modalidades. Cerca de 5 mil alunos/atletas de todo o Brasil participaram dos JEBs 2023.


Nesta edição, os representantes das artes marciais foram os grandes destaques entre os atletas pernambucanos. Só as lutas arremataram 28 medalhas, sendo 13 do judô, cinco do karatê, cinco do wrestling e cinco do taekwondo. Além disso, a ginástica artística de Pernambuco terminou em primeiro lugar entre os estados da região norte e nordeste e conquistou duas medalhas de bronze na competição, com Giovana Mesquita, no solo e no salto.


“Como de costume, o balanço da participação de Pernambuco nos Jogos Escolares Brasileiros é extremamente positivo. Não apenas pela questão dos resultados, mas, por se tratar de uma competição escolar sub-15, pelo desenvolvimento esportivo e educacional dos participantes, que saem da competição com muito aprendizado”, comentou o secretário executivo de Esportes de Pernambuco, Luciano Leonidio.



Gustavo Libório, 14 anos, estudante do colégio GGE, encerrou seu ciclo de participações em Jogos Escolares Brasileiros na edição 2023. Ele, que é atleta do karatê e disputa no kata, se despediu dos JEBs com a conquista da medalha de ouro. Ao todo, foram três edições disputadas e três pódios para o karateca: 3° lugar nos JEBs 2021, 1° lugar nos JEBs 2022 e 1° lugar, novamente, nos JEBs 2023.


“Foi uma competição muito importante para mim e para minha carreira de atleta. Três pódios, sendo duas vezes ouro, traz um grande diferencial para o meu currículo. Nessa trajetória, pude fazer várias amizades e conhecer pessoas de outros estados, o que faz ser uma experiência pessoal incrível”, pontuou o atleta.


Os JEBs 2023 foram uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), em parceria com o Ministério do Esporte e o Governo do Distrito Federal.


JEBs  2024


Pernambuco se prepara para receber os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) em 2024. A cidade do Recife está confirmada como a sede da maior competição do segmento escolar do país. A Secretaria de Educação e Esportes (SEE), através da Secretaria executiva de Esportes, já trabalha para realizar um evento histórico


“É uma grande responsabilidade sediar os JEBs em 2024. Desta vez, a festa fica por conta da organização de Pernambuco. É uma grande satisfação e uma grande responsabilidade. Será um prazer inenarrável receber a todos os atletas, técnicos, presidentes de federação, enfim, todos os envolvidos nesta grande competição”, declarou o secretário executivo de Esportes, Luciano Leonidio.  




Confira abaixo todas as medalhas conquistadas por Pernambuco nos JEBs 2023 (12 a 14 anos):


– Atletismo: 4 ouros, 2 pratas e 2 bronzes;  


– Judô: 1 ouro, 5 pratas e 7 bronzes;


– Karatê: 4 ouros e 1 prata;


– Vôlei de praia: 1 prata e 1 bronze;


– Xadrez: 1 prata;


– Badminton: 1 ouro e 3 bronzes;


– Natação: 2 ouros, 1 prata e 4 bronzes;


– Wrestling: 1 ouro e 4 bronzes;


– Taekwondo: 1 ouro, 1 prata e 3 bronzes;


– Ginástica artística: 2 bronzes;


– Tênis de mesa: 2 bronzes;


– Basquete: 1 ouro;


– Futsal: 1 prata;


– Handebol: 1 bronze.


As fotos são de Josimar Oliveira e Luana Cruz.


Publicidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário