Em todos os municípios brasileiros, além das posses dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos em outubro de 2024 para o quadriênio 2025/2028, haverá também as eleições dos integrantes das mesas diretoras das câmaras municipais, para o biênio 2025/2026. Em Bom Jardim, no Agreste Setentrional de Pernambuco, até o presente apenas uma chapa está divulgada para a referida disputa, composta na seguinte ordem: Jêssica Maria Barbosa da Silva – UB (Presidente), Ana Nery de Lima Cavalcanti – UB (1ª secretária) e Edmílson Luiz de Lima (2º secretário).
Dos treze vereadores que comporão o Poder Legislativo do município do Bom Jardim, a partir de amanhã, 1º de janeiro, onze edis integram a base de apoio ao prefeito reeleito Janjão (UB). Desta forma, a eleição da chapa encabeçada pela vereadora Jêssica de Janjão (UB) é praticamente dada como certa.
A Mesa Diretora é o órgão que dirige a Câmara Municipal do Bom Jardim nos aspectos legislativos, ou seja, nos assuntos relacionados à elaboração das leis. Ela é formada por três vereadores, que são eleitos para mandatos de dois anos, sendo permitida a reeleição para o mesmo cargo. A Mesa é composta por presidente, primeiro e segundo secretários.
É função da Mesa garantir a regularidade dos trabalhos legislativos; designar vereadores para missões de representação da Casa; propor ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo municipal; promulgar emendas à LOM – Lei Orgânica do Município (a Constituição do Bom Jardim); e conceder licenças ou declarar vago o cargo de vereador, dentre outras.
Fonte: Blog Dimas Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário