Programação religiosa começou nesta quarta-feira, 17 de julho, com
procissão da Bandeira atraindo milhares de católicos a região
Paralelo às comemorações dos 153 anos de emancipação política de Bom Jardim, Agreste pernambucano, os fiéis da região estão vivenciando desde a última quarta-feira (17), os 266 anos de existência da Paróquia de Sant´Ana, padroeira da localidade. Até o próximo dia 26 de julho, visitantes, turistas e munícipes poderão participar das Missas Eucarísticas pela manhã, novenário e recitação do terço as noites, a partir das 18:30h.
Nos dias 23 e 25 de julho, a
programação religiosa terá caráter especial com a celebração e benção dos
enfermos e procissão dos motoristas e motoqueiros, saindo da Capela de Itagiba,
no centro da cidade. No último dia de festa, as comemorações começarão logo
cedo com uma alvorada e repique de sinos, às 6h da manhã, seguida de uma Missa
Solene, presidida pelo Padre Artur Alexandre, Pároco da
Paróquia Divino Espírito Santo, em Paudalho.
E à tarde, a partir das 16h, acontece uma Missa de Encerramento, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, da Diocese de Nazaré da Mata, no qual a paróquia faz parte. Encerrando as festividades, a tradicional procissão com as imagens de Sant´Ana e São Joaquim percorrendo as principais ruas da cidade, atraindo fiéis de municípios vizinhos, visitantes e turistas da região nordeste do país, finalizando com a benção do Santíssimo Sacramento.
Primeiro dia de festa
Nesta quarta-feira (17), aconteceu o primeiro dia de festa, marcando o início das celebrações, logo cedo, às 6h da manhã o repique dos sinos e no começo da noite a Procissão da Bandeira, saindo da residência dos Juízes da Festa, na Nova Descoberta, localizado em frente à Venda de Zé do Leite. E a novena de Sant´Ana, presidida pelo Padre Marcos Antônio, Administrador Paroquial da Área Pastoral N. Sra. do Rosário, Povoado Angélicas, em Vicência.
Pároco da Igreja Matriz de Sant´Ana, o Padre José Edson festeja mais um ano da padroeira da cidade, e convida os fiéis para participar da programação religiosa. “Estamos vivenciando uma grande festa aqui no Agreste de Pernambuco. Com uma programação repleta de Missas e novenários, teremos a presença do Bispo Dom Francisco duas vezes, nos dias 19 e 26 de julho. Convidamos a todos para participarem dessa santa celebração”, destacou o Padre.
O Bispo Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, da Diocese de Nazaré da Mata ressaltou a alegria de vivenciar a festa da padroeira. “É uma alegria estar sempre vivendo esses momentos na nossa querida Diocese de Nazaré. Julho é o mês de Sant´Ana, padroeira de Bom Jardim, e é um momento de graça e de agradecimento. De gratidão à Deus por tudo que nós vivemos e celebramos, portanto, é uma festa bonita”, pontuou Dom Francisco.
História
Construída no século XIX, a
Igreja é dedicada a Sant´Ana, mãe da Virgem Maria, importante símbolo religioso
e arquitetônico do município de Bom Jardim, agregando um belíssimo estilo
arquitetônico colonial, com influências barrocas. Sua
fachada é ornamentada com detalhes em relevo e elementos decorativos, como os
sinos e as esculturas.
O seu interior reflete o período de construção da Igreja, com altares laterais ricamente adornados e pinturas religiosas que retratam passagens bíblicas. Um legado dos frades capuchinhos, Frei Cassiano de Camacchio e Frei Caetano de Messina. As comemorações de 2023 foram marcadas pela reinauguração do Altar-Mor, a benção da imagem restaurada de Santana, como também da entronização do Santíssimo Sacramento no altar recuperado.
A Matriz abriga diversas obras de arte sacra, e que chamam a atenção como às imagens da padroeira, a de São Pedro e a de São Paulo, e um rústico e belo SACRÁRIO. Altares de madeira ricamente esculpidos, vitrais coloridos. É uma construção que guarda em si a história e a devoção dos bonjardinenses, além de ser um importante ponto turístico e patrimonial da região, é protegida e preservada pelas autoridades locais.
Sua importância vai além do aspecto religioso, trazendo valor histórico, arquitetônico e social para o Agreste. Atualmente a Igreja Matriz de Sant´Ana tem como Pároco o Padre José Edson, e o Vigário Paroquial, o Padre Antônio Lucena, filho da região, da cidade de Orobó. A Igreja Matriz de Sant´Ana fica localizada na Praça Barão de Lucena, no centro do município.
Segue a programação completa:
Nenhum comentário:
Postar um comentário