Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

Noronha promove 1ª Conferência do Meio Ambiente

Evento, que faz parte da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, busca participação da população e terá foco na emergência climática


A Administração de Fernando de Noronha, através da Gerência de Meio Ambiente, vai realizar, na próxima terça-feira (14), a 1ª Conferência do Meio Ambiente, no auditório da Erem Arquipélago, das 9h às 18h. Com foco na crise climática, o encontro pretende discutir e desenvolver propostas que serão apresentadas na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), marcada para maio de 2025, em Brasília.

Com o tema “Emergência climática - o desafio da transformação ecológica”, o evento irá debater a agenda da mudança do clima sob a ótica de cinco eixos temáticos: Mitigação, Adaptação e Preparação a Desastres, Governança e Educação Ambiental, Justiça Climática e Transformação Ecológica.

O objetivo principal da conferência é apresentar dez propostas prioritárias, conforme metodologia instruída pelo Ministério do Meio Ambiente, sendo duas por eixo temático, que deverão ser encaminhadas à etapa estadual, assim como eleger a delegação que representará o território também na etapa estadual.

"A conferência nos possibilita aperfeiçoar os rumos, corrigir trajetos e verificar a importância cada vez maior de estarmos integrados.  Discussões importantes acontecerão para que metas possam ser traçadas e continuemos fortalecendo a política pública em proteção e preservação do arquipélago", afirmou a administradora da ilha, Thallyta Figuerôa.

“A realização da Conferência Distrital do Meio Ambiente na ilha é um marco. Trata-se de uma oportunidade promovida pelo Ministério de Meio Ambiente para discutirmos a emergência climática e ouvir a comunidade sobre alternativas disponíveis, quando novas políticas estão sendo definidas em Fernando de Noronha, em Pernambuco e no Brasil. Assim, a gente convoca toda a comunidade noronhense a participar conosco, moradores tradicionais, trabalhadores, jovens e estudantes”, disse o gerente de Meio Ambiente do arquipélago, Ramon Abelenda.

A comissão organizadora é composta pela Administração da ilha, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de de Noronha, Agência Estadual de Meio Ambiente, ICMBio NGI Noronha, Assembleia Popular Noronhense e o Conselho de Turismo de Fernando de Noronha.

Com essa iniciativa, Fernando de Noronha reafirma seu compromisso com o enfrentamento das questões ambientais e climáticas, garantindo o protagonismo popular e a elaboração de propostas que possam influenciar as decisões em grandes esferas.

Programação:

- 8h às 8h30 - Credenciamento;
- 8h30 às 9h30 - Abertura oficial e apresentação da programação;
- 9h30 às 11h - Dinâmica sobre o tema e os 5 eixos temáticos;
- 11h às 12h30 - GT's por eixos temáticos e inscrição de candidaturas para a delegação distrital;
- 12h30 às 13h30 - Intervalo para almoço;
- 14h às 15h30 - Plenária para leitura e defesa das propostas, e breve apresentação das candidaturas;
- 15h30 às 16h30 - Priorização das propostas e eleição da delegação;
- 16h30 às 17h - Encerramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário