Encenação da peça “Endgame”, do autor irlândes Samuel Beckett, faz parte do evento de acolhimento para os novos alunos dos curso técnico de teatro
Na próxima terça-feira (06), a partir das 20h, estudantes do curso técnico de teatro da Escola Técnica Estadual (ETE) Alfredo Freyre, localizada no bairro de Água Fria, Zona Norte do Recife, darão as boas-vindas para o segundo semestre e para os novos alunos com a encenação da obra Endgame, do autor irlandês Samuel Beckett. O evento, aberto ao público, propõe reunir toda a comunidade escolar além de moradores do entorno da ETE.
Toda a peça é encenada e produzida pelos estudantes como conclusão das disciplinas práticas do terceiro módulo do curso técnico de teatro, que aconteceu em junho. Desta vez, o evento foi ampliado e o espetáculo vai receber e comemorar o ingresso dos alunos novatos da escola, marcando o início do segundo semestre de 2024. A peça tem direção do professor de teatro Rafael Almeida, e fará uma homenagem ao autor, diretor e ator potiguar João Denys, que há 35 anos encenou a obra pela primeira vez no Recife.
A peça, considerada por muitos uma das mais emblemáticas do autor, foi escrita em 1957, ainda sob a influência sombria do pós-guerra, e conta a história de refugiados de uma terra devastada, vagando entre o passado diluído na memória e o futuro que não tem chance de existir. Quatro insólitas criaturas (Hamm, Clov, Nagg e Nell) discorrem sobre a própria insignificância, propriamente enlatados, e travam diálogos herméticos sobre a condição humana, a solidão e a anti relação que estabelecem enquanto esperam a morte.
“Esse espetáculo formatura é o fechamento de um ciclo para o início de outro, quando esses novos técnicos vão se lançar no mercado de trabalho. Essa peça desenvolvida dentro da disciplina de Laboratório de Montagem é importante por ser o momento em que os alunos colocam em prática todo conhecimento construído ao longo do curso, podendo se experimentar na cena e entrando em contato com o público. “Endgame”, um marco da literatura dramática ocidental, estará em nossa escola em um espetáculo poético totalmente gratuito falando da complexidade da vida humana sobre a terra”, ressalta o professor Rafael Almeida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário