A palestra do enfermeiro dermatológico Joel Menezes aprofundou a discussão sobre o tema
Com o objetivo de aprimorar os conhecimentos dos profissionais de saúde e elevar a qualidade do cuidado com os pacientes, o Hospital das Clínicas da UFPE realizou o I Simpósio de Feridas, na manhã desta sexta-feira (7). O evento, que teve como tema “O Uso de Coberturas Especiais em Feridas Simples e Complexas”, reuniu enfermeiros, técnicos e residentes de enfermagem no Anfiteatro 1 do hospital. A programação contou com a palestra do enfermeiro dermatológico Joel Menezes, que aprofundou a discussão sobre o tema e trouxe contribuições essenciais para a formação profissional.
Em sua palestra, o especialista falou sobre a prática cotidiana dos enfermeiros no cuidado de pacientes com feridas. Ele falou sobre a pele, definiu e classificou os diferentes tipos de feridas, e explicou o uso de coberturas especiais no tratamento dessas lesões, materiais que ajudam na cicatrização e na redução da dor. Além disso, o profissional destacou a lesão de pele em prematuros, um tema pouco explorado em estudos.
"A maioria dos estudos que vemos [sobre pele] não aborda a área de neonatologia. Então, há uma escassez de pesquisas nessa área de estudo na questão de pele, até sobre as coberturas de novas tecnologias apresentadas pelas empresas. Quando vemos a população estudada, raramente vemos a inclusão de neonatais e pediátricos; os estudos são quase sempre realizados com a população adulta”, pontuou Joel Menezes.
O simpósio também incluiu uma mesa de abertura, que contou com a participação da gerente de ensino e pesquisa substituta, Raquel Kelner; da chefe da Unidade de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente, Adélia Monteiro; da chefe da Unidade de Vigilância e Saúde, Andrêza Cavalcanti Correia Gomes; da secretária da Comissão de Pele do HC, Polyanna Oliveira; do gerente administrativo substituto, José Lamartine da Silva, representando o superintendente substituto do HC-UFPE, Wagner Cordeiro; e da chefe substituta da Divisão de Enfermagem, Taciana Santos, que representou da Gerência de Atenção à Saúde.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário