Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

terça-feira, 8 de abril de 2025

Educação especial em Limoeiro-PE: caminhos para a Inclusão de alunos autistas

O município de Limoeiro-PE tem investido significativamente na educação inclusiva para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Prefeitura, na gestão de Orlando Jorge (PODE), por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, tem promovido capacitações para profissionais da rede de ensino, garantindo que os alunos autistas recebam suporte adequado na educação.

Especialmente neste mês de abril, Limoeiro levanta a bandeira da inclusão. Uma das iniciativas mais relevantes é a capacitação dos apoios escolares, que são profissionais responsáveis por auxiliar alunos com necessidades especiais no ambiente escolar. Segundo a diretora executiva de Desenvolvimento da Educação, Valquíria Pinto, a Rede Municipal de Ensino tem 242 crianças e jovens diagnosticados com TEA. “Uma vez diagnosticado, o aluno é abraçado pela Educação, que o encaminha para acompanhamento médico e identifica o que está trazendo esse atraso no desenvolvimento. Nós temos uma equipe na Secretaria de Educação que realiza atendimento e acompanhamento especializado.”, assegurou Valquíria Pinto.

Durante os eventos realizados em abril, os alunos matriculados, com devido acompanhamento terapêutico, passam por uma ficha de avaliação global, onde se pontuam a evolução e padrões de comportamento. Os especialistas abordam estratégias para estimular a participação dos estudantes autistas em atividades acadêmicas e sociais. Além disso, a cidade tem ampliado o acesso a transporte escolar adaptado e recursos pedagógicos específicos para atender às demandas desses estudantes.

Em entrevista recente, Valquíria informou que a Rede Municipal matriculou 6 mil alunos, onde crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – Anos Iniciais são observadas e estimuladas à linguagem e socialização precoces para o desenvolvimento. “A educação é o espaço da aprendizagem e, assim, temos um plano de desenvolvimento que promove momentos de lazer e interação para crianças autistas e suas famílias. Essa iniciativa reforça a importância da inclusão não apenas dentro da escola, mas também na comunidade, criando um ambiente mais acolhedor e acessível. Essas ações demonstram um compromisso crescente com a educação inclusiva, garantindo que crianças autistas tenham oportunidades de aprendizado e desenvolvimento social", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário