O adolescente José Wagner Paixão
dos Santos, 17 anos, morador do Distrito de São José do Siriji, na cidade de
São Vicente Férrer, localizada no Agreste Setentrional de Pernambuco, se
destaca na região por ser o primeiro jovem a ganhar uma bolsa integral de
estudos com tudo pago nos Estados Unidos. O estudante da Escola Municipal
Professor João Barbosa de Almeida, concedeu entrevista a nossa reportagem, e conta
agora todos os detalhes da sua trajetória até a tão sonhada conquista.
Desde a infância Wagner sonhava
estudar nos Estados Unidos. Filho de agricultor e de uma empregada doméstica, sempre
foi incentivado pelos pais e pelo irmão a correr atrás dos sonhos. Apesar de
morar numa localidade muito pobre, no município de pequeno porte, nunca
desistiu dos seus objetivos. José sempre
estudou em escola pública, de família carente, com poucos recursos,
principalmente tecnológico, se dedicou dia e noite aos estudos, mostrando garra
e determinação.
No inicio de sua jornada, o jovem chegou a questionar se era bom o suficiente para realizar algo tão grandioso. “Desde pequeno, sempre tive um sonho maior, que sempre pairava em minha mente: estudar nos Estados Unidos! Os meus pais me incentivaram. Mas essa ideia parecia tão distante, tão fora do alcance para alguém como eu, que cresci no interior sem muitos exemplos de pessoas que tenham alcançado esse feito. Minha autoconfiança sempre foi uma luta, e eu frequentemente me perguntava se era bom o suficiente para realizar algo tão grandioso”, comentou o adolescente.
Mas, inquieto com sua realidade, José Wagner decidiu mudar de vida, com os aparelhos eletrônicos que estavam à sua disposição. Começou a participar de programas sociais e através dos estudos tornou-se superglota (fala várias línguas). “Tenho notebook e celular, e encontrei uma maneira de usá-los para algo maior do que apenas entretenimento. Através desses dispositivos, participei de projetos sociais voluntários, dedicando meu tempo e energia para causas que me tocaram profundamente e com isso me tornei hiperglota”, explicou.
E foram justamente esses projetos sociais que abriram as portas para alcançar o sonho de estudar fora do país. “Desde então, tenho mergulhado de cabeça em projetos acadêmicos e de liderança, fundando iniciativas como o Lidera Nordeste e o Debatendo, que visam fazer a diferença na minha região e além”, disse o estudante.
E continuou. “Esse programa não apenas mudou minha visão sobre o que era possível, mas também acendeu uma chama dentro de mim, uma determinação feroz para perseguir meus sonhos com tudo o que tinha”, ressaltou.
Durante sua jornada, o adolescente encontrou algumas dificuldades, mas nunca desistiu dos sonhos. “Mas nem tudo foi um “Mar de Rosas”. Receber um "não" do Yale Young Global Scholars em 2023, foi uma decepção dolorosa. Contudo, sabia que não podia desistir. Então, continuei persistindo, aplicando-me em outros programas e agarrando cada oportunidade que surgia”, falou.
Sonho Realizado
No mesmo ano que recebeu o “não” que o deixou triste, José Wagner Paixão teve sua aprovação para uma bolsa de estudos integral com tudo pago nos Estados Unidos. “E finalmente, em 2023, veio à recompensa. Recebi a aprovação para o Yale Young Global Scholars, junto com uma bolsa integral que cobria todos os custos pessoais. A alegria e o alívio que senti naquele momento foram indescritíveis. Era a prova definitiva de que sonhos podem se tornar realidade, mesmo para alguém como eu, do interior do Nordeste” destacou José.
Agora, Wagner está radiante de
felicidade por representar a Região do Nordeste e conquistar novos desafios. “Agora,
estou me preparando para embarcar em uma jornada emocionante, rumo à Nova
Iorque e New Haven, onde participarei de um dos intercâmbios mais competitivos
do mundo. E o mais incrível? Eu não estarei apenas representando a mim mesmo,
mas também minha Região Nordeste, minha cidade natal, São Vicente Férrer e
todos aqueles que, como eu, ousaram sonhar grande“, conclui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário