Evento acontecerá no anfiteatro 1, na próxima quinta-feira (19), às 10h, e é aberto à comunidade hospitalar
O Hospital das Clínicas da UFPE realiza o 3º Showcase de Inovação em Saúde Digital, evento que acontecerá no anfiteatro 1 do hospital, na próxima quinta-feira (19), às 10h. O projeto a ser apresentado à comunidade hospitalar é o chatbot para vigilância pós-alta hospitalar de pacientes cirúrgicos, fruto da parceria com a startup AiCury do Centro de Informática (CIn) da UFPE. O evento, que integra a programação dos 45 anos do hospital, não requer inscrição prévia. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
A programação incluirá uma mesa-redonda sobre o chatbot, com a participação da chefe da Unidade de Vigilância em Saúde (UVS) do HC, Andrêza Cavalcanti Gomes; da enfermeira da CCIRAS, Virginia Menezes Coutinho; e da CEO da Startup Aicury, Geici Roque. O showcase também contará com a presença do coordenador-geral de Disseminação e Integração de Dados e Informações em Saúde do Ministério da Saúde, Tiago Bahia Fontana, e de representantes da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde e Atenção Primária da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).
O projeto tem como foco principal identificar complicações pós-operatórias de forma mais ágil, permitindo intervenções imediatas que diminuem o risco de agravamento e complicações mais sérias. Além disso, contribuirá para a redução de custos com tratamentos e readmissões hospitalares.
A inovação envolve o desenvolvimento de um chatbot chamado Ai Vital, que simula conversas humanas por meio de trocas de mensagens, tanto via WhatsApp quanto pela voz, adaptando-se às preferências do paciente. O sistema utiliza algoritmos de machine learning (inteligência artificial) para a detecção precoce de infecções em feridas cirúrgicas, auxiliando no monitoramento pós-operatório de pacientes após a alta hospitalar e contribuindo para a melhoria da qualidade do cuidado e da segurança dos pacientes.
O evento
O Showcase de Inovação em Saúde Digital é um evento bimestral promovido pelo Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital (Setisd) do HC, que tem como principal objetivo incentivar os profissionais de saúde a participarem de projetos de pesquisa e inovação que explorem o uso de tecnologias digitais para resolver problemas no ambiente hospitalar.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário