Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

domingo, 15 de junho de 2025

1ª Escuta Pública do segundo ciclo da PNAB mobiliza agentes culturais em Bom Jardim-PE

Encontro marca o início do diálogo com a comunidade cultural sobre a aplicação dos recursos da Política Nacional de Cultura Aldir Blanc


A Prefeitura de Bom Jardim, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura Turismo e Lazer, realizou, na noite desta sexta-feira(13), a 1ª Escuta Pública da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). O evento, que ocorreu na Escola Municipal 19 de Julho, reuniu diversos agentes culturais do município para discutir a implementação da política e o destino dos recursos destinados à cultura.


Essa primeira escuta de 2025 tem papel essencial na contextualização da PNAB e na garantia da transparência e participação social. O município de Bom Jardim receberá nesta fase R$ 301.574,37. No total serão três escutas públicas para dialogar com a sociedade civil e os fazedores de cultura locais sobre as prioridades e estratégias de aplicação dos recursos.


Durante o encontro, estiveram presentes representantes do poder público, membros da sociedade civil e a equipe técnica da secretaria. O secretário de Cultura e Turismo, Célio Borges, apresentou uma breve prestação de contas das ações da cultura e turismo no município, sinalizando os resultados já obtidos. Em seguida, a Consultora Gilsa Helena apresentou todo o processo de adesão ao Ciclo 2 que foi apresentado também em comum acordo com os participantes, que será o documento base para construção do Plano de Aplicação dos Recursos.“Esse momento é fundamental para dar transparência, ouvir a comunidade e garantir que a aplicação dos recursos da PNAB atenda, de fato, às necessidades reais dos nossos agentes culturais”. Trabalhamos com responsabilidade e diálogo para que cada etapa da política seja construída coletivamente e de forma democrática,” destacou a consultora. 


A Política Nacional Aldir Blanc é uma iniciativa do Ministério da Cultura e do Governo Federal para fortalecer o setor cultural em todo o país. Os recursos serão destinados a trabalhadores da cultura, entidades, pessoas físicas e jurídicas, produtos ou serviços artísticos e culturais, abrangendo tanto o patrimônio material quanto o imaterial.

Projetos culturais constituem instrumentos fundamentais para o fortalecimento da sociedade, promovendo diversidade, inclusão social e valorização das múltiplas expressões artísticas. Além disso, exercem um papel central na formação crítica e cidadã, ao proporcionarem experiências estéticas, saberes e práticas que enriquecem o repertório individual e coletivo. Tais iniciativas estimulam o diálogo intercultural e contribuem diretamente para a construção de uma sociedade mais coesa, democrática e resiliente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário