Cerca de 21 atrações desfilarão pelas ruas do município nos dias de folia
O município de João Alfredo, localizado no Agreste pernambucano, está a todo vapor nos preparativos para o carnaval 2025. Na última quinta-feira (16), a Secretaria de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer organizou uma reunião com os representantes dos blocos e agremiações carnavalescas da cidade.
Segundo Alex Lima, o secretário de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer de João Alfredo, a reunião foi produtiva e trouxe várias sugestões para a realização de uma grande festividade de Momo. "Foi uma reunião muito produtiva. Acertamos tudo - datas, horários e locais. Todos estão empenhados em fazer um carnaval alegre e de paz," afirmou Alex.
Cerca de 21 blocos e agremiações desfilarão pelas ruas de João Alfredo durante o período carnavalesco, de acordo com a Secretaria de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer. Alex Lima adiantou que as festividades começarão uma semana antes do Carnaval, com os eventos pré-carnavalescos. "Vamos começar as festividades uma semana antes, com o pré-carnaval. Teremos os mascarados, o bloco Baratinei e o grande Bloco das Crianças. No ano passado, junto com a professora Shirley Costa, levamos mais de 800 crianças às ruas," destacou o secretário.
Alex Lima ressaltou que a gestão do prefeito Zé Martins (PSB) sempre priorizou a cultura local, incluindo a Zona Rural, e que esse ano não será diferente. Os caboclinhos e maracatus, incluindo o Maracatu Odara, terão um lugar de destaque na programação carnavalesca. As agremiações e blocos da Zona Rural também receberão apoio da gestão municipal. "Vamos abrir o carnaval com os caboclinhos e maracatus, e o Odara se apresentará. Temos a alegria de ter entre os caboclinhos, o patrimônio vivo de Pernambuco, eleito em 2024, Seu João, que também foi o homenageado no ano passado," pontuou Alex.
Além das agremiações locais, blocos de cidades vizinhas também participarão do carnaval 2025 de João Alfredo. "Na segunda-feira, temos a feira livre, que no carnaval se torna uma feira cultural com a presença das burriquinhas de Bizarra, do município de Bom Jardim. Também teremos mascarados e caboclinhos de outras cidades, tornando João Alfredo uma verdadeira confraternização cultural," destacou Alex.
Entre as agremiações mais famosas de João Alfredo que arrastam multidões nos dias de folia, estão as Mocreias, o Calunga, os blocos Vivo ou Morto e Peso é Peso, entre outros. O tradicional mela-mela e o molhaço também fazem parte da festa e são considerados um atrativo à parte pela população. "O mela-mela e o molhaço já começam 15 dias antes do carnaval. Nos bares, no centro da cidade e nas prévias, se não tiver o mela-mela e o molhaço, não é carnaval," reforçou Alex.
Em termos de segurança, Alex Lima confirmou que aproximadamente 40 seguranças particulares estarão trabalhando durante os dias de folia, além da parceria com a Rocam, o Gati e a Polícia Militar. "Prezamos muito pela segurança das nossas festividades. Teremos o apoio da Polícia Militar, do Gati e da Rocam, além dos 40 seguranças particulares que estarão presentes nos dias de folia. A primeira coisa que acertamos é a segurança e paz dos foliões," concluiu Alex Lima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário