Com uma programação diversa, o município vivencia a festa popular com tradicionais blocos e ao som de vários ritmos
As ruas de Macaparana, Mata Norte de Pernambuco, a 128,9 km de distância da capital Recife, já respira carnaval, desde a última sexta-feira, 09 de fevereiro, os foliões brincam ao som de vários ritmos. Os destaques para esse primeiro dia de festa ficou por conta dos Blocos da “Educação e Saúde” que arrastaram uma multidão pelas principais vias da cidade, acompanhados da Orquestra Filarmônica 12 de Maio.
No sábado de Zé Pereira (10), a população, visitantes e turistas curtiram a apresentação do Breno Show no Pátio do Mercado, no centro. Mas durante o dia a animação ficou por conta do Bloco “Zé Pereira”, ao som da Orquestra 12 de Maio. No Distrito de Pirauá, localizado a 18 km de distância do centro da cidade, os munícipes também dançaram e brincaram o carnaval na agremiação “Zé Pereira de Pirauá”.
Domingo de Carnaval
O Bloco “das Virgens” foi à principal atração carnavalesca no domingo de carnaval em Macaparana, um “mar” de foliões invadiu as ruas da cidade ao som do frevo e de outros ritmos populares. Mas no segundo dia de festa, ainda teve o Bloco “da Terceira Idade”, idosos curtiram a folia na Quadra do Centro Social Urbano e o Fofuromêtro tomou conta de Macaparana no Bloco “Algodão Doce”, os pequenos desfilaram com suas variadas fantasias pela localidade.
O Bloco “Os Carregados” atraiu uma multidão que curtiram Gê Vaqueiro Elétrico, e a cantora Cristina Amaral encerrou a noite, com show no Pátio do Mercado. No Distrito de Pirauá, o público acompanhou a apresentação do Maracatu Estrela Cadente de Vicência, Swing Ousado e Ricardo e Rafael.
O prefeito de Macaparana, Paulo Barbosa (PP), o popular “Paquinha”, destacou que o município tem chamado atenção de cidades vizinhas pelo investimento no carnaval 2024. “Carnaval 2024 de Macaparana está sendo um sucesso. Já participamos dos tradicionais blocos como o da “Educação”, “Saúde”, “das Virgens”, “Terceira Idade” entre outros. Tivemos apresentações memoráveis como a de Cristina Amaral. E vem muito mais. Entre os municípios da Mata Norte somos o que mais se destaca, atraindo visitantes de cidades vizinhas”, ressaltou o gestor.
E a festa continua
O carnaval não para em Macaparana, na segunda e terça-feira os foliões poderão curtir os tradicionais blocos: “da Lama”, “Gaviões da Folia”, “Rasteiro”, “Do Seu Madruga”, “Beira Rio”, “Swingueira” e “Piriguete na Folia”. O público acompanhará os shows de Bruninho Charles, Saulo Mendes, Banda Levy Swing, Nanara Bello, CH da Z.O e Marreta You Planeta.
No Pátio do Mercado Público, no centro, as atrações ficam por conta da Escola de Samba Representantes do Ritmo e do Maracatu Leão Sem Fronteiras. E ainda terá o Arrastão do Frevo com a Orquestra Força Jovem, a programação dos dois dias no local começa a partir das 14h. E na noite da terça-feira (13), a Banda Magnatas encerra o dia, às 21h.
E na quarta-feira ingrata (14), começa com o “Bacalhau dos Amigos”, com concentração em frente ao Macaparana Clube, a partir das 10h da manhã. Os foliões ainda poderão curtir a festa de Momo, com a Orquestra Filarmônica 12 de Maio. Em Lagoa Grande o carnaval não acaba e o Bloco “Coronel na Folia” anima a população que não quer deixar a folia ir embora. A Orquestra Pé no Frevo é a atração confirmada da festa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário